segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Oficina do Conhecimento

Filme: Quase Deuses

Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Considerando os conteúdos das aulas ministradas na disciplina Oficina do Conhecimento, faça um comentário sobre o filme, considerando temas como: Paradigma, conhecimento empírico e racional.

Valor: 1 ponto.


Atenção alunos (as)!

Arquivos para serem baixados:

http://www.4shared.com/dir/0VCOBJj2/Oficina_do_Conhecimento.html

http://www.4shared.com/document/ABkUNP9t/Oficina_do_conhecimento_-_aula.html

46 comentários:

Juliana Garcia disse...

o filme Quase deuses nos mostra o quanto é importante ter o conhecimento, mesmo que o Thomas nao tenha sido reconhecido no principio, ele mostrou o quanto era sabio e imprecindivel naquele procedimento, e quem precisava saber disto era, simplesmente, um dos medicos mais conceituados da epoca, sendo uma referencia ate a atualidade, pois mostrava o tanto que ele era melhor quanto Dr. Blalock. Porem o nome daquele simples carpinteiro que possuia o dom em suas maos ficou na historia e se tornou um marco na medicina, sem ser medico, sem ser rico e sem ser branco. Dr Thomas conseguiu destruir com todos esses dogmas que muitas pessoas insistem em aceitar ate hoje!
Juliana Garcia Jorge
1 periodo noite

Dalva Casimiro disse...

Oi Juliana. Boa noite!

Ok, porém, e o link com a disciplina???

Um abraço,

Mª Dalva

Anônimo disse...

O filme Quase Deuses é uma aula expositiva sobre o avanço da Ciência, mostra como um conhecimento Empírico, através da observação pode ser convertido em Conhecimento Científico. Na cena em que o jovem auxiliar negro se interessa pela Medicina mostra isso. A atitude científica que é denominada entre outras características pela demonstração e prova dos resultados obtidos durante a investigação é bem exemplificada, com as pesquisas do médico e de seu jovem auxiliar negro, que antes de serem colocadas em prática até mesmo nos cães é estudada e demostrada. Além disso o filme é também um excelente incentivo, para nós jovens estudantes. Termino com uma frase interessante retirada do filme: " Onde você vê riscos, eu vejo oportunidade."

Dayana Morais.

Anônimo disse...

O link do filme com a disciplina é o conhecimento empírico, através de observações e experiências o jovem Vivien Thomas auxilia o Dr. Blalock nas pesquisas de novas técnicas para cirurgia do coração.

Gabriela Sandrini.

Camila de Oliveira disse...

O conhecimento empírico e racional se cruzam no filme a partir do momento em que Thomas passa a trabalhar com o Dr. Blalock como seu ajudante,o paradigma do filme está na impossibilidade de realização de cirurgias cardíacas, e esse paradigma é quebrado logo após o sucesso da cirurgia.

Camila de Oliveira MArques

Letícia Blanche de Amorim Domingos. disse...

O filme demonstra e relaciona muito bem as concepções de conhecimento,relaciono com a disciplina, mostrando a diferença entre conhecimento sensível e conhecimento intelectual, a diferença entre aparência e essência,diferença entre opinião e saber.E tudo isso pude ver através do relacionamento e trabalho do Thomas com o Dr.Blalock, o racionalismo e o empirismo estavam claros no filme, e a ruptura de paradigma que vi claramento no Thomas,mostrando que ele poderia ser um grande médico,pesquisador, quebrando toda e qualquer concepção de médico naquela época,com suas pesquisas e cirurgia realizadas e bem sucedidas. Letícia Blanche de Amorim Domingos.

Jaqueline Oliveira disse...

O filme mostra claramente dois paradigmas:as cirurgias cardíacas e o racismo.Além de provar para todos que mesmo nunca tendo feito uma faculdade,era capaz de nao só atuar perfeitamente como médico mas também fazer descobertas incríveis para a medicina,Vivien quebrou o tabu de ser negro e obter tanto conhecimento.Isso só nos confirma que o conhecimento empírico muitas vezes se torna um conhecimento científico.

