domingo, 12 de setembro de 2010

Oficina do Conhecimento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA: http://www.4shared.com/document/VcFQTK9f/Oficina_do_Conhecimento_2010-2.html



O Nome da Rosa


Baseando-se no filme, responda às seguintes questões (escolha ao menos 5 questões para desenvolvê-las) para futuro debate em sala de aula:
Obs.: A postagem de ao menos uma questão valerá 0,5 (meio ponto).

1. Relacione o título do filme à história contada.
2. Contextualize: determine o lugar, o ano, o século e refira-se ao sistema social da época retratada, a partir das cenas vistas.
3. Quem é o diretor de O nome da rosa, de que ano é o filme, ele é adaptação de que romance, quem é o escritor da obra original?
4. Resuma a trama em torno dos crimes.
5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto? Por que razão esses espaços se confundem no filme?
6. Como o pensamento humanista é retratado em O nome da rosa? Que referências clássicas você percebeu como sendo elementos estruturais da história?
7. Há alguma representação de fé no enredo? Descreva-a. O que ela significa naquele contexto?
8. Qual é afinal a crítica que o autor – e, mais tarde, o diretor – traça com a obra?
9. O que o filme critica? A fé? A religião? O homem? De que modo? Desenvolva.
10. Reporte-se à atualidade de O nome da rosa, relacionando “o conhecimento como ameaça”, “forças diabólicas” e “manipulação pelo medo”.

58 comentários:

Debora Meireles disse...

Diretor: Jean Jacques Annaud
Ano:1986 / Alemanha
Obra Original:Romance policial baseado no livro homônimo do autor italiano Umberto Eco.
A história se passa num mosteiro beneditino na Itália no século XIV,no qual a igreja era a instituicão detentora do poder...A igreja católica monopolizava o saber,por isso,não é de se estranhar que em Filosofia,os dois grandes nomes desse período histórico teham sido São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.

cristiane cordeiro disse...

cristiane cordeiro

O diretor do filme O NOME DA ROSA é Jean Jacques Annaud/1986.Se passava no ano de 1327 séc.XIV em um mosteiro beneditino Italiano,onde o misterio das mortes rondava em torno de uma biblioteca secreta onde poucos tinham acesso, escondiam ( a igreja) entre outros o "livro do riso" escrito pelo filósofo Aristóteles. sendo uma adaptação do romance de Umberto Eco

esboço.com disse...

q.4
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo.

esboço.com disse...

No O nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto e quem conseguia chegar no final era morto. Só alguns tinham acesso. É uma alegoria do Umberto Eco, que tem a ver com o pensamento dominante da Idade Média, dominado pela igreja. A informação restrita a alguns poucos representava dominação e poder. Era a idade das trevas, em que se deixava na ignorância todos os outros.

esboço.com disse...

A expressão "O nome da Rosa" foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista. A " rosa de então" , centro real desse romance, é a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos anos.

Paula Nogueira disse...

1- Refere-se ao Livro do Riso, de Aristóteles, ao fato de ter existido ou ter deixado de existir, o que permaneceu foi apenas o seu nome. Na Idade Média utilizam essa expressão como o infinito poder das palavras.

Paula Nogueira disse...

1- Refere-se ao Livro do Riso, de Aristóteles, ao fato de ter existido ou ter deixado de existir, o que permaneceu foi apenas o seu nome. Na Idade Média utilizavam essa expressão como o infinito poder das palavras.

Gabriela Maria dos Santos Moura Sandrini disse...

5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto?
Por que razão esses espaços se confundem no filme?

A biblioteca era um labirinto e quem conseguisse chegar ao fim era morto.
Tem a ver com o pensamento vigente da Idade Média, dominado pela igreja. A informação restrita a alguns, poucos, representava dominação e poder.

Gabriela Maria dos Santos Moura Sandrini disse...

RETIFICANDO

5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto?
Por que razão esses espaços se confundem no filme?

A biblioteca era um labirinto e quem conseguisse chegar ao fim era morto.
Tem a ver com o pensamento vigente da Idade Média, dominado pela igreja.O pensamento dominante, que queria continuar hegemônico, impedia que o conhecimento fosse acessível a quem quer que seja, salvo aos eleitos. A informação restrita a alguns, representava dominação e poder.

Anônimo disse...

1-Refere-se as consequências do abuso de poder religioso cometidos pela igreja católica,onde muitas vidas anônimas foram ceifadas com mero pretexto religioso,e que ao longo do tempo forão esquecidas,sem ao menos serem justiçadas.

Unknown disse...

