sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Introdução ao Serviço Social


TURMA DE SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ E NOITE


Olá, alunos da turma de Introdução ao Serviço Social! Como combinado, segue abaixo o ESTUDO DIRIGIDO para ser respondido. Antes, seguem algumas orientações:

1 - O questionário deverá ser respondido até o dia 26/09/2012. Não serão consideradas respostas postadas após esta data.

2 - As respostas deverão ser postadas no próprio blog, apenas para fixação dos conteúdos trabalhados em sala, portanto, não há necessidade de verificar a resposta do (s) colega (s)!!!

3 - Para fazerem jus à pontuação (0,5), todas as perguntas deverão ser respondidas.



Introdução ao Serviço Social
Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Texto: “A natureza do Serviço Social: Um ensaio sobre sua gênese, a ‘especificidade’ e sua reprodução” – Carlos Montaño
2 – Texto: “Introdução ao Trabalho Social” – Ezequiel Ander-Egg

Questões:
1 – “Os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se ‘debatem’ em torno de duas concepções, duas teses sobre a natureza e o processo da gênese do Serviço Social” (MONTAÑO, 2007: 17).
De acordo com Montaño, cite as duas teses mencionadas acima e explique as diferentes visões presentes em uma delas. As duas teses mencionadas são complementares ou contraditórias? Por quê?
2 – Explique a (s) teoria (s) em torno da profissão defendida pelos autores da década de 1970.
3 – Explique a (s) teoria (s) em torno da profissão defendida pelos autores da década de 1980.
4 – Explique a (s) teoria (s) em torno da profissão defendida pelos autores da década de 1990.
5 – Embora participem da mesma perspectiva, quais os aspectos que diferenciam os diversos autores?
6 – Como podemos compreender a postura dos autores endogenistas?
7 – Quais são os setores, segundo a terminologia europeia, que seriam de prestação de serviços sociais pessoais, segundo EGG (1995: 26)?
8 – Explique, de acordo com as colocações de EGG (1995: 31), como se dá a atuação do “trabalhador social” na área da moradia.
9 – “Se observarmos o conjunto de órgãos ou agências de prestação de serviços sociais, iremos constatar que a imensa maioria dos profissionais trabalha em instituições públicas” EGG (1995: 22).
De acordo com o autor, este cenário vem sendo alterado nos últimos anos. Explique o motivo e quais os aspectos que acarretaram estas transformações.
10 - Explique, de acordo com as colocações de EGG (1995: 27), como se dá a atuação do “trabalhador social” na área da saúde.
11 – De acordo com EGG (1995: 29), qual deve ser a postura assumida pelo “trabalhador social” na área da saúde? Por que?
12 – Aponte três aspectos no texto de EGG (1995) que nos possibilitam identifica-lo como um autor endogenista.

Bom trabalho para todos (as)!

Profª M. Dalva Casimiro
Curso Serviço Social - UCAM


52 comentários:

CECI disse...

SEGUE RESPOSTAS:
1)PERSPECTIVA ENDÓGENA E PERSPECTIVAS HISTÓRICO-CRÍTICA /PERSPECTIVA ENDÓGENA:EVOLUÇÃO,ORGANIZAÇÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DAS FORMAS ANTERIORES DE AJUDA,CARIDADE E FILANTROPIA.PERSPECTIVAS HISTÓRICO-CRÍTICA:A PROFISSÃO É ENTENDIDA COMO SUBPRODUTO DA SÍNTESE DOS PROJETOS POLÍTICOS ECONÔMICOS OU ELEMENTO QUE PARTICIPA DA REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE CLASSES SOCIAS E DA CONTRADIÇÃO NELAS EXISTENTES .

2)HERMAN KRUSE(1972)SERVIÇO SOCIAL
:PRÁTICA COMO FONTE DE TEORIAS. TEORIAS.TEORIA E PRÁTICA UMA TRANSFORMA A OUTRA.
EZEQUIEL ANDER-EGG:(1975)ESTABELECE DISTINÇÕES: ASS.SOCIAL (AÇÃO/ AJUDA BENÉFICA)-SER.SOCIAL PROFISSÃO/PARAMÉDICOS,PARAJURÍDICO,TECNOCRÁTICA; TRABALHO SOCIAL.
BALBINA OTTONI:ENTENDI DE FORMA EQUIVOCADA SERVIÇO SOCIAL COMO FATO SOCIAL E INTERVENÇÃO DO HOMEM NO MUNDO.ALISTAMENTO,ELEIÇÕES,TIPO DE IMPOSTOS A FAZER.

3)NATÁLIO KISNERMAN(1980):TEM COMO OBJETIVO DE FAZER O POSITIVISMO COMO RELIGIÃO( RACIONALISMO);BORIS ALEX LIMA(1986):NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL. /INSTRUMENTAL PROFISSIONAL ( ETAPA PRÉ-TÉCNICA);PREPARAÇÃO PARA O PROFISSIONAL( ETAPA TÉCNICA)ONDE O MESMO SE PREPARA PROFISSIONALMENTE;SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ( ETAPA PRÉ-CIENTÍFICA)TENHO O INSTRUMENTO AGORA É SÓ COLOCAR NO PAPEL E ORGANIZAR MINHA PRÁTICA;TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL.TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL( ETAPA CIENTÍFICA)NOVAS TEORIAS E TEORIAS PRÓPRIAS .AUTOR ECLÉTICO.
JUAN BARREIX( 1986):CARIDADE EM NOME DE DEUS.ESTABELECE DIFERENÇA ENTRE:CARIDADE E FILANTROPIA.
CARIDADE:PRÁTICA DA BENEFICÊNCIA DE INSPIRAÇÃO RELIGIOSA.SAÍDA DO TEOCENTRISMO.
NORBERTO DE ALAYON(1980) PRÁTICA DA CARIDADE;REFERÊNCIA HERMANDAD DE LA SANTA CARIDAD,ORIGEM CATÓLICA ,PORÉM ADMINISTRADA PELO ESTADO.HOUVE PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO.
JOSÉ DE LUCENA DANTAS(1980):PERSPECTIVA DO SER.SOCIAL TRADICIONAL.ADOTA VÁRIAS ETAPAS LIGADAS AO MODELOS DE INTERVENÇÃO 1)MODELO ASSISTENCIAL:SURGE COM A CARIDADE TRADICIONAL;2)MODELO DE AJUSTAMENTO EXISTIU NO MOMENTO DE AJUDAR O INDIVÍDUO.3)MODELO DE DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS SOCIAIS.1)PRIMEIRA CORRENTE:SOCIAL E REVOLUCIONÁRIA.
2)PRIMEIRA CORRENTE:SOCIAL P/O DESENVOLVIMENTO(CIENTÍFICO).

4) GARCIA SALORD: AUTOR QUE MAIS SE APROXIMOU DA REALIDADE .É O ÚLTIMO AUTOR ENDÓGENO COM INTENÇÃO DE RUPTURA.SERVIÇO SOCIAL NASCEU NO SÉCULO XX. A)INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BENEFICÊNCIA PRIVADA,( FILANTROPIA / IGREJA CATÓLICA) MÚLTIPLAS FUNÇÕES DO ESTADO,FUNÇÃO ECONÔMICA E FUNÇÃO POLÍTICA.ESTADO DESEMPENHANDO FUNÇÃO DE BURGUESIA B)DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAS CRIAM INSTRUMENTOS DE TRABALHO.

5)CADA UM COM SUA PARTICULARIDADE.

