sábado, 22 de setembro de 2012

Fundamentos Históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social I


TURMA DE SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ E NOITE


Olá, alunos da turma de Fundamentos I! Como combinado, segue abaixo o ESTUDO DIRIGIDO para ser respondido. Antes, seguem algumas orientações:

1 - O questionário deverá ser respondido até o dia 26/09/2012. Não serão consideradas respostas postadas após esta data.

2 - As respostas deverão ser postadas no próprio blog, apenas para fixação dos conteúdos trabalhados em sala, portanto, não há necessidade de verificar a resposta do (s) colega (s)!!!

3 - Para fazerem jus à pontuação (0,5), todas as perguntas deverão ser respondidas.





Fundamentos Históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social
Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Texto: “Capitalismo Monopolista e Serviço Social – Cap. I” – José Paulo Netto

Questões:
1 – Explique como se dá o funcionamento do modo de produção capitalista através dos seus fenômenos.
2 – Explique as consequências dos fenômenos ocorridos no funcionamento do modo de produção capitalista.
3 – Quais são os elementos que se colocam enquanto desdobramentos de tais consequências?
4 – O que é mais valia? Como se dá o seu funcionamento dentro da lógica apresentada por NETTO (2009)?
5 – Como se caracteriza (m) a (s) função (ões) do Estado nas diferentes fases do capitalismo? Que fases são essas?
6 – Explique 03 (três) funções econômicas assumidas pelo Estado no capitalismo monopolista.
7 – Por que, na ótica de Netto (2009), o Estado é considerado o “comitê executivo da burguesia”?
8 – Como se dá a relação entre o Estado e a força de trabalho nas diferentes fases do capitalismo?
9 – De que forma o Estado considera a “questão social” nas diferentes fases do capitalismo?
10 – De que forma o Estado regula a força de trabalho?
11 – A organização do consenso pelo Estado ocorre de que forma e com qual objetivo?
12 – De que forma a psicologização das relações sociais foi apropriada pelo Estado no trato das refrações da “questão social”?
13 – “O ataque aos problemas sociais pelo Estado burguês no capitalismo monopolista, movimentando-se entre o “público” e o “privado”...” (NETTO, 2009: 40).
Com base no texto de J. P. Netto e nas discussões desenvolvidas em aula disserte sobre a citação acima.

Bom trabalho para todos (as)!

Profª M. Dalva Casimiro
Curso Serviço Social - UCAM

Processo de Trabalho em Serviço Social



TURMA DE SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ


Olá, alunos da turma de Processo de Trabalho em Serviço Social! Como combinado, segue abaixo o ESTUDO DIRIGIDO para ser respondido. Antes, seguem algumas orientações:

1 - O questionário deverá ser respondido até o dia 26/09/2012. Não serão consideradas respostas postadas após esta data.

2 - As respostas deverão ser postadas no próprio blog, apenas para fixação dos conteúdos trabalhados em sala, portanto, não há necessidade de verificar a resposta do (s) colega (s)!!!

3 - Para fazerem jus à pontuação (0,5), todas as perguntas deverão ser respondidas.





Processo de Trabalho em Serviço Social
Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Texto: “Processo de Trabalho e Processo de Produzir Mais-Valia” – MARX, Karl.
2 – Texto: “A mais-valia”.
3 – Texto: “A categoria mediação e o processo de trabalho no Serviço Social: uma relação possível?” – CAVALLI, Michelle.
4 – Texto: “O universo do mundo do trabalho e a profissão de Serviço Social” – PRATES, A. M. M. C.; BUENO, N. C.

