Livros e Resenhas

Livro: O Capital em Movimento: Ciclos, Rotação, Reprodução
Autor: Nelson Rosas Ribeiro
Editora: Universidade Federal da Paraíba

Este livro aborda os principais assuntos tratados no Livro II  - "O processo de circulação do Capital" da obra de Marx "O Capital". O autor faz uma análise do capital em movimento que é considerado neste livro de três formas distintas: como ciclo (nos capítulos 2 a 6), como rotação (capítulo 7) e como reprodução (nos capítulos 8 e 9). Essas formas apontam a dificuldade de possibilidade de compreensão de fenômenos atuais que envolvem profundas alterações nos processos de organização do trabalho.
A leitura desse livro exige do leitor certos conhecimentos da teoria econômica marxiana. Para tanto, pressupõe-se o conhecimento das leis e categorias da Economia Política apresentadas por Marx no Livro I de "O Capital" e que permitem compreender os fenômenos: mercadoria, dinheiro, capital, mais-valia e o processo de acumulação capitalista.
O principal objetivo deste livro é, portanto, pedagógico e tem a pretensão de expor, de forma mais clara e atual, os preciosos elementos da teoria marxiana imprescindíveis à compreensão do processo de acumulação do capital na sociedade moderna.
Vale a pena conferir.

Livro: No Limite da Racionalidade: Convivendo com o Capitalismo Global
Autor(es): Will Hutton e Anthony Giddens
Editora: Record

Neste livro os autores afirmam que assim como acreditamos que a tecnologia da informação e a digitalização são capazes de transformar as nossas vidas, as gerações dos séculos anteriores acreditaram que o avião, a eletricidade e a máquina a vapor fariam o mesmo por eles.
Elas estavam absolutamente corretas.

Vivemos em um mundo de intensa transformação e esta mudança contemporânea é potencializada pelas modificações econômicas, políticas e culturais que em seu conjunto, podem ser resumidas em uma única palavra: GLOBALIZAÇÃO.
Os autores nos fazem entender a Globalização como a interação entre a inovação tecnológica e o alcance mundial promovido por um capitalismo global que permite a esta mudança atual a sua constituição de forma específica uma vez que agora se apresenta dotada de uma rapidez, de uma inevitabilidade e de uma força jamais vista.
Durante todo o livro, os autores demonstram que o sistema de transmissão de todas as mudanças é o capitalismo de mercado combinado aos avanços mundiais dos meios de comunicação que hoje o meio inquestionável pelo qual o mundo organiza a economia e a sociedade.
Ainda se referindo às mudanças, estas são marcadas pela busca incansável de mercados assim como pela busca de crescimento de poder empresarial privado. Por outro lado, verificamos uma ampliação considerável das desigualdades, especialmente nas economias Anglo-Saxães onde, na esteira da globalização, alguns foram generosamente recompensados pelo talento administrativo e tecnológico enquanto outros, "os de baixo", passaram a ser expostos ao nascente mercado mundial de mão-de-obra.
Os autores atribuem o triunfo do capitalismo ao colapso do comunismo que possibilitou ao primeiro o seu ressurgimento de uma forma mais dura, mais rija e mais global.

Livro: Qual Socialismo? discussão de uma alternativa

Autor(es): Norberto Bobbio
Editora: Vozes
Edição: 4ª
Trata-se de um livro composto de artigos publicados pelo autor em poucos meses entre o fim do ano de 1975 e início de 1976 que, à época, suscitaram na esquerda italiana um amplo debate que repercutiu também em outros países. A obra é uma tentativa de explicar as razões pelas quais o antigo tema da relação entre pensamento democrático e pensamento marxista, e entre democracia e socialismo despertou tanto interesse na Itália justamente naquele período. O Marxismo-Leninismo passou a ser uma opção natural no momento em que se distinguiu de outros partidos socialistas se apresentando como candidato a partido de governo e quando as condições para que seu desejo se realizasse demonstrou se tornar algo concreto, como, indagar-se sobre suas credenciais para participar, com plenos direitos, da direção de um país apoiado em uma democracia representativa, uma forma de governo que os clássicos do marxismo tinham sempre olhado com suspeita e da qual não tinha nunca querido aceitar a legitimidade, a não ser como meio favorável à ascensão do movimento operário.
Os temas abordados neste livro, segundo o autor, são sobretudo três:
1º) História das Doutrinas Políticas: quais são as razões pelas quais nunca existiu uma verdadeira e própria teoria marxista do Estado socialista;
2º) Teoria Política e Direito Constitucional: se a esquerda tem um projeto de democracia como alternativa à democracia representativa e qual seria este projeto;
3º) Caráter Político: se o projeto de transformação socialista é compatível com a permanência da democracia, compreendida como um conjunto de regras que determinam e delimitam a participação dos cidadãos nas escolhas políticas, tanto na fase da conquista como na fase do exercício do poder.
Vale conferir a obra deste pensador liberal que faz, sobretudo, uma análise marxiana a fim de abordar o tema proposto.

Livro: Ditadura e Serviço Social - Uma análise do Serviço Social no Brasil Pós-64
Autor: José Paulo Netto
Editora: Cortez
Edição: 8ª

Os conteúdos deste livro constituiram a segunda parte da tese de doutorado do autor, intitulada "Autocracia Burguesa e Serviço Social", tendo sido editado sem grandes modificações. O objetivo da obra é fornecer contribuições no que diz respeito ao esclarecimento do processo de renovação experimentado pelo Serviço Social no Brasil entre os anos sessenta e oitenta, no nível de suas formulações a que convencionalmente se denomina "teorização". O autor assume em seu livro uma perspectiva declaradamente inspirada na teoria de Marx e, antes de escrever uma história do período mais recente da profissão, o que aqui não é o caso, dedicou sua atenção ao processo de renovação onde se encontram relacionadas duas dinâmicas: uma, abrangente das demandas socioinstitucionais postas ao Serviço Social, e outra, interna à realidade profissional envolvendo esta, níveis para além da estrita "teorização". Essas duas dinâmicas são consideradas pelo autor como um processo único, diferenciado pela dinâmica da própria ordem societária e do acúmulo profissional, envolvido pelo movimento totalizante da formação social brasileira sob o regime autocrático burguês.
Leitura obrigatória para estudantes e profissionais do Serviço Social!

Livro: Desigualade na América Latina: O debate adiado
Autor: Bernardo Kliksberg
Editora: Cortez
Edição: 3ª

Neste livro o autor apresenta como objetivo formular fortes argumentos em favor de uma tarefa inadiável, que é a de situar o tema da desigualdade e da pobreza no centro da agenda política dos países latino-americanos.
Através desta obra, o autor nos convida a refletir sobre como os avanços na eqüidade e na justiça social são importantes para o desenvolvimento, sobretudo em uma economia em que o capital humano e o capital social se tornam elementos essenciais. Outro aspecto importante deste livro é o de não aceitar as limitações do economicismo, mostrando que as diferenças de renda são um dos aspectos do fenômeno da desigualdade, que se multiplica em áreas outras diversas, como o acesso à educação, à saúde, à previdência social, às oportunidades de emprego e, de maneira geral, a tudo o que é relevante para a qualidade de vida.