6)NENHUM DOS AUTORES CONSIDERAVAM AS RELAÇÕES ENTRE AS CLASSES SOCIAS.

CECI disse...

SEGUE CONTINUAÇÃO DAS RESPOSTAS:(ceciconceicao@gmail.com)

7) BEM ESTAR SOCIAL DA FAMÍLIA,PROMOÇÃO E BEM ESTAR PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ,SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA E APOIO A TERCEIRA IDADE;PROMOÇÃO DA MULHER ,PARA A IGUALDADE NO ÂMBITO DA VIDA DOMÉSTICA E DA VIDA PÚBLICA.SERVIÇO PARA A JUVENTUDE ,PREVENÇÃO DA DELINQUÊNCIA JUVENIL;REABILITAÇÃO ;REINSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DEFICIENTES FÍSICOS , PSÍQUICOS E SENSORIAIS;INTEGRAÇÃO SOCIAL DE MARGINALIZADOS OU GRUPOS ESPECIAS.EX: EX DETENTO,IMIGRANTES ,DOENTES MENTAIS , ALCOÓLATRAS,DROGADOS , TRANSCENDENTES E EM SITUAÇÃO DE ALTO RISCO E ETC.

8)ATUA COMO LÍDER COMUNITÁRIO NA AJUDA MÚTUA(MULTIDÕES)OU DE ESFORÇO PRÓPRIO.

9)NOS ÚLTIMOS ANOS VEM OCORRENDO NOTÁVEL ACRÉSCIMO NA INCORPORAÇÃO DE TRABALHADORES SOCIAS AS NÃO ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE PRESTAM ESTE TIPO DE SERVIÇO.EX:NOVOS MOVIMENTOS SOCIAS E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO( ONGS).

10) ESTÁ INCORPORAÇÃO FOI REALIZADA ,PORÉM OFERECENDO AOS TRABALHADORES SOCIAS UM PAPEL SECUNDÁRIO E ACESSO DE MENOS AUXILIARES.

11)ASSUME A POSTURA DE CO-TERAPEUTAS.PORQUE O TRABALHO SOCIAL TEM UMA TAREFA A CUMPRIR NESTE SENTIDO ,NA MOTIVAÇÃO PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO.

12)EM ALGUNS PAÍSES EXISTE UMA EXPRESSÃO QUE ENGLOBA O TEMA TODO:" AGÊNCIA DE TRABALHO SOCIAL" OU "AGÊNCIA DE SERVIÇOS SOCIAIS".ESTA EXPRESSÃO DÁ O NOME A REPARTIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA ONDE O PESSOAL DE TRABALHO SOCIAL "OFERECE" "AJUDA" A PESSOAS,GRUPOS,ORGANIZAÇÕES E COMUNIDADES ,A FIM DE ORIENTAR UMA GESTÃO ,ASSESSORAR UMA AÇÃO,PRESTAR AJUDA MATERIAL,INFORMAR ,PLANEJAR ,ETC.

valesca disse...

Prezada,Segue as respostas do estudo dirigido.
1)As duas teses são: Perspectiva Endógena e Histórico Crítica.
A perspectiva endógena defende que o serviço social é uma organização de ajuda mutua, a evolução da filantropia da caridade e da lógica da ajuda.A histórico crítica é entendida como subproduto da síntese dos projetos políticos econômicos.
As duas teses tem conceitos distintos mas que se completam.
2)Herman Kruse(1972)serviço social-prática como fonte de teorias. Teoria e prática uma transforma a outra.
Ezequiel Ander-Egg:(1975)estabelece distinções: assistência social (ação/ ajuda benéfica)-serviço social profissão/paramédicos, parajurídico, tecnocrática; trabalho social.
Balbina Ottoni: entende o serviço social de forma equivocada, como fato social e intervenção do homem no mundo.
3)Natálio Kisnerman(1980):tem como objetivo de fazer o positivismo como religião( racionalismo);Boris Alex lima(1986):níveis de desenvolvimento do serviço social. /instrumental profissional ( etapa pré-técnica);preparação para o profissional( etapa técnica)onde o mesmo se prepara profissionalmente; sistematização e organização (etapa pré-científica) Juan Barreix( 1986):caridade em nome de Deus. estabelece diferença entre: caridade e filantropia.
Caridade: prática da beneficência de inspiração religiosa. Saída do teocentrismo.
4) Garcia Salord: Autor que mais se aproximou da realidade .É o último autor endógeno com intenção de ruptura. serviço social nasceu no século XX. a) Institucionalização da beneficência privada,( filantropia / igreja católica) múltiplas funções do estado, função econômica e função política. Estado desempenhando função de burguesia b)Desenvolvimento das ciências sociais criam instrumentos de trabalho.
5)Os aspectos que diferenciam os autores é o vínculo a determinada classe social, convicções e filiações políticas, referencias teóricos, ideologias.Todos tinham uma particularidade face a realidade social.

valesca disse...

CONTINUAÇÃO...
6)O serviço social era visto a partir dele mesmo, é uma profissão com autonomia histórica, tem uma visão particularista que parte da vontade do individuo de sistematizar as ações sociais.
7) Bem estar social da família ,promoção e bem estar para a infância e adolescência, serviço de assistência e apoio a terceira idade; promoção da mulher para a igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública; serviço para a juventude; prevenção da delinquência juvenil; reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais; integração social de marginalizados ou grupos com necessidades especiais. Ex - detentos, imigrantes ,doentes mentais, alcoólatras, drogados , transeuntes, coletivos em situação de alto risco e etc .Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.
8)Segundo Egg a atuação do trabalhados social na área da moradia se dava sem intervenção do estado,eram feitos mutirões em que os grupos colaboravam na tarefa de construção e o trabalho social intervinha ao longo do processo, em alguns casos o trabalho do assistente social continua após a construção das moradias, em trabalhos de estímulos comunitários.Também tinha os esforços próprios em que o trabalho do assistente social era mais limitado.
9)Ultimamente podemos observar um grande acréscimo na incorporação de assistentes sociais nas organizações não governamentais como creches, escolas privadas entre outros.
10)A atuação do trabalhador social na área da saúde se dá no momento em que começou-se a ver as doenças de pacientes não só como um problema fisico-biológico e sim como um resultante da relação do individuo com o meio em que vive.Fizeram a incorporação do trabalhador social mas ficaram com um papel secundário.
11) A postura deve ser de co-terapeuta, levando sempre em consideração que o trabalhador social não aconselha e nem conforta famílias, o objetivo é mostrar o caminho ao usuário afim de que seus problemas sejam sanados, na motivação para atingir os objetivos.
12)Na questão de moradia nos parece bem claro a visão de Egg como endogenista quando de refere que as pessoas deveriam se unir através da ajuda mutua.

Professora Maria Dalva, caso esteja algum entendimento muito fora do verdadeiro contexto deixo meu e-mail para esclarecimentos.
valescaantunesserra@ig.com.br

Rosiane disse...

Maravilhosa professora Maria Dalva,segue as respostas do estudo dirigido de Introdução ao Serviço Social.

01)As duas teses são: Perspectiva endógena e a Histórico-Crítica.
na perspectiva endógena, sendo o serviço social qualquer forma anterior de ajuda, caridade, filantropia, a profissão vista à partir de si mesma.

Na perspectiva Histórico Crítica, o serviço social ligado a formas de ajuda,organizadas e vinculadas a questões sociais.