2- Em Nome da Rosa,filme dirigido por Jean Jacques Annaud,do ano de 1986.
O filme retrata um mosteiro beneditino na Itália,onde a Igreja católica obtinha o poder religioso e fazia suas próprias leis,em uma sociedade medieval onde o clero e a nobreza dominavam de forma esmagadora os "Selvagens "que nem ao menos eram referidos como classe.

Priscilla Lima Marinho Hosken disse...

1. Relacione o título do filme à história contada:
A expressão "O nome da Rosa" foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista. A " rosa de então" , centro real desse romance, é a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos séculos.

Unknown disse...

Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto? Por que razão esses espaços se confundem no filme?

Eram poucas ou quase nenhuma as pessoas que sabiam ler na Idade Média, ainda mas em grego e em latim, só por isso a biblioteca já poderia ser considerada um labirinto.
Esses espaços se confundem no filme porque a biblioteca escondida e o labirinto, representavam a retenção do conhecimento pela Igreja, pois os indivíduos poderiam até conseguir entra na biblioteca e ler as obras, mas dificilmente conseguiriam sair e divulgá-las

Maria Helena Martins disse...

O nome da Rosa foi um filme dirigido por Jean-Jacques Annaud lançado em 1986, uma adaptação do romance de Umberto Eco de mesmo título.

Unknown disse...

9. O que o filme critica? A fé? A religião? O homem? De que modo? Desenvolva.

O filme crtitca de um modo geral, toda a conjuntura social, que se atrelava até o determinado momento. Estabelece também uma análise no modo em que a igreja intervia na sociedade como um garantidor e gerador de conformismo, pois era ela que detinha a maior parte da produção do conhecimento,o poder aquisitivo eo mais importante O RELIGIOSO. Este no qual,foi o fator derterminante, pois fomentava o pensamento que " Se as coisas estão como estão é porque Deus quis assis". O pior é se ouvesse alguma tentativa de revolução, está era perseguida pela a INQUISIÇÃO,que por sua vez, julgava e penalizava cruelmente.
partindo desse breve Desnvolvimento conclui-se o filme critica, não e fé, mas o modo que ela era posta em prática.

Daniele Vieira disse...

O filme O nome da Rosa foi dirigido pelo diretor alemão Jeann Jacques Annaud,lançado em 1986,o filme foi baseado no romance de mesmo nome escrito pelo italiano Umberto Eco.

sarah disse...

1- O nome do filme refere-se ao romance entre a aldeã e o aprendiz de padre.Eles tiveram um romance,porém o aprendiz optou seguir a sua vida sem a aldeã. Ele mesmo retrata no final do filme: "até hoje eu não sei o seu nome."

Letícia Blanche de Amorim Domingos. disse...

1. Relacione o título do filme à história contada:A respota se encontra muito bem no final do filme. O Título está referindo - se ao "romannce" que era proibido naquela época, do aprendiz e da aldeã, cuja menina que ele apaixonou-se,porém, nunca soube o nome de sua "rosa".

Letícia Blanche de Amorim Domingos. disse...

4.Resuma a trama em torno dos crimes: Na história, por trás de “quem matou e quem morreu”aparecem nítidas disputas entre o misticismo, o racionalismo, problemas econômicos, políticos e, principalmente, o desejo da Igreja em manter o poder absoluto,o direito à liberdade de todos.A Igreja não aceitava que pessoas comuns tivessem acesso ao significado de seus fundamentos da religião nem questionassem e fossem contra os mesmos.Dessa forma, o Monge Francisco William de Baskerville,utilizava a Ciência e a razão para dar solução aos crimes do mosteiro e desagradava, em muito, a Santa Inquisição.

Letícia Blanche de Amorim Domingos. disse...

8. Qual é afinal a crítica que o autor – e, mais tarde, o diretor – traça com a obra? Ele critica o poderio absurdo da Igreja e o momento histórico em que se conta o filme,como a igreja dominava, e que o aprender,o riso e o amor era contestado. Impedindo o conhecimento de todos,mas só dos "escolhidos".

Lailiane Nunes Viana disse...

3.O diretor do filme é Jean Jacques Annaud, o filme é de 1986 e é adptação do romance do autor italiano Umberto Eco/1980

Charles Cardoso Ribeiro disse...

Século XIV; Norte da Itália ano 1327.
O comércio de Indulgências.
A santa inquisição era soberana, prendia , julgava e condenava.
Toda obra literária era guardada pela igreja, inclusive livros de grandes filósofos.
Somente o clero tinha acesso ao conhecimento, principalmente dos livros proibidos, de conhecimento secreto, espiritualmente perigosos, que tinham suas páginas envenenadas para que seu conteúdo ficasse em segredo.