Jaqueline Oliveira

Augusto Cesário henrique disse...

O filme é passado em uma época onde o preconceito era dominante, tais como a proibição de um "homem de cor" frequentar locais onde homens brancos também frequentavam, uma mulher fazer um trabalho que na época era destinado somente a homens como vimos no filme,etc..
Um medico branco e renomado, e um auxilar negro com sonho de cursar uma faculdade de medicina, podemos ver bem o conhecimento racional e o empírico, conhecimentos esses que contribuíram para um avanço na medicina da época, e um "cala boca" no senso comum ao mesmo tempo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O filme relta claramente muitos conteúdos dados em aula.Pra começar,thomas era negro,ou seja,de acordo com o senso comum ele não teria todo aquele conhecimento,pois ele era negro e viva em uma sciedade totalmente preconceituosaa e racista.Niguém acreditava que de um negro poderia surgir a chance de desvendar um "enigma da medicina".Essa era a visão o senso comum.Mas thomas teve aa chance de trabalhar com um grande médico,e através dessas experiências ele adquiriu mais conhecimento,ou seja,o conhecimento empírco.Esse conhecimento empírico acabou ajudando no conhecimento racional e negando o senso comum.

Maria Helena Martins Gregório Costa disse...

Há no filme o encontro do conhecimento empirico(através do Vivien) com o conhecimento cientifico(através do Dr.Blalock), mostrando claramente que pode haver uma parceria entre os dois. Parceria essa que promove a quebra de um paradigma (mostrado no filme através da cirurgia cardiaca bem sucedida).

Anônimo disse...

Observa-se através do filme o apelo ao conhecimento empírico,ou seja,através de observações e sentidos Vivien Thomas alcança técnicas para realização de cirurgia de coração.Há também a quebra de paradigmas,no âmbito racial,pois Vivien,um negro,tornou-se parceiro do D.Blalock por sua capacidade e o surpreendeu cada vez mais com sua inteligência e também ao interligar conhecimento empírico ao conhecimento científico.Daí o link do filme com a disciplina.

Jaice Viviane

Gabriele de Oliveira Gonçalves disse...

No Filme “Quase Deuses” surgem características do conhecimento empírico, um conhecimento que é adquirido pela experiência, e vivencia do povo, e não comprovado cientificamente, ao ver o personagem Vivian Thomas que mesmo com um limitado grau de educação formal, teve uma participação fundamental no desenvolvimento de técnicas usadas para o tratamento cardíaco.
Já quando observamos o Doutor Alfred Blalock (médico pesquisador) podemos ver características do conhecimento científico onde ele usa os cães como cobaias até obter provas concretas de que a técnica usada funcione.

simone Malaquias disse...

Vivian Thomas ao instruir o doutor Alfred na cirurgia Que até então não havia sido realizada, ele quebra um paradigma na medicina da época.Vivian através do conhecimento empirico passou a buscar a cada dia técnicas novas q pudesse ser útil a médicina, mesmo com todas as limitações que a ele eram impostas.

Simone Malaquias

Carmem Lucia Araujo disse...

Vivien Thomas, apesar de não ter cursado uma faculdade de medicina, e ser negro, que era considerado um "empecilho" naquela época, conquistou a confiança do Dr.Blalock através de sua dedicação ao aprender e aprimorar procedimentos cabíveis somente aos alunos que cursavam medicina. Isto se relaciona ao conhecimento empírico, que é adquirido pela experiência de vida. Porém, quando se deparam com os "dogmas" da medicina, Dr. Blalock e Thomas precisavam comprovar suas pesquisas de forma racional, buscando resultados positivos baseados em um conhecimento científico, podendo conquistar a confiança de outros médicos que desacreditavam no sucesso de uma cirurgia cardíaca.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O filme tráz para a dicusão a questão do conhecimento empírico e conhecimento científico. Vivian thomas, representa o conhecimento empirico uma vez que ele chega ao conhecimento através da experiência desde o momento que trabalha na profissão de técnico. Já o Dr. Blalock evoca representatividade do conhecimento científico, junto com os outros doutores. Este longa, aborda também sobre a quebra de paradigma, uma vez o Vivian Thomas e o Dr. Blalock coseguem, além de descobrir a cura prar o bebê cianótico apresentado,proporcionam um nova perspectiva para a cardiologia efetuando assim uma quebra de um paradigma já existente.