São duas perspectivas antagônicas e são contraditórias porque as análises de cada autor de uma dessas perspectivas se desenvolveram em contexto e espaços temporários diferentes.

02)Defendiam a lógica da ajuda, com a intenção de ruptura na pós-revolução industrial, onde o serviço social deveria ser aplicado, ou vinculado somente as questões sociais.

03) Na década de 80 a origem do serviço social é remontada para o positivismo, no qual a profissão é identificada claramente como uma forma de ajuda sistemática de orientação protestante.negando como antecedentes da profissão todas as formas de ajuda não-sistemáticas.

04) A profissão do serviço social parte de uma vontade individual ou coletiva de sistematizar, organizar e profissionalizar as ações sociais,podendo assim ter uma certa autonomia em seu campo de atuação.

05) . O vínculo à determinada classe social.
. Convicções e filiações políticas
. Referenciais teóricos
. Ideologia - Projetos profissionais.

Rosiane disse...

Continuação das respostas do estudo dirigido.

06) O elemento central é a caridade, filantropia e a prática da lógica da ajuda, tem visões diferentes porém defendem a mesma teoria, apesar de serem participantes da intenção de ruptura.

07) . Bem estar da família
. Promoção e bem estar para a infância e a adolescência.
. Promoção da mulher, para a igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública.
. serviços para a juventude
. prevenção de delinquência juvenil
. reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais.
. integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais ex: ex.detento, imigrantes etc.
. Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.

08) O assistente social trabalha com planos de construção de moradias, mais com uma autoconstrução de ajuda mútua mutirão,atuando somente em adequar as famílias a utilizar do programa,traçar esse perfil e dando continuidade do trabalho de estímulo comunitário, mantendo com todos a preservação desses benefícios recebidos. Sem poder ter a autonomia direta de intervir, se aquela família deveria ou não ser beneficiada realmente. ficando assim com pés e mãos atadas.

09) O motivo pelo qual a profissão do assistente social vem ganhando força e espaço é que com o aumento das necessidades da população é preciso de mais profissionais na área não só como ajuda e sim para trabalhar (somar) em conjunto com essas entidades, a demanda esta aumentando e nas organizações não governamentais esse trabalho se torna mais forte e atuante de forma direta e dois motivos desse avanço são:

. o desenvolvimento dos novos movimentos sociais(de modo geral em punho progressista)
. a transferência ao setor privado de determinados serviços e prestações sociais, conforme sustentam(e praticam) certas correntes neo conservadoras.

10) O trabalhador social baseia-se no princípio das relações entre saúde e os fatores sociais, sendo encarregado de formular conceitos e gerar idéias para resolver o problema social de um determinado paciente, buscando prevenção com uma participação preventiva de uma comunidade.

Rosiane disse...

Continuação.

11) Visa proporcionar aos indivíduos um certo grau de autonomia quanto aos problemas de saúde, fazendo com que ele perceba que é uma peça importante para a sociedade, para a família , para o grupo.

Essa postura deve ser assumida porque todos nós devemos ser co-terapeutas, e o trabalho social tem uma tarefa a cumprir nesse sentido, na motivação para atingir esse objetivo.

12). Na área da saúde quando autor diz os assistentes sociais eram tidos como "ajudantes" capazes de controlarem o correto cumprimento do tratamento prescrito.
. Na área da moradia quando diz
organizar grupos para se ajudarem mutualmente na tarefa de construção de moradia.
.quando ele diz também que todos temos que ser co-terapeutas, no cumprimento de ajudar na motivação dos indivíduos para atingir seus objetivos.

Rosiane disse...

Professora,caso tenha alguma correção a ser feita,por favor envie para o meu e-mail annicosta3@hotmail.com

Obrigada,

Bjs.

Unknown disse...

1) Perspectiva Endógena e Perspectiva Histórico - Critica.

Endógena - A profissão é vista a partir de si mesma, o Serviço Social é visto como autônomo, se desvincula do real, defende que o S. S. nasceu da caridade. Os autores dessa perspectiva, não consideram o real como fundamento, casualidade e desenvolvimento da profissão. Nessa perspectiva os "atores", "protagonistas" são sempre singulares, individualistas. Não tem "atores" coletivos.

Histórico-Crítica - Essa perspectiva procura um novo caminho, surge em oposição à anterior. Ela diz que o estado toma pra si as respostas à "questão social". O assistente social segundo os autores, entende que o profissional desempenha um papel político, tendo uma função que não se explica por si mesmo, mas pela posição que este profissional ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.

São contraditórias, duas perspectivas opostas sobre a gênese do Serviço Social, elas foram criadas de tal maneira que constituem em teses alternativas e mutuamente excludentes. Na perspectiva endogenista destaca-se duas distinções de correntes, onde uma entende os “antecedentes” do Serviço Social como sendo qualquer forma anterior de ajuda, enquanto outra, histórico-crítica pensa os “antecedentes” apenas ligados às formas de ajuda organizadas e vinculados à “questão social” (pós-revolução industrial) “Intenção de ruptura”.

debora_cristine30@hotmail.com

Unknown disse...

2) Década de 70:

Herman Kruse defende que o S.S. podia ser entendido como uma tecnologia tinha como objetivo transformar a realidade, ele quer romper com os conceitos de são Tomaz de Aquino e São Vicente de Paula. Recupera uma distinção de Greenwood para definir as tendências do S.S.
Ele classificou dois tipos de ciências sociais: Ciências teóricas ou puras; Ciências aplicadas. O S.S. para ele era uma tecnologia, sua ação procurava a mudança.
Aplicação do conhecimento humano com aplicação de teorias (visão tradicional) e sua prática como fontes de teorias (visão reconceituada).

Ezequiel Ander Egg estabeleceu distinções entre:

Assistência Social - ação benéfico-assistencial.
Serviço Social - Profissão paramédica e/ou parajurídica, asséptica, tecnocrática e desenvolvimentalista.
Ander Egg diz que a atenção aos pobres (que surge nos ambientes cristãos) faz com que a assistência social que se organiza se assemelha aquela desenvolvida na Idade Média.
A "ousada" Balbina Ottoni Vieira, indaga sobre a profissão dizendo que, a lógica da ajuda vem desde o aparecimento dos seres humanos sobre a terra ela compreende o S. S. como Fato Social e intervenção do homem no mundo. Para ela tudo é forma de ajuda, tanto na caridade, filantropia ou no S. S. Um dos fatores que permitirão compreender o S. S. de hoje é o estudo das formas passadas de ajuda ao próximo da caridade e da filantropia.

3) Década de 80:

Natálio Kisnerman pretende compreender a história do S. S. avaliando seu próprio destino, remonta a origem da profissão ao positivismo de Comte. Ajuda sistemática da orientação protestante. Forma prática da sociologia. Ao contrário de Kruse, nega como antecedentes todas as formas de ajuda não sistemática. Kisnerman não consegue diferenciar uma prática assistencial benéfica de outra vinculada a uma estrutura. Ele não funda uma nova teoria, fica alienado. O movimento de reconceituação busca a sua superação.

Juan Barreix estabeleceu a diferença entre:

Caridade: Prática da beneficência de inspiração religiosa.
Filantropia: Ajuda humanitária não religiosa; Laicização da caridade (Laica).