"Na sabedoria há tristeza, quem amplia seu conhecimento amplia também o seu pesar."

Charles Cardoso Ribeiro.

Ana Aline disse...

Ana Aline Rosa Sifuentes Xavier

O filme O Nome da Rosa dirigido pelo diretor por Jean-Jacques Annaud, diretor francês mundialmente conhecido, pois a temática de sua obra gira em torno de questões filosóficas e também do uso dos símbolos, especialmente na linguagem.O filme foi baseado numa obra literária de nome homônimo escrita pelo italiano Umberto Eco. O romance foi publicado em 1980 com o titulo original em italiano Il nome della rosa. Umberto Eco o autor da obra além de ser escritor e critico literário ele é também professor e escreve obras de caráter historiográfico, especialmente relacionadas à Idade Medieval. O Nome da Rosa é a sua obra literária mais conhecida e com maior repercussão mundial, e seu enredo usa como tempo a Baixa Idade Média. O autor utiliza dentro do romance elementos estéticos, filosóficos e simbólicos, mostrando de forma metafórica os principais problemas, conflitos e a vida cotidiana do homem medieval, mas estritamente falando do homem do século XIV.A adaptação do romance para o cinema foi uma parceria de produtores da Itália, França e Alemanha e o nome original do filme é Der Name Der Rose, em alemão. O enredo da obra gira em torno de mistérios relacionados a uma série de mortes que seguem a passagem bíblica das sete trombetas, retiradas do livro Apocalipse, A história ocorre no ano de 1327, numa abadia beneditina situada no Norte da Itália.

Daynid Pereira Aguiar Nobre disse...

Vejo que o nome do filme está se referindo ao romance que na época do mosteiro era proibido. Onde o Adson se apaixona pela menina em que nem ao menos soube o seu nome, o nome da sua ‘’rosa’’. Ficando bem claro essa idéia no final do filme.

jaice disse...

Entendi,através da trama que se desenvolve no ano de 1327 que o conhecimento era tido como ameaça em discentralizar o poder da igreja,por isso não era aceito que pessoas comuns tivessem acesso ao seu dogmas,portanto,qualquer manifestação de idéia era tido como autoria diabólica.Intalou-se assim a Inquisição,que tinha por base punir os crimes praticados contra a igreja católica.Relaciona-se a biblioteca à um labirinto e poucos monges tinha o acesso autorizado,o que,em minha opinião,reforça a tese de que o conhecimento era um bem da minora,pois muitos até conseguiram passar pelo labirinto e chegar até o acervo,mas surpreendentemente,estes,conseguiamprofanar a determinação de ''nao ler o livro'',mas nunca o conteúdo da leitura.

Jaice Viviane

Cleide disse...

2- O filme se passa na Itália, no ano de 1327, no século XIV.Século marcado pelo fim da Idade média e início do renascimento foi um período de mudança na história, pois a Igreja que era a detentora de todo conhecimento e verdade da época, começa a ser ameaçada por uma mentalidade de valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, e entre fé e razão, que fez com que a cultura, a sociedade e a religião rompessem com o sistema social medieval.

Cleide disse...

3- O diretor é Jean -Jacques Annaud, o filme data de 1986 na Alemanha. Ele é adaptado do romance homônimo do crítico literário Umberto Eco.

Camila Marques disse...

2. Contextualize: determine o lugar, o ano, o século e refira-se ao sistema social da época retratada, a partir das cenas vistas.

O filme se passa na Itália no ano de 1327 no século XIV,o sistema social da época é o Feudalismo, pelo fato do Clero mandar na sociedade.

ANA MARIA F S disse...

5-A Biblioteca era o lugar onde estava armasenado o CONHECIMENTO,o LABIRINTO representa confusão,dificuldade do acesso a esse conhecimento.Se confundem no sentido de que o conhecimento era algo restrito,privilégio de algus,sendo assim,era difícil ou quase impossivel de se alcançar,pois era uma ameaça ao sisteme imposto pela IGREJA,se os "COMUNS" adquirissem o MESMO.

Augusto Cesário disse...

5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto? Por que razão esses espaços se confundem no filme?

Bom, pelo que entendi naquele mosteiro havia o maior acervo cristão da época, a biblioteca tinha reliquias arquivadas, e o labirinto entra exatamente para dificultar o acesso à essas reliquias!

Augusto disse...