Leidiana disse...

O filme quase Deuses mostra que mesmo Thomas sendo negro e vindo de uma família humilde,com força de vontade consegue alcançar planos que nem ele mesmo esperava alcançar.Foi trabalhar com faxineiro em uma clínica de um pesquisador e com seu pouco mas rico conhecimento em medicina acaba ajudando o Doutor a fazer uma grande descoberta,e depois de tantos conflitos por não ser reconhecido com o seu trabalho pelo próprio Doutor,consegue seu reconhecimento profissional mesmo não tendo cursado faculdade de medicina.

Raquel Pires disse...

O filme acima de tudo, mostra claramente a quebra de um paradigma quando Vivien Thomas,
um marceneiro negro sem formação acadêmica, inicia uma rotina de pesquisas ao lado de
Alfred Blalock em busca de novas técnicas para cirurgias de coração. Thomas, desprovido
de qualquer conhecimento científico estudado por um médico formado, utiliza de seu
conhecimento empírico em suas pesquisas e realizações.E é através de seu conhecimento
empírico, que acaba por adquirir conhecimento científico, e ao longo do filme conseguir
de uma certa forma um reconhecimento geral.

esboço.com disse...

o filme e extremamente interessante e aborda o conhecimento de uma forma muito clara,mas os dois aspectos do conhecimento que me chamaram a atenção são o empírico e o racional,pois a maior parte do tempo e ele que e empregado nos experimentos feitos por thomas e blalock,e o conhecimento racional fica evidente em cada experiência por eles realizadas,acarretando na quebra de varios paradigmas,ex. na cena em que diziam não toquem no coração, o medico e seu fiel aprendiz atraves do conhecimento quebraram paradigmas e provaram que era possivél sim.

Josiane disse...

O filme mostra o encontro do conhecimento empírico através do jovem auxiliar (Vivien)com o conhecimento cientifico do (Dr.Blalock). Que ao realiza a cirurgia instruido pelo seu auxiliar quebra um paradigma da época.Pois a cirurgia era a primeira cirurgia de coração infantil realizada no mundo, e o seu auxiliar era um negro.

Josiane G. de Souza

Daynid disse...

O filme dado foi uma excelente abordagem aos temas que temos visto em aula, a começar pelo senso comum daquela época em que os negros não teriam tal conhecimento por viver em uma sociedade cega pelo preconceito onde Thomas através do conhecimento empírico e racional adquirido ao longo de sua vida e parte dele com o DR. Blalock quebrou de vez o paradigma que impossibilitava o sucesso da cirurgia. Que por fim foi um grande avanço até hoje na medicina.

Daynid Pereira Aguiar Nobre.

Anônimo disse...

O filme "Quase Deuses" tem em seu papel principal o jovem Vivien Thomas e o renomado cirurgião Alfred Blalock.
Tendo como aspectos a destacar: a realização da primeira cirurgia de coração, onde os pensamentos como modelo a ser seguido serviram como critério de verdade e validação. O paradigma foi adotado pensando no bem de todos. Foi adquirido também por experiências que vivenciaram no aspecto científico diante do fato que obteram a conclusão e a realização do pretendido.
O conhecimento empírico relacionado ao filme se direciona ao fato de que mesmo não sendo formado em medicina ( Vivien Thomas), detinha de conhecimento, aquele que não precisa de comprovação científica. O fato dele saber e pronto, não precisar de comprovação.
Já o conhecimento racional só é validado quando tem a comprovação do que foi realizado, onde puzeram questões diante deles a fim de encontrar respostas que se aproximam do mais real e concreto possivel.