Boris Alex Lima identifica quatro etapas:

A etapa pré-técnica (desenvolvimento dos métodos e instrumental profissional / transição da sociedade feudal à pré-industrial), a etapa técnica (nível de preparação profissional / passagem pré-industrial para indústria), a pré-científica (nível de sistematização e organização / a partir da 2ª guerra mundial) e a científica (nível de elaboração teórica do S. S. / a partir da reconceituação do S. S.).
Ele diz que a origem da profissão está associada às várias manifestações assumidas pela caridade e filantropia, tem uma visão mais estrutural em relação ao surgimento do S. S., porém, considera seu início na Idade Média.
Norberto Alayón está ligado à intenção de ruptura, toma como referência a Hermandade de la santa caridad (que dá atenção aos pobres), que mais tarde se torna a "sociedade beneficência" administrada pelo estado. Surge a profissão do Assistente Social.

José Lucena Dantas tem a visão tradicional, adota a idéia de etapas como intervenção. Modelo Assistencial, Modelo de Ajustamento, Modelo de Desenvolvimento e Mudança Social (dá origem a duas correntes) - 1ª que o S. S. Revolucionário (eminente político ideológico) 2ª que o S. S. para o desenvolvimento (eminentemente cientifico).

debora_cristine30@hotmail.com

Unknown disse...

4) Década de 90:

Garcia Salord diz que o S. S. nasce no séc. XX e vem de três elementos: A institucionalização da beneficência privada; A aplicação das funções do Estado, que cria e implementa as políticas sociais; Desenvolvimento das ciências sociais. Entende-se que a profissão é decorrente do exercício da caridade. Fazer o bem por amor a Deus (prática da caridade); Fazer o bem por amor ao homem (Princípio da filantropia). O S.S. é a profissionalização, organização e sistematização da caridade e da filantropia.

5) Os autores se diferenciam em relação ao seu vínculo a determinada classe social, suas convicções e filiações políticas, as suas teorias e ideologias aos seus projetos profissionais, eles se confrontam em questões que dizem respeito às concepções e posicionamentos diante da realidade social.

6) Essa postura endogenista pode ser compreendida a partir do momento em que todos co-participam de uma mesma visão: a profissão é vista a partir de si mesma. As análises desses autores, não consideram o real como fundamento, casualidade e desenvolvimento da profissão. As diferenças entre eles se tratando do social desaparecem quando todos tratam a profissão a partir de si mesma, perspectiva endógena. Nessa perspectiva, são sempre "atores", "protagonistas" singulares, individualistas. Não existem atores coletivos.

debora_cristine30@hotmail.com

Unknown disse...

7) Os setores de terminologia européia normalmente são:

Bem estar social da família; Promoção e bem estar para a infância e adolescência; Serviços de assistência e apoio à terceira idade; Promoção da mulher, para igualdade ao âmbito da vida doméstica e da vida pública; Serviços para a juventude; Prevenção da delinqüência juvenil; Reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais; Integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais: ex-detentos, imigrantes, doentes mentais, alcoólatras, drogados, transeuntes, coletivos em situação de alto risco, etc.; Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.

8) Depende do tipo de programa de habitação, na área de construção, a atuação se dá em forma de ajuda mútua, “mutirão”, ou esforço próprio. Eles têm planos de construção de moradias por administração e programas de melhoria, reparo e ampliação de moradias. As funções são variadas. Em alguns casos organizando grupos para se ajudarem mutuamente e outros o trabalho é mais individual, limitado. No mutirão eles se organizam de forma a dar atribuições aos trabalhadores, formam cooperativas designando tarefas. Após a construção dessas moradias existe um estímulo para manutenção de uma forma geral, tanto com a preservação de áreas, como manutenção de diversos tipos de instalações. Na construção de moradias por administração a função dos trabalhadores fica limitada à realização de estudos sócio-econômicos das famílias e muitas vezes não intervém nas famílias já assentadas.

9) O Estado que deveria atuar, está terceirizando o serviço. Essas transformações acontecem devido ao desenvolvimento dos novos movimentos sociais (de modo geral de cunho progressista) e a transferência ao setor privado de determinados serviços e prestações sociais, conforme sustentam (e praticam) certas correntes noeoconservadoras.

10) Se dá de forma a cumprirem um papel secundário e acessório de meros auxiliares. Pensando em incorporar um outro profissional para complementar o trabalho do médico e da enfermeira, para resolverem o que eles denominavam de “a dimensão social dos problemas da saúde”. Os trabalhadores sociais tiveram essa atribuição e eram chamados de visitadores sociais e lhes atribuíram funções de “braços estendidos” e “olhos alongados”.

11) A postura assumida deve ser a de proporcionar aos indivíduos certo grau de autonomia quanto aos problemas de saúde. Pressupõe-se que não há recuperação possível da saúde se a pessoa não faz algo para recuperá-la e se o meio não contribui para tal fim. O Trabalhador social tem que ser co-terapeutas no sentido de motivar e alcançar seus objetivos, sendo eles ao nível individual, familiar, grupal ou comunitário.

12) E algumas partes do texto ele cita a palavra “ajuda”; “prestar ajuda material”.

debora_cristine30@hotmail.com

Unknown disse...

Oi PROFESSORA SEGUE AI AS RESPOSTA
TURMA Da NOITE -ROSALINA
1)duas teses ,endódena e a historico critica .na endogena - esta legada a logica de caridade ,ajuda e a filantropia elas são contraditorias porque uma defende que a assistente social é caridade e ajuda e a outra a historico critica defende a divisão de clases socias.
2)esta na organização da caridade e da filantropia das damas da sociedade ,é colocada em aplicação os conhecimento já existente daquela época .
3) nega como antecedentes da profissão todas as forma de ajuda não sistematicas,e buscam a superação é uma forma de ajuda orientação protestante.
4)continuansustentando a tese de que a profissão decorre do exercicio da caridade.
5)clases socias, concções e filiações politicas ,projetos profissionais,referencias teóricas e ideologias.
6)pode ser compreendida com a coperação de todos com um mesmo objetivo ,a diferença desaparecem quando todos tratam a profissão como caridade,ajuda e filantropia.

Unknown disse...

continuação do questionario -Rosalina
7)bem estar da familia ,promoção e bem estar da infancia e adolecente ,promoção da mulher para igualdade no ambito da vida domestica e da vida publica ,serviço para juventude, prevenção da delinquencia juvenil,reabilitação reinserção e integração de deficiente fisicos ,integração social de marginalizados e grupos com necessidade especias ..etc..
8) existe dois tipos de programas de habitação nós quais os trabalhadores socias tiveram maior participação ;os de ajuda mutua ( mutirão) é organizado os grupos para se ajudarem um ao outro na tarefa da construção ,agora no do esforço proprio o trabalhador é mais individual e a ação do trabalhador social é bem limitada.
9)sim,mas nósultimos anos vem ocorrendo notavel acrescimo na incorporação de trabalhadores sociais as organizações não governamentais ,devido ao desenvolvimento dos novos movimentos sociais e a transferencia ao setor privado de determinado seviço e prestações sociais .
10)braços estendidos e olhos alongados ,foi esta atribuição dada as assistentes sociais ,que tinham como tarefa atender a dimensão dos problemas da saúde.
11)o trabalhador social na saúde visa a proporcionar ao individuos um certo grau de autonomia quanto ao problemas de saúde ,porque todos temos que ser coterapeuta e o trabalho social tem uma tarefa a cumprir nesse sentido na motivação para atingir esse objetivo.
12)quando ele fala da parte de moradia ,quando o texto fala do mutirão foi criada a cooperativa de individos ( ajuda) ,ai fica classificado como um texto endogenista.