4. Resuma a trama em torno dos crimes.

Os mortos eram encontrados com a lingua e os dedos roxos,ou seja, desfolhavam as páginas para ler sendo que as mesmas estavam envenenadas. Então, quem profanasse a ordem de "não ler o livro ", morria antes mesmo de informar o conteúdo da leitura.

Augusto Cesário disse...

4. Resuma a trama em torno dos crimes.

Os mortos eram encontrados com a lingua e os dedos roxos,ou seja, desfolhavam as páginas para ler sendo que as mesmas estavam envenenadas. Então, quem profanasse a ordem de "não ler o livro ", morria antes mesmo de informar o conteúdo da leitura.

Unknown disse...

QUESTÃO 01

O NOME DA ROSA foi uma expressão usada na Idade Média, cujo significado era o infinito poder das palavras. No filme retratada como uma metáfora, tendo um grande valor, pois na verdade a rosa era a antiga biblioteca de um convento beneditino, onde estavam guardados importantíssimos livros que faziam parte da sabedoria grega e latina que os monges conservavam durante séculos.

QUESTÃO 03

O filme “O NOME DA ROSA” foi dirigido por Jean Jacques Annaud, do ano de 1986, o escritor da obra original foi Umberto Eco.

QUESTÃO 05

Podemos perceber que a biblioteca era em forma de um labirinto, em que só alguns tinham acesso, e os que conseguiam chegar no final era morto. As informações eram restritas a poucos e representava dominação e poder.

Gabriele de Oliveira Gonçalves disse...

1. Relacione o título do filme à história contada.

O título do filme refere-se à mulher com quem Adson,um dos principais personagens,teve um envolvimento.Como diz o próprio ao final do filme,foi seu único amor,porém não sabia seu nome.Chamou de Rosa.

Bruna Moraes disse...

3-Quem é o diretor de O nome da rosa, de que ano é o filme, ele é adaptação de que romance, quem é o escritor da obra original?

O diretor do filme é Jean Jacques,o filme é do ano de 1986,e ele é a adaptação do romance O nome da Rosa do crítico literário italiano Umberto Eco.

Unknown disse...

6. Como o pensamento humanista é retratado em O nome da rosa? Que referências clássicas você percebeu como sendo elementos estruturais da história?
No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma
postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes
cometidos no mosteiro.

Unknown disse...

6. Como o pensamento humanista é retratado em O nome da rosa? Que referências clássicas você percebeu como sendo elementos estruturais da história?
No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma
postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes
cometidos no mosteiro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaqueline Oliveira disse...

4.O enredo de O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. O investigador, o frade franciscano, assessorado pelo noviço, vai a fundo em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local, até que desvenda que as causas do crime estavam ligadas a manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média, como é a obra que fala sobre o riso atribuída à Aristóteles.

Paula Nogueira disse...

O diretor do filme "O nome da Rosa" é Jean Jacques
o filme é do ano de 1986,
Século XIV. Na Alta Idade Média.
Adaptação do romance policial "O nome da Rosa" do crítico literário italiano Umberto Eco.

Ana Paula Cardoso disse...

O filme O nome da Rosa foi dirigido pelo diretor alemão Jeann Jacques Annaud e foi lançado em 1986,baseado no romance de Umberto Eco também chamado O nome da Rosa.

Carlos Augusto disse...

Em relação a resposta da N°4,a trama do filme relata fatos interessantes que se passam em um mosteiro medieval na Itália. Onde monges são assassinados de forma estranha e bárbara

Carlos Augusto disse...

Questão N°9: A religião. Esbarra no fato da igreja ser poderosa e seus
integrantes mais privilegiados gozarem de vida confortável e requintada
para os padrões da época enquanto as populações dos países em geral
viviam miseravelmente.

Luciana Siqueira disse...

1. "O Nome da Rosa" era uma expressão usada na Idade Média que servia para denotar o infinito poder das palavras e este é o ponto principal da estória, pois a igreja tenta a todo custo "apagar" as palavras de Aristóteles.

2. O filme se passa em mosteiro Beneditino na Itália, no ano de 1327 séc. XIV, o sistema social da época era o feudalismo.

Unknown disse...

Questão nº3.
O nome da Rosa foi dirigido pelo diretor Jeann Jacques Annaud lançado no ano de 1986.
Adaptação do romance policial "O nome da Rosa" do crítico literário italiano Umberto Eco.

Anônimo disse...