Questões:
1 – O que é valor de uso? Como se dá a sua produção?
2 – O que é trabalho?
3 – O que é processo de trabalho?
4 – O que é capacidade teleológica? Dê um exemplo.
5 – Cite e explique os componentes do processo de trabalho.
6 – “Toda matéria-prima é objeto de trabalho, mas nem todo objeto de trabalho é matéria-prima”. Explique esta citação.
7 – O que é mais valia? Explique e dê um exemplo do seu funcionamento (Faça uma simples simulação).
8 – O que é mais-valia relativa e mais-valia absoluta?
9 – “Mas não se pode prolongar indefinidamente a jornada de trabalho. Existem limites para isso”.
Cite e explique os limites mencionados na citação acima.
10 – Serviço Social é trabalho? Responda explicando as teses defendidas pelos diversos autores apresentados por CAVALLI.
11 – O que é trabalho?
12 – Quais os pilares do capitalismo?
13 – O assistente social dispõe de uma relativa autonomia na efetivação do seu trabalho. Explique esta afirmativa.
14 – Quais foram as mudanças ocorridas na década de 1980 com relação ao mundo do trabalho?
15 – O que é mediação? Quais os aspectos que a caracteriza?
16 – O que é singularidade?
17 – O que é universalidade?
18 – O que é particularidade?
19 – Explique a relação dialética existente entre as três perspectivas.



Bom trabalho para todos (as)!

Profª M. Dalva Casimiro
Curso Serviço Social - UCAM

Realidade Social, Política e Econômica do Rio de Janeiro


TURMA DE SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ


Olá, alunos da turma de Realidade Social, Política e Econômica do Rio de Janeiro! Como combinado, segue abaixo o ESTUDO DIRIGIDO para ser respondido. Antes, seguem algumas orientações:

1 - O questionário deverá ser respondido até o dia 26/09/2012. Não serão consideradas respostas postadas após esta data.

2 - As respostas deverão ser postadas no próprio blog, apenas para fixação dos conteúdos trabalhados em sala, portanto, não há necessidade de verificar a resposta do (s) colega (s)!!!

3 - Para fazerem jus à pontuação (0,5), todas as perguntas deverão ser respondidas.




Realidade Social, Política e Econômica do Rio de Janeiro
Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Texto: “Capitães, famílias e terras: A ocupação territorial do Rio de Janeiro na primeira metade do século XVII” – Bruna Milheiro Silva
2 – Texto: “Cidade desigual ou cidade partida? Tendências da metrópole do Rio de Janeiro” – Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.

Questões:
1 – Aponte os objetivos do texto “Capitães, famílias e terras: A ocupação territorial do Rio de Janeiro na primeira metade do século XVII” de Bruna Milheiro Silva.
2 – De que forma se dá a participação da população autóctone na construção do Rio de Janeiro?
3 – Dentre os itens pesquisados, identifique aqueles que a autora menciona como preocupação da sua pesquisa.
4 – Quem era o grupo de capitães? Relacione-o à promoção da República.
5 – Comente sobre o processo de ocupação da cidade do Rio de Janeiro.
6 – Qual a garantia que a Coroa Portuguesa tinha para manter em seu poder terras existentes fora de seu território?
7 – Comente sobre a formação da hierarquia social no Rio de Janeiro.
8 – O que foram as sesmarias? Como eram caracterizadas?
9 – “Sendo assim, a reprodução social está ligada à produção e reprodução de unidades domésticas e dos indivíduos, mediante estratégias individuais e cooperativas, mesmo com algum grau de tensão entre elas” (PEDROZA apud SILVA, Bruna Milheiro).
Com base no texto e na aula expositiva, comente a citação acima.
10 – Quais são as metáforas que o autor (RIBEIRO, L. C. de Q, 2000) utiliza para caracterizar a cidade do Rio de Janeiro?
12 – Quais os argumentos que, na ótica do mesmo autor, servem para explicar as mudanças nas cidades brasileiras?
13 – O que é plano estratégico?
14 – Comente as frases abaixo:
a)    “Será viável instaurar acordos e pactos inclusivos que unifiquem os diversos atores de uma cidade em torno de um projeto comum, quando ela está sendo supostamente submetida a processos de dualização e fragmentação do seu tecido social?”. (RIBEIRO, L. C. de Q, 2000, 64).
b)    “Que cultura cívica e política a segregação social e as desigualdades socioespaciais têm incentivado?” (RIBEIRO, L. C. de Q, 2000, 64).
15 – Como você associa CRISE SOCIAL, CRISE DAS INSTITUIÇÕES e a DIFUSÃO DE UMA “CULTURA CÍVICA PREDATÓRIA”, como coloca o autor (RIBEIRO, L. C. de Q, 2000, 64)?


Bom trabalho para todos (as)!

Profª M. Dalva Casimiro
Curso Serviço Social - UCAM