* ESPERO QUE TENHA PREENCHIDO AS EXPEQUITATIVA ,BJS ROSALINA
EMAIL: ninajesus01@hotmail.com

janayna disse...

Questões:
1 – perspectiva endógena –qualquer forma anterior de ajuda e a outra pensa os “antecedentes” apenas ligados as formas ajuda organizadas e vinculadas à “questão social” . O Serviço Social é a a profissionalização, organização e sistematização da caridade.
– perspectiva histórico-crítica – enfoca o trabalho e o modo de produção capitalista como origem da profissão como se fosse um produto da síntese dos projetos políticos-econômicos que operam no desenvolvimento histórico, produzindo material.
2 – Herman Kruse (1972) Ciências Teórica ou Puras # Ciência Aplicadas. Aplicação do conhecimento humano.
Ezequiel Ander-Egg (1975)- Estabelece distinções entre: assistência social – serviço social e trabalho social.
3 – Natalio Kisnerman (1980) - Positivismo – nega como antecedentes da profissão toda as formas de ajuda não sistemáticas. Movimento de reconceituação. Negam o Serviço Social tradicional.
Norberto Alayon (1980) – Houve um processo de institucionalização das tarefas benéfico-assistenciais; surgimento da profissão e intenção de ruptura.
Boris Alex Lima (1986) – Etapa pré-técnica – etapa técnica – etapa pré-científica e etapa científica. Autor adota visão mais estrutural vinculada ao surgimento do Serviço Social, porém considera seu início na Idade Média.

janayna disse...

Juan Barreix (1986) - Caridade x Filantropia
4 – Garcia Salord – O Serviço Social nasce no sec XX e é decorrente de: institucionalização filantropica e caridade (beneficiência privada); atuação das igrejas e instituições filantrópicas (ações reconhecidas pelo Estado); a partir desse reconhecimento ações são ampliadas através de criação de políticas sociais através de estruturas e recursos humanos já existentes e surgimento de novas teorias(desenvolvimento das ciências sociais) que foram aplicadas a profissão ao longo do processo histórico. O autor tem uma intenção de ruptura. Acredita que a profissão vem da prática da caridade e segue o princípio da filantropia.
Prática da caridade – “Fazer o bem por amor a Deus.”
Principío da filantropia – “ Fazer o bem por amor ao homem.”
5 – Vínculo à determinada classe social; convicções e filiações políticas; referenciais teóricos; ideologia – projetos profissionais. (posicionamentos face a realidade social).
6 – com a postura de que o Serviço Social é uma profissão que tem como finalidade a caridade, o assistencialismo. ( Caridade x filantropia x lógica da ajuda).
7 – Bem estar social da família, promoção e bem estar para a infância e adolescência, para a mulher, para a juventude; prevenção da delinquência juvenil, reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais. Integração social de marginalizados, como ex-detentos, imigrantes, drogados, transeuntes e coletivos em situação de risco. Atuações em situações de emergência.
8 – de “ajuda mútua” (mutirão) e os de esforços próprios.
Mutirão – organizando grupos de ajuda mútua para construção de moradias. No outro o trabalho é mais individual e sua ação é bem mais limitada.

janayna disse...

9 – o desenvolvimento dos novos movimentos sociais e a transferência ao setor privado de alguns serviços e prestações sociais.
10 – como visitadores sociais com funções “ de braços estendidos” e “olhos alongados” dos médicos. Seriam como paramédicos.
11 – o trabalho social na saúde visa proporcionar aos indivíduos uma certa autonomia quanto aos problemas de saúde e que todas as Assistentes Sociais deve ser co-terapeuta e o trabalho social tem como tarefa motivar o indivíduo a atingir esse objetivo.
12 – ação benéfico-assistencial, profissão paramédica, parajurídica, tecnocrática e desenvolvimentista.



Janayna B. Ramos

janayna disse...

9 – o desenvolvimento dos novos movimentos sociais e a transferência ao setor privado de alguns serviços e prestações sociais.
10 – como visitadores sociais com funções “ de braços estendidos” e “olhos alongados” dos médicos. Seriam como paramédicos.
11 – o trabalho social na saúde visa proporcionar aos indivíduos uma certa autonomia quanto aos problemas de saúde e que todas as Assistentes Sociais deve ser co-terapeuta e o trabalho social tem como tarefa motivar o indivíduo a atingir esse objetivo.
12 – ação benéfico-assistencial, profissão paramédica, parajurídica, tecnocrática e desenvolvimentista.



Janayna B. Ramos

lilian rodrigues disse...

lilian rodrigues , Disse...

1)PERSPECTIVA ENDOGENA:É sustentada na evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, da caridade e da filantropia, vinculada a intervenção na “Questão Social”,através das damas de caridade emergentes na Igreja Católica, tendo como base da profissão as primeiras formas de ajuda.
PERSPECTIVA HISTORICO-CRITICA: Enfoca o trabalho e o modo de produção capitalista,como o berço da profissão, a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos político-econômico, e está situada na sociedade capitalista como um elemento que participa da produção das relações de classe e da contradição nelas existentes.
*As duas teses são contraditórias porque na endógena a profissão e vista a partir dela mesma, na qual o tratamento teórico conferido ao serviço social lhe permite uma autonomia histórica referente as classes. Na histórico-critica a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos políticos, e está situada na sociedade capitalista como um elemento que participa das relações de classes e das contradições nelas existentes.
2)HREMAN KRUSE(1972): Identifica um paradigma do serviço social na perspectiva que o coloca como aplicação de teorias, e outro naquele que situa sua pratica como fonte de teorias,pois sua ação provoca mudanças.
EZEQUIEL ANDER- EGG(1975):Estabelece distinções entre;
. Assist.Social; ação beneficio - assistencial
.Serviço Social; profissão paramédica,parajuridica, tecnocrática e desenvolvimentista.
.Trabalho Social;intervenção coscientizadora revolucionaria
BALBINA OTTONI VIEIRA(1977):Concede o serv.social como ajuda ou auxilio aos outros, independente das manifestações sociais, muito menos a relação capital/trabalho. Compreende o serviço social como fato social e intervenção do homem no mundo.

lilianrodriguesrio@yahoo.com.br

Anônimo disse...

3)NATALIO KISNERMAN(1980): A gênese do serviço social aparece identificada como forma de ajuda sistemática de orientação protestante, por outro lado como pratica da sociologia. Nega como antecedente da profissão todas as formas de ajuda não-sistematica (conj. de métodos,opinião ou teses sobre algo).
BORIS ALEX LIMA(1986):Segue critérios de graus/níveis de desenvolvimento do serviço social.
1°Desenv. Dos métodos e instrumental profissional-ETAPA PRÉ-TECNICA.
2°Nivel de preparação profissional- ETAPA TECNICA.
3° Nivel de preparação sistematização e organização-ETAPA PRE-CIENTIFICA.
4° Nivel de preparação elaboração teórica do serviço social-ETAPA CIENTIFICA.
O autor adota uma visão mais estrutural vinculada ao surgimento do serviço social, porem considera o seu inicio na Idade Média.