Eu achava que o título do filme estivesse relaciodado a biblioteca, já que lá continha uma grande quantidade de livros preciosos, que para aquela época representava mudanças , da mesma forma como uma rosa era preciosa para os povos da idade média contendo vários significados como: renascimento, morte, paixão, o amor, segredo.... , mas vejo que me equivoquei, quanto a interpretação da metáfora!

simone disse...

Eu achava que o título do filme estivesse relaciodado a biblioteca, já que lá continha uma grande quantidade de livros preciosos, que para aquela época representava mudanças , da mesma forma como uma rosa era preciosa para os povos da idade média contendo vários significados como: renascimento, morte, paixão, o amor, segredo.... , mas vejo que me equivoquei, quanto a interpretação da metáfora!

Unknown disse...

2. Contextualize: determine o lugar, o ano, o século e refira-se ao sistema social da época retratada, a partir das cenas vistas.

O filme se passa na Itália no ano de 1327 no século XIV,o sistema social da época é o Feudalismo, pelo fato do Clero mandar na sociedade.
Tatiane F. Howling.

Flávia Fernandes disse...

O NOME DA ROSA:
A trama do filme gira entorno de misteriosas mortes que ocorrem no mosteiro,as vitimas apareciam com os dedos e lingua roxos.Para desvendar esse mistério,um monge franciscano William de Baskerville é incubido de investigar as mortes.No desenrolar da historia William de Baskerville acaba descobrindo uma biblioteca secreta com vários livros importantes,principalmente o de Aristóteles,este tinha as suas páginas envenenadas e quando alguém se atrevia a ler acabava morrendo envenenado e com dedos e lingua roxos em conseguência do veneno contido nas páginas.A historia também mostra o poder que a igreja tinha naquela época,pois ela tinha uma grande poder aquisitivo e de manipular através da religião.

(Flávia Fernandes

Anônimo disse...

5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto? Por que razão esses espaços se confundem no filme?

Expressa uma dificuldade imensa de chegar até a biblioteca. O filme é muito interessante daquela época.

Anônimo disse...

5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto? Por que razão esses espaços se confundem no filme?

Expressa uma dificuldade imensa de chegar até a biblioteca. O filme é muito interessante daquela época

Denise Abreu - retificando

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto? Por que razão esses espaços se confundem no filme?

A biblioteca é fonte de conhecimento e o labirinto a descoberta. A relação é que na Idade Média fazer uma descoberta ou ter algum conhecimento além do que era passado pela Igreja, era considerado pecado até mesmo mortal para muitos. E no filme mostra isso claramente, quando mostra a série de crimes que acontece com aqueles monges que tentam ler o livro proibido, porque eles passam por um labirinto onde fica uma biblioteca.

Maria Estela

Raquel Pires disse...

4. Resuma a trama em torno dos crimes.

Mortes um tanto fora do comum começam a acontecer num mosteiro italiano na baixa idade média, onde as vítimas aparecem com os dedos e a língua roxos. Há nesse mosteiro uma grande biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações, algumas delas proibidas, alegando ser um pecado sua leitura. Para investigar esse caso,chega ao mosteiro um monge franciscano, que é quem irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes. Ele descobre, então, que as mortes eram causadas pelo envenenamento através das páginas dos livros.

Karen Alves de Oliveira disse...

“O Nome da Rosa”é dirigido por Jean Jacques Annaud/1986. Se passa no ano de 1327, num Mosteiro beneditino que continha o maior acervo Cristão do mundo. O mistério se passa em torno da biblioteca onde poucos monges tinham acesso. Escondiam da Igreja livros entre ele o “livro do Riso” do filosofo Aristóteles.

Natalia Ferreira Marcelino disse...

O filme “O nome da Rosa” foi um filme dirigido por Jean-Jacques Annaud lançado em 1986, uma adaptação do romance de Umberto Eco. A historia se passa em um mosteiro beneditino italiano no século XIV, que tinha um acervo bibliotecário Cristão, relíquias arquivadas que eram restringidas a poucos monges. Contendo em seu acervo obras de Aristóteles.

Carmem Lucia disse...

O filme O nome da Rosa foi lançado no ano de 1986 com a direçao de Jean Jacques annaud e é uma adaptação de Umberto Eco. A história ocorre no ano de 1327 - século xIv, num mosteiro Beneditinho italiano que tinha o maior acervo cristão do mundo. poucos monges tinham o acesso autorizado, devido as relíquias arquivadas naquela biblioteca.

Anônimo disse...

Questão 6

Humanismo é o ser humano como centro, e o pensamento é retratado quando o ele começa a explicar os fatos ocorrido atráves da razão, retirando a fé.