Att, Paula Nogueira

Debora Meireles disse...

Duas pessoas completamente diferentes tanto em classe social quanto em cor,que irão ,jntas,quebrar alguns paradgmas.
Acho que o foco do filme é questão da Segregação Racial.Naquela época,os negros eram discriminados,separados como raça inferior e viviam numa liberdade escravizada,eram tratados como lixo,eram marginalizados,Não podiam freqüentar ambientes destinados à elite branca,nem mesmo as instituições públicas.
O Dr. Vivien Thomas,nunca cursou medicina,mas ainda sim,com determinação ele mudou o rumo das pesquisas sobre cirurgia cardíaca e orientou vários médicos na realizacão dessas cirurgias,pelo q entendí das aulas,é nesse fato que está o conhecimento empírico,pois ele aprendeu experimentando,mesmo sem ter o conhecimento científico.

Conceição Sampaio disse...

O filme se passa numa época em que o racismo era predominante, retratando a história de vida e luta de um negro que apesar de sua situação financeira precária aspirava fazer medicina.O conhecimento empírico, veio atráves das experiências do jovem Vívien nas pesquisas com cães a qual desenvolve uma técnica revolucionária para cirurgia do coração.O paradígma está na impossibilidade da realização de cirurgias cardíacas o qual é quebrado com sua realização

Anônimo disse...

Particularmente achei o filme muito emocionante, e fica bem claro que há uma quebra de paradigma onde a cada experiência que vivenciaram(Vivien Thomas e Dr. Blalock) obtiveram a conclusão e realização do que pretendiam, ex.: A PRIMEIRA CIRURGIA DE CORAÇÃO.
Em relação ao conhecimento empírico, no filme é mostrado que mesmo Thomas não sendo formado em uma Faculdade de Medicina, ele possuía conhecimentos, onde não precisava de comprovação cientifica; e a racional só era válida quando há a comprovação do que foi realizado, e quando as respostas se aproximam do mais CONCRETO e REAL.

Daniela Moraes Duarte

Bruna Moraes disse...

O filme mostra a relação entre o conhecimento empírico e científico.No momento em que Vivien se une ao Dr.Blalock são quebrados muitos paradigmas,pois Vivien além de não ter formação científica,era negro(ressaltando que a sociedade dela época era muito preconceituosa)e ele também era de uma classe social inferior.Porém o seu conhecimento empírico surpreende podendo assim auxiliar o conhecimento científico do Dr.Blalock.A quebra de paradigmas,o conhecimento empírico em relação com o científico são os aspectos que ligam o link com a disciplina.

Anônimo disse...

O link do filme com a disciplina de Oficina do Conhecimento se dá no fato de Thomas, um simples marceneiro ser tonar um grande conhecedor em medicina que ele tanto adimirava, através do conhecimento empirico com as experiências vividas no laboratório do Dr.Blalok. Experiências essas que o levaram a outra questão também relacionada à disciplina, a quebra de paradigma, quando pela primeira vez foi realizada uma cirurgia cardíaca. E nas circunstâncias de Thomas , negro, pobre e sem um diploma em medicina, essa quebra de paradigma se torna muito maior.

Natália Ferreira Marcelino.

Priscilla Lima Marinho Hosken disse...

O filme que mostra a história real de Vivien Thomas,um faxineiro,que tinha o dom da medicina,que foi revelado pelas mãos do Dr.Alfred Blalock.Vivien tinha o conhecimento empírico no qual adquirimos no decorrer do dia a dia.Feito por tentativas e erros.
Através do desenvolvimento dos conhecimentos de Vivien,cria-se um paradigma a ser seguido,ou seja,uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo.Porém,Vivien não pode mostrar seu conhecimento,pois não é médico e além disso é negro em uma época em que o preconceito era muito grande e com isso Dr.Alfred Blalock,mostra a revolução na cirurgia,mas somente com o apoio de Vivien.