JUAN BARREIX(1986): Estabelece a diferença entre :
.CARIDADE- pratica da beneficência de inspiração religiosa.
.FILANTROPIA- ajuda humanitária não-religiosa .
NORBETO DE ALAYON(1980):Toma como referencia a “HERMANDAD DE LA SANTA CARIDAD”, sendo conferida a esta a atenção aos pobres. Passou a ser denominada, mais tarde como Sociedade de Beneficência administrada pelo estado.
JOSE LUCENA DANTAS(1980):Segue a perspectiva do serviço social tradicional, adota a idéia de etapas ligadas ao modelo de intervenção:
a)modelo assistencial
b)modelo ajustável
c)modelo de desenvolvimento e mudança social –da origem as duas correntes:
1ª corrente: serviço social revolucionaria - eminentemente político ideológico.
2ª corrente: serviço social para o desenvolvimento e eminentemente cientifico.
4)GARCIA SALORD(1990): o serviço social nasce no sec.xx e é decorrente de três elementos:
1°a institucionalização da beneficência privada;
2ªa aplicação das funções do estado , que cria implementa as políticas sociais;
3ªdesenvolvimento das ciências sociais(gera um campo privado de saberes teóricos e técnicos).
5)Classe social,convicções e filiações políticas, projetos profissionais, referencias teóricas e ideológicas.

lilian rodrigues disse...

6)Compreendemos que os autores endogenistas apóiam-se na idéia de evolução das primeiras formas de ajuda, desde a antiguidade ate a cientificidade da filantropia que da origem ao serv.social, eles colocam em evidencia a historia do serv. Social num evoluir sempre tranqüilo tendo o objetivo da coesão social no qual seus conhecimentos e experiências estão a serviço dos indivíduos, dos grupos e da sociedade.
7) . Bem estar da família
. Promoção e bem estar para a infância e a adolescência.
.serviço de assistência e apoio a terceira idade.
. Promoção da mulher, para a igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública.
. serviços para a juventude
. prevenção de delinqüência juvenil
. reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais.
. integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais ex: ex.detento, imigrantes etc.
. Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.
8)através de projetos de autoconstrução- ajuda mutua, mutirão ou esforço próprio.
9)Desenvolvimento dos novos movimentos sociais e a transferência ao setor privado de determinados serviços e prestações sociais.
10)A partir do momento que a saúde passou a ser considerada não apenas como problema fisio-biologico,mas sim dialética com o individuo no meio em que vive.
11)deve-se ter a postura de co-terapeuta,porque o trabalhador social tem a tarefa de cumprir nesse sentido, na motivação para que se atinja o objetivo.
12).moradia,saúde e co-terapeuta,na união das pessoas através da ajuda.

lilianrodriguesrio@yahoo.com.br

Unknown disse...

1)Perspectiva endógena e histórico-crítica. Endógena vê o serviço social como ajuda mutua, evolução da caridade da filantropia da logica da ajuda. Histórico-critica é entendida como produto da síntese dos projetos político-econômico. São distintas, porém, se completam. 2)Herman Krush (1972) Serviço social pratica como fonte de teorias. Teoria e prática, uma transforma a outra;Ander-egg (1975)estabelece distinções. Assistente social (ação, ajuda benéfica)Serviço social profissão(paramédicos , para jurídicos , tecnocrático trabalho social); Balbina Ottone entende o serviço social equivocadamente, vê o serviço social como fato social e intervenção do homem no mundo. 3) Natálio Kisnerman(1980):tem como objetivo de fazer o positivismo como religião( racionalismo);Boris Alex lima(1986):níveis de desenvolvimento do serviço social. /instrumental profissional ( etapa pré-técnica);preparação para o profissional( etapa técnica)onde o mesmo se prepara profissionalmente; sistematização e organização (etapa pré-científica) Juan Barreix( 1986):caridade em nome de Deus. estabelece diferença entre: caridade e filantropia. Caridade: prática da beneficência de inspiração religiosa. Saída do teocentrismo.4) Garcia Salord: Autor que mais se aproximou da realidade .É o último autor endógeno com intenção de ruptura. serviço social nasceu no século XX. 1º Institucionalização da beneficência privada,( filantropia / igreja católica) múltiplas funções do estado, função econômica e função política. (Estado desempenhando função de burguesia 2º Desenvolvimento das ciências sociais criam instrumentos de trabalho.

Unknown disse...

5) Os autores se diferenciam em relação ao seu vínculo a determinada classe social, suas convicções e filiações políticas, as suas teorias e ideologias aos seus projetos profissionais, eles se confrontam em questões que dizem respeito às concepções e posicionamentos diante da realidade social.6) a profissão é vista pelos autores a partir de si mesma. As análises desses autores, não consideram o real como fundamento, casualidade e desenvolvimento da profissão. As diferenças entre eles se tratando do social desaparecem quando todos tratam a profissão a partir de si mesma, perspectiva endógena. Nessa perspectiva, são sempre "atores", "protagonistas" singulares, individualistas. Não existem atores coletivos.7) Bem estar social da família; Promoção e bem estar para a infância e adolescência; Serviços de assistência e apoio à terceira idade; Promoção da mulher, para igualdade ao âmbito da vida doméstica e da vida pública; Serviços para a juventude; Prevenção da delinqüência juvenil; Reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais; Integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais: ex-detentos, imigrantes, doentes mentais, alcoólatras, drogados, transeuntes, coletivos em situação de alto risco, etc.; Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.8) Atua como líder comunitário na ajuda mutua ou esforço próprio. têm planos de construção de moradias por administração e programas de melhoria, reparo e ampliação de moradias. As funções são variadas. Em alguns casos organizando grupos para se ajudarem mutuamente e outros o trabalho é mais individual, limitado. No mutirão eles se organizam de forma a dar atribuições aos trabalhadores, formam cooperativas designando tarefas. Após a construção dessas moradias existe um estímulo para manutenção de uma forma geral, tanto com a preservação de áreas, como manutenção de diversos tipos de instalações. Na construção de moradias por administração a função dos trabalhadores fica limitada à realização de estudos sócio-econômicos das famílias e muitas vezes não intervém nas famílias já assentadas.

Unknown disse...

9)O crescimento na incorporação de trabalhadores sociais. O Estado que deveria atuar, está terceirizando o serviço. Essas transformações acontecem devido ao desenvolvimento dos novos movimentos sociais (de modo geral de cunho progressista) e a transferência ao setor privado de determinados serviços e prestações sociais, conforme sustentam (e praticam) certas correntes noeoconservadoras.10) Como visitadores sociais com funções “ de braços estendidos” e “olhos alongados” dos médicos. Seriam como paramédicos.11)Assume a postura de co-terapeuta. Porque o trabalho social tem uma tarefa a cumprir nesse sentido, na motivação para atingir esse objetivo.12) Na área da saúde quando autor diz os assistentes sociais eram tidos como "ajudantes" capazes de controlarem o correto cumprimento do tratamento prescrito. A) Na área da moradia quando diz organizar grupos para se ajudarem mutualmente na tarefa de construção de moradia. b)quando ele diz também que todos temos que ser co-terapeutas, no cumprimento de ajudar na motivação dos indivíduos para atingir seus objetivos.

Unknown disse...

Respostas: ROSEANE PAULINO DA SILVA PINTO,TURMA:NOITE

1-A primeira perspectiva endógena faz a evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, caridades e filantropia. A descoberta Arsenal heurístico e teórico-metodologico e extrapola a simples consideração sobre a gênese da profissão.
A segunda perspectiva histórico-crítico. enfoca o trabalho e o modo de produção capitalista como origem da profissão como se fosse um produto da síntese dos projetos políticos-econômicos que operam no desenvolvimento histórico, produzindo material.
– Herman Kruse (1972) Ciências Teórica ou Puras # Ciência Aplicadas. Aplicação do conhecimento humano.
Ezequiel Ander-Egg (1975)- Estabelece distinções entre: assistência social – serviço social e trabalho social.

