Planejamento

9 - EIXOS DA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

II. Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Avaliar e compreender a concepção da vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação, para o aprimoramento da gestão do SUAS, tomando como premissa o exercício do controle social;
  • Discutir e analisar a operacionalização da vigilância socioassistencial, enfocando a utilização de todos os sistemas de informação, da organização do diagnóstico socioterritorial e do mapeamento de vulnerabilidades.
EMENTA

A Vigilância Socioassistencial, como área de gestão do SUAS e sua estreita relação com as áreas responsáveis pela oferta de serviços socioassistenciais na proteção social básica e especial. Sua função de produção, análise e sistematização periódicas de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos no âmbito do território. Instituição da área de Vigilância Socioassistencial nos municípios, estado, DF e União, vinculada diretamente aos gestores, visando sua efetiva operacionalização por meio da utilização de todos os sistemas de informação que coleta e organiza o diagnóstico socioterritorial e realiza o mapeamento das vulnerabilidades, com visitas a possibilitar o planejamento de ações de caráter preventivo e proativo da política de assistência social.


(Caderno de Orientação - IX Conferência Municipal de Assistência Social, p. 31, Rio de Janeiro, 2013)




******************************************************************************


Prezados (as) alunos (as)

Bem vindos (as) à página da disciplina "Planejamento e Serviço Social".

No primeiro dia de aula (18/08), foi feita a apresentação do programa da disciplina e alguns comentários sobre a mesma. Retomaremos alguns deles e no próximo dia 25/08 apresentaremos os comentários, dúvidas e questões pertinentes.
Esta atividade vale até 0,5 (meio ponto) e precisa ser realizada pelos alunos da turma de Planejamento e Serviço Social - 4ª feira - 18 às 22 horas.

O que é PLANEJAMENTO?

O Planejamento, antes de ser uma atividade acadêmica, empresarial e governamental, deve ser uma atividade humana, ou seja, planejar, significa, antes de tudo, um exercício mental crítico-reflexivo que envolve a pessoa em sua totalidade.
A evolução e complexidade das sociedades humanas fizeram desta atitude auto organizadora uma necessidade quase absoluta. O planejamento passou então a fazer parte da vida do homem moderno em todas as esferas da sua vida. É importante compreender, todavia, que o planejamento não tem uma finalidade em si mesmo, planejar no vazio ou como mero exercício mental é esvaziá-lo de seu real significado, é tender para a mera burocratização. É tornar-se instrumento de aprisionamento e dominação autoritária.

Podemos considerar o planejamento no âmbito do Serviço Social como um instrumento fundamental para o exercício profissional, no entanto, ao longo de nossas experiências de estágio, percebemos a grande dificuldade que o profissional tem no sentido de proceder a um ordenamento seqüencial que seja reflexivo e flexível na composição do planejamento de sua intervenção.

Apresente, a partir do exposto e de outros comentários realizados em sala de aula, as suas considerações sobre a importância do Planejamento para o Serviço Social e de que maneira a formação profissional determina a atuação do Assistente Social no que diz respeito à sistematização e planejamento de sua prática.

Orientações:

1) Os comentários podem ser feitos também a partir da colocação dos outros participantes, porém, não perdendo de vista a proposta inicial.
2) Caso não consigam postar nesta página, podem registrar na página inicial
3) As respostas serão conferidas amanhã (26/08)

Observação: Para a próxima aula 01/09:
Texto: "A Racionalidade do planejamento" - Myrian Veras Baptista
Do livro: Planejamento Social - intencionalidade e instrumentação.