Cleide Carla disse...

O filme é muito interressante, pela forma como ele derruba alguns paradigmas existentes em uma sociedade racista e mesquinha, onde negros e pobres, não podiam ser ou sonhar ser como o branco, que tem o melhor estudo e o melhor trabalho. Ele uni dois homens de raças diferentes, classes diferentes e educação diferente, mas que tinham dentro de si um dom, que os impulsionavam a ir alé de um conhecimento racional (paupável) eos levou a experimentar e tentar coisas novas, tidas como impossíveis.

ANA PAULA MOREIRA disse...

Houve quebra de paradigma a partir do momento que doutor Alfred Blalock,um médico branco permitiu que vivien thomas, alvo de preconceito na época por ser negro, pudesse trabalhar com ele em pesquisas relacionadas a medicina.A partir daí vivien foi adquirindo conhecimento e depois pode coloca-los em prática,o que é chamado de conhecimento empirico.O conhecimento racional veio através da cirurgia do coração.

ANA MARIA F.S. disse...

ANA MARIA:O filme é muito interessante,intrigante,pois trata de varias questões como:o racísmo,tão forte nessa época, e que permance nos dias de hoje,mostra a perceverança como base para se chegar ao um objetivo,ou solucionar determinada questão demosntrando o conhecimento racional.Mas o foco está,na quebra de paradigmas,contrariando o senso comum,apresentado pelo corpo de médicos do hospital universitário que não acreditavam ser possível operar um coração,e o conhecimento empírico que está bem nítido no fato do personagem VIVIAM,que sem ter cursado uma universidade,foi adquirindo conhecimento através de suas experiências no dia-a-dia no laboratório, onde de faxineiro passou a pesquisador,participando e realizando vários experimentos e cirurgias,e se tornou médico,contrarindo mais uma vez o senso comum.

Unknown disse...

O Thomas através do conhecimento empírico que foi a observação com o dr blalock ele pode aprender e pelas pesquisa o conhecimento racional eles vivian e o dr blalock devolveram um progresso para medicina .Uma quebra de paradigma foi no momento que Vivien mesmo nunca ter cursado graduação medicina ele se torno um grande mestre na profissão

Lailiane disse...

O filme nos mostra que através das experiências feitas pelo Vivien e o dr Blalock,apesar de o primeiro não ser formado em medicina, se fez uma grande descoberta através da observação,utilizando o conhecimento empirico.

Anônimo disse...

No filme, blalock enquanto médico perquisador,representa o conhecimento racional, desenvolvendo pesquisas para formar conhecimento. Já o personagem de Vivien representa o conhecimento empírico.
Quando blalock torna-se cirurgião chefe da universidade e juntamente com Vivien aceitam o desafio de encontrar a cura para a doença dos bebês azuis, mas para isso enfrentam o paradigma de que não era possível fazer cirurgias cardíacas. por fim eles invalidam esse paradigma.

Cristiane Araújo

Unknown disse...

Há no filme o encontro do conhecimento empirico através do Vivien com o conhecimento cientifico através do Dr.Blaloc), que com seus anos de estudo, tinha um conhecimento sobre a medicina, havia também a questão do preconceito com o senso comum, onde numa sociedade pré-conceituosa um negro não poderia ser medico.

Unknown disse...

O Flime mostra uma história muito interessante, uma total quebra de paradigmas, pois naquela época era muito dificil um negro ter prestigio, e Vivien Thomas mostrou aos poucos que usando o conhecimento , se tornou uma pessoa muito importante na medicina, na area cardiaca.

Ketelin Lima

Flávia Fernandes disse...

QUASE DEUSES:
Vivian Thomas trabalhava em um hospital como faxineiro ele conseguiu o emprego com a ajuda do medico pesquisador Alfred Blalock.Alfred foi uma inpiração para Thomas que começou a ler os livros de medicina que havia no hospital.Com o passar do tempo Alfred descobre a inteligência de Thomas e o torna seu auxiliar,os dois conseguem uma nova tecnica para realizar cirurgias para o coração.Mas só quem recebe o merito da descoberta é Alfred,mas depois de muito tempo Alfred,revela o verdadeiro responsável pela descoberta Vivian Thomas.
Esse filme trás a questão do conhecimento impírico que seria o Thomas que obteve seu conhecimento atravez da leitura e de sua experiência como auxiliar e o racional seria Alfred,ha também a quebra de paradigmas existentes na época uma delas que seria a realização da cirurgia.

Denise Abreu disse...

Dr. Blalock através do conhecimento empírico e de suas experiências observou em Vivian Thomas que ele teria capacidade de realizar pesquizas para cirurgias na área cardíaca. Thomas, com interesse de ingressar numa faculdade de medicina, aprofundou-se em muitos livros. E a cirurgia foi um sucesso, através do Vivian Thomas.

Denise Abreu

Ana Paula Cardoso disse...

O filme apresenta claramento o conhecimento racional (através do Dr. Blalock) e do conhecimento empirico (através de Vivian). Apesar do conhecimento empirico do Vivian não ser reconhecido por muitos,pois ele não era um medico formado. No momento que o Dr. Blalock pede a ajuda de Vivien durante a primeira cirugia cardiaca e a cirurgia é um sucesso, ocorre a quebra desse paradigma. Que é totalmente reconhecido ao final do filme.

Unknown disse...

O filme quase Deuses mostra o confronto entre o conhecimento empírico e cintífico, empírico pelo Vivian que é chamado para trabalhar como faxineiro em um hospital, mas com seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida é capaz de fazer algo que só um médico com uma grande carga de estudos poderia fazer, e o cintífico atráves do Dr. Blalock e também pelo Viven com a descoberta de uma cirurgia cardica que poderia salvar vidas como foi feito com aquela criança que sobreviveu graças a essa descoberta.Mas também mostra a quebra de vários paradigmas primeiro por Viven não ter estudos mas fazer uma grande descoberta na área da medicina e por ser negro e tornar-se médico.

Maria Estela

Vânia Rosário disse...

vania Rosário
O referente filme aborda de forma sistemática a quebra de paradigmas,amplindo assim a relação do homem com o desconhecido,em que o conhecimento empiríco supera o conhecimento teórico .

Elaine C Rosa disse...

O filme relata o encontro do conhecimento empirico com o conhecimento cientifico,quando o jovem Vivian passa a trabalhar como assistente de Dr.Blalock que passa a acreditar nas experiências deste jovem.E há a quebra de paradgma quando este passa a depositar toda a confiança na ousadia deste jovem que nunca havia estudado para a pratica da medicina que com seus simples conhecimento empirico descobre a tão importante cirurgia cardiaca.

Unknown disse...

Apenas com o uso do conhecimento empírico Vivien junto ao doutor Blalock, detentor do conhecimento racional , conseguem quebrar o paradigma, que seria a realização eficaz da cirurgia do coração.

Karen Alves de Oliveira disse...

O filme “Quase Deuses” mostra o conhecimento através da observação, conhecimento empírico . Vivien Thomas mostra uma quebra de paradigma quando começa a trabalhar com o Dr Blalock se mostra bastante interessado, começa a estudar medicina e pesquisar junto com o Dr Blalock, através de experiências, curas para doenças terminais.

Daniele Oliveira Vieira disse...

O filme retrata como o conhecimento empirico e o conhecimento cientifico se contrapõe e causa rupturas em alguns paradgmas impostos pela sociedade.A ruptura acontece quando Vivian,considerado leigo em medicina descobre a cura de uma doença rara,somente atráves do conhecimento empirico é convidado pelo seuchefe que é medico-cirurgiao a realizar a operação em seu lugar,rompendo totalmente com os paradgmas tradicionais impostos pela sociedade