2-Em 1975 foram estabelecidas e distinguidas as funções, assistência social é uma ação de benéficio-assistencial, serviço social é uma profissão de caracteres diferentes como paramédica, parajurídica, tecnocrática e desenvolvimento, o trabalho social tem intervenção conscientizadora revolucionária. podia ser entendido como uma tecnologia tinha como objetivo transformar a realidade, ele quer romper com os conceitos de são Tomaz de Aquino e São Vicente de Paula. Recupera uma distinção de Greenwood para definir as tendências do S.S.

3-NORBETO ALAYÓN EM 1980 toma como referencia a caridade, sendo conferida a esta a atenção aos pobres, passou a ser denominada, mais tarde, como sociedade beneficência administrada pelo estado. Houve um processo de institucionalização das tarefas. Juan Barreix estabeleceu a diferença entre:

Caridade: Prática da beneficência de inspiração religiosa.
Filantropia: Ajuda humanitária não religiosa; Laicização da caridade (Laica).

4-O serviço social nasce no século XX e é decorrente de três elementos, a institucionalização da beneficência privada, a aplicação das funções do estando, que cria e implementa as políticas sociais, desenvolvimento das ciências sociais. Geram um campo variado de saberem teóricos e técnicos, porém a profissão deriva do exercício da caridade.

Unknown disse...

5-Primeiro o ponto de vista de cada um, os aspectos são, histórico crítico e endógena que se associar protoformas. suas convicções e filiações políticas, as suas teorias e ideologias aos seus projetos profissionais, eles se confrontam em questões que dizem respeito às concepções e posicionamentos diante da realidade social.


6-a postura é a sustentada da evolução, organização e prossifionalização das formas anteriores de ajuda, da caridade filantropia, vinculada a intervenção na questão social. a profissão é vista a partir de si mesma. As análises desses autores, não consideram o real como fundamento, casualidade e desenvolvimento da profissão. As diferenças entre eles se tratando do social desaparecem quando todos tratam a profissão a partir de si mesma, perspectiva endógena.

7-Quando aos setores de serviço social são: bem-estar da família, bem-estar para infância e adolescência, serviço de assistência e apoio a terceira idade, serviço para juventude e etc. Prevenção da delinqüência juvenil; Reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais; Integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais: ex-detentos, imigrantes, doentes mentais, alcoólatras, drogados, transeuntes, coletivos em situação de alto risco, etc.; Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.

8-Ajuda mútua “mutirão” ou esforço próprio, no mutirão o trabalhador social intervém ao longo do processo de todos, do estudo de relação das famílias participantes, organização dos grupos para a construção das casas.

Unknown disse...

9-nos últimos anos vem ocorrendo notável acréscimo na incorporação de trabalhadores sociais as organizações não governamentais que prestam este tipo de serviço, esta tendência acentua-se em decorrência de duas outras tendências de caráter totalmente diferentes, surgidas nos últimos anos.

10-Eram chamados de meros auxiliares, com um papel secundário. )braços estendidos e olhos alongados ,foi esta atribuição dada as assistentes sociais ,que tinham como tarefa atender a dimensão dos problemas da saúde.

11--Atender ao problema da angustia de hospitalização que a internação produz em certas pessoas, todos temos que ser co-terapeutas. o trabalhador social na saúde visa a proporcionar ao individuos um certo grau de autonomia quanto ao problemas de saúde ,porque todos temos que ser coterapeuta e o trabalho social tem uma tarefa a cumprir nesse sentido na motivação para atingir esse objetivo.

12-Legitimação, gênese do serviço social e política do serviço social. )quando ele fala da parte de moradia ,quando o texto fala do mutirão foi criada a cooperativa de individos ( ajuda) ,ai fica classificado como um texto endogenista.

nanda disse...

Professora Dalva,
Bom tarde
Segue meu e mail: fernandaterrarj@hotmail.com para correções
Obrigado

1- Perspectiva Endógena e perspectiva histórico-critica
a-Na perspectiva Endógena –A origem do Serviço Social está relacionada á evolução organização e profissionalização da caridade e da filantropia damas da caridade (moças de família emergente) na igreja católica .

b-Pespectiva Histórico –Critica –Enfoca o trabalho e o modo de produção capitalista com berço da produção capitalista é entendida como o subproduto da síntese dos projetos políticos e econômico ou elemento que participa da reprodução de classes sócias.
São completamente contraditórias.


2- Na década de 70 defendia a lógica da ajuda, com intenção de ruptura na pós-revolução industrial, onde o serviço social deveria ser aplicado, ou vinculado somente questões sociais.

3-Na década de 80 a origem do serviço social e remontada para o positivismo onde a profissão era identificada como uma forma de ajuda sistemática de orientação protestante negando como antecedentes da profissão todas as formas de ajuda não sistemáticas.

4- Já na década de 90 a profissão do serviço social parte de uma vontade individual ou coletiva de sistematizar, organizar e profissionalizar as ações sócias, podendo assim ter certa autonomia em seu campo de atuação.

5- Os aspectos que diferenciam os autores é o vinculo a determinada classe social, convicções e filiações políticas, referencia teóricas ideológicas. Todos tinham uma particularidade face e realidade social.

nanda disse...

Continuação

6-O elemento central é a caridade, filantropia e a prática da lógica da ajuda têm visões diferentes, porém defendem a mesma teoria, apesar de serem participantes da intenção de ruptura.

7- Bem estar da família
Promoção e bem estar para a infância e a adolescência.
Promoção da mulher, para a igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública.
serviços para a juventude
prevenção de delinqüência juvenil
reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais.
integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais ex: ex.detento, imigrantes etc.
Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.

8-O assistente social trabalha como líder comunitário na ajuda (mútua) mutirão, esforço próprio, planos de construção de moradias por administração e programas de melhorias reparo e ampliação de moradia

9-Nos últimos anos vêm ocorrendo notável crescimento na incorporação de trabalhadores sociais as organizações não governamentais. Ex: processos de privatização de determinados serviços e prestação sócias e novas movimento sócias.

10-A incorporação foi realizada, porém oferecendo aos trabalhadores papel secundários e acessórios de meros auxiliares.

11-Proporcionar aos indivíduos um certo grau de autonomia quanto aos problemas de saúde, fazendo com que ele perceba que é uma peça importante para a sociedade, para a família, para o grupo.

Essa postura deve ser assumida porque todos nós devemos ser co-terapeutas, e o trabalho social tem uma tarefa a cumprir nesse sentido, na motivação para atingir esse objetivo.

12-. Na área da saúde quando autor cita os assistentes sociais eram tidos como "ajudantes" capazes de controlarem o correto cumprimento do tratamento prescrito.
. Na área da moradia quando diz que o assistente social trabalha como líder comunitário na ajuda (mútua) mutirão.
E quando o autor cita que o assistente social tem que ser co-terapeutas, no cumprimento de ajudar na motivação dos indivíduos para atingir seus objetivos.

Josilane Farias Pessoa disse...

1.
PERSPECTIVA ENDOGENA: Deu-se a origem do Serviço Social na evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, de caridade e da filantropia, vinculada a intervenção na “Questão Social”. As primeiras formas de ajuda encontram-se as obra de Tomas de Aquino e Vicente de Paula.
PERSPECTIVA HISTORICO-CRITICA: Intenção de ruptura – 1ª. Faze de reconciliação, “Antecedentes” apenas ligado às formas de ajuda, organizadas e vinculadas à “questão social” (Pós-Revolução Industrial).
*As duas teses são contraditórias porque na endógena a profissão e vista a partir dela mesma. Histórico-critica a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos políticos, e está situada na sociedade capitalista como um elemento que participa das relações de classes e das contradições nelas existentes.

2.
HREMAN KRUSE(1972): Identifica um paradigma do serviço social na perspectiva que o coloca como aplicação de teorias, e outro naquele que situa sua pratica como fonte de teorias,pois sua ação provoca mudanças.
EZEQUIEL ANDER- EGG(1975):Estabelece distinções entre;
. Assist.Social; ação beneficio - assistencial
.Serviço Social; profissão paramédica,parajuridica, tecnocrática e desenvolvimentista.
.Trabalho Social;intervenção coscientizadora revolucionaria
BALBINA OTTONI VIEIRA(1977):Concede o serv.social como ajuda ou auxilio aos outros, independente das manifestações sociais, muito menos a relação capital/trabalho. Compreende o serviço social como fato social e intervenção do homem no mundo.

3.
NATALIO KISNERMAN(1980): A gênese do serviço social aparece identificada como forma de ajuda sistemática de orientação protestante, por outro lado como pratica da sociologia. Nega como antecedente da profissão todas as formas de ajuda não-sistematica (conj. de métodos,opinião ou teses sobre algo).
BORIS ALEX LIMA(1986):Segue critérios de graus/níveis de desenvolvimento do serviço social.
1°Desenv. Dos métodos e instrumental profissional-ETAPA PRÉ-TECNICA.
2°Nivel de preparação profissional- ETAPA TECNICA.
3° Nivel de preparação sistematização e organização-ETAPA PRE-CIENTIFICA.
4° Nivel de preparação elaboração teórica do serviço social-ETAPA CIENTIFICA.
O autor adota uma visão mais estrutural vinculada ao surgimento do serviço social, porem considera o seu inicio na Idade Média.

JUAN BARREIX(1986): Estabelece a diferença entre :
.CARIDADE- pratica da beneficência de inspiração religiosa.
.FILANTROPIA- ajuda humanitária não-religiosa .
NORBETO DE ALAYON(1980):Toma como referencia a “HERMANDAD DE LA SANTA CARIDAD”, sendo conferida a esta a atenção aos pobres. Passou a ser denominada, mais tarde como Sociedade de Beneficência administrada pelo estado.
JOSE LUCENA DANTAS(1980):Segue a perspectiva do serviço social tradicional, adota a idéia de etapas ligadas ao modelo de intervenção:
Modelo assistencial, ajustável, modelo de desenvolvimento e mudança social –da origem as duas correntes.

Josilane Farias Pessoa disse...

4.
GARCIA SALORD(1990): o serviço social nasce no sec.xx e é decorrente de três elementos:
A institucionalização da beneficência privada; A aplicação das funções do estado , que cria implementa as políticas sociais; Desenvolvimento das ciências sociais(gera um campo privado de saberes teóricos e técnicos).

5.
Classe social,convicções e filiações políticas, projetos profissionais, referencias teóricas e ideológicas.

6.
Compreendemos que os autores endogenistas apóiam-se na idéia de evolução das primeiras formas de ajuda, desde a antiguidade. Evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, caridade e filantropia.

7.
Bem-estar social da família; promoção e bem estar para a infância e a adolescência; serviço de assistência e apoio à terceira idade; promoção da mulher, para igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública;serviço para juventude; prevenção da delinqüência juvenil; reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensórias.

8.
Através de projetos de autoconstrução- ajuda mutua, mutirão ou esforço próprio.

9.
Desenvolvimento dos novos movimentos sociais e a transferência ao setor privado de determinados serviços, cresce organizações não governamentais.

10.
A partir do momento que a saúde passou a ser considerada não apenas como problema fisio-biologico,mas sim dialética com o individuo no meio em que vive.

11.
Deve-se ter a postura de co-terapeuta, porque o trabalhador social tem a tarefa de cumprir nesse sentido, na motivação para que se atinja o objetivo, visa proporcionar grau de autonomia.

12.
Moradia, Saúde e Educação.


Josilane Farias Pessoa
lana16pessoa@hotmail.com

Anielle Silveira Francisco disse...

01 - As duas teses são: Perspectiva Endógena e Histórico Crítica.
A Endógena é sustentada caracteriza o serviço social como qualquer forma anterior de ajuda, filantropia e caridade.
A Histórico Crítica o profissional assume um papel político.
São contraditórias porque, na endógena visa a profissão a partir dela mesma, na histórico critica, está ligado a sociedade capitalista, participando das relações de classes e das contradições nelas existentes
02 – Hermam Kruse (19720
Identifica um paradigma do serviço social na perspectiva que o coloca como aplicação de teorias e outro naquela que situa sua pratica como fonte de teorias.
Ezequiel Ander-Egg (1975)
Estabelece distinção entre assistência social como uma ação benéfico-assistencial, O Serviço Social como uma profissão paramédica e/ou parajurídica, asséptica, tecnocrática e desenvolvimentista, como intervenção conscientizadora revolucionária.
03 – Natálio Kisnermam (1980)
Remonta a origem da profissão ao positivismo de Comte, ajuda sistemática de orientação protestante ou como forma prática da sociologia. Ao contrário de Kruse, negando como antecedentes da profissão todas as formas de ajuda não sistemática. Esquematizou uma suposta perspectiva dialética.
Boris Alexislima (1986)
Ele aceita como valida e evidenciada afirmação de que a origem está associada as múltiplas manifestações assumidas pela caridade e pela filantropia. Encontra-se ligada aos chamados “precursores do trabalho social”, aos quais elaboram as primitivas formas de caridade e filantropia no nascente capitalismo

Anielle Silveira Francisco disse...

04 –Garcia Salord (1990)
Avança na consideração da gênesis do serviço social ao situar seu nascimento no séc. XX é decorrente de 03 elementos: 1- a institucionalização da beneficência privada; 2- a ampliação das funções do Estado (cria um espaço ocupacional e legitima da profissão sob a condição de assalariado e com um signo ideológico; 03- desenvolvimento das ciências sociais (campo diversificado de saberes teórico e técnicos).

05 – Vínculo à determinada classe social; convicções e filiações políticas; referenciais teóricos; ideologia – projetos profissionais. (posicionamentos face a realidade social).

06 – O serviço social tem como finalidade a caridade, filantropia e a prática da ajuda e o assistencialismo. Mesmo com visões diferentes defendem uma mesma teoria.

Anielle Silveira Francisco disse...

07 –
-Bem estar social;
-Promoção e bem estar para a infância e a adolescência;
-Serviço de assistência e apoio a terceira idade;
-Promoção da mulher, para a igualdade na âmbito da vida doméstica e da vida pública;
-Serviço para a juventude;
-Prevenção da delinqüência juvenil;
-Reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais ;
-Integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais: ex detento, imigrantes, doentes mentais, alcoólicos, drogados, transeuntes, coletivos em situação de alto risco;
-Atuações em situações de emergência social ou de catástrofe.

08 - O de ajuda mútua (mutirão) e o de esforço próprio. No primeiro, organizando grupos para se ajudarem mutuamente na tarefa de construção de moradia, no outro o trabalho é individual e a ação do profissional é mais limitada.

09- Nos últimos anos vem ocorrendo notável acréscimo na incorporação de trabalhadores sociais às organizações