domingo, 12 de dezembro de 2010

Sistematização da Prática

ATENÇÃO:
EXERCÍCIO APENAS PARA OS ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM O SEMINÁRIO
(ENTREGAR IMPRESSO EM 2 LAUDAS)
DATA DA ENTREGA: 15/12/2010 - 4ª FEIRA

Ao falarmos sobre Sistematização da Prática do Assistente Social, devemos considerar alguns aspectos:


1ª) A grande dificuldade que alunos e profissionais de Serviço Social têm no sentido de explorar os instrumentos e as técnicas, essênciais para o desenvolvimento de sua prática.

2ª) A prática profissional não está descolada da história da profissão, por este motivo, a mesma deve ser sempre revisitada e mais do que isso, repensada, afim de superar os desafios existentes no âmbito da profissão.

3ª) Ampliação do debate teórico-metodológico do Serviço Social no interior da tradição marxista.

4ª) Nenhuma técnica se define fora de um contexto histórico e de uma opção teórico-metodológica.

A partir das diversas experiências de estágio, verificamos que o campo de atuação profissional é regido por distintos interesses e que exigem do profissional um posicionamento a fim de que as demandas que lhes são apresentadas sejam superadas.
Alguns aspectos presentes no espaço profissional se apresetam como limites ou possibilidades para a atuação:

- Burocratização
- Fatalismo x Messianismo
- Precariedade
- Pragmatismo
- Correlação de Forças

Apresente, a partir do exposto e de outros comentários realizados em sala de aula, as suas considerações sobre a importância da Sistematização da Prática para o Assistente Social não perdendo de vista os limites e as possibilidades apresentadas pelo espaço de atuação como desafios para o profissional.




4 comentários:

Unknown disse...

Profª Maria Dalva,
Boa noite!!
gostaria de enviar-lhe um e-mail, mas não tenho o seu e-mail pessoal.
é que eu gostaria de justificar a minha falta de amanhã, dia 16 de Dezembro, já que estive na última quinta-feira na faculdade para a aula e lá soube que a senhora havia avisado que não haveria aula, mas eu não poderei comparecer nessa aula de amanhã, porque estou trabalhando e só saio do Centro do Rio ás 17 horas!! Então gostaria de que se fosse possível, a senhora enviasse para meu e-mail a minha nota final. Meu e-mail: elanie20rj@hotmail.com / elainesilva@id.uff.br
Desde já,
Agradeço!
Elaine Aparecida da Silva.

Unknown disse...

Professora quero saber qual foi minha nota em sistematização, eu tinha te explicado que ontem nao daria pra ir na sua aula. Vo deixar meu e-mail, a senhora pode mandar a nota pro meu e-mail se preferir. a_p_medeiros@ig.com.br

Unknown disse...

Dalva,
vc poderia mandar a minha nota por email?
Att,
Alline
allinefcamacho@yahoo.com.br

LILIAN MENDES disse...

Professora Dalva, fiz a disciplina sistematizacao no 2 semestre de 2010 e ate agora fiquei sem nota no iduff, eu entreguei todos os trabalhos, fui frequente as aulas e apresentei o seminario final... meu e-mail e lilianmendes2@yahoo.com.br
por favor veja para mim pois dependo desta nota eh meu ultimo periodo na uff e preciso me formar...
obrigada,
beijos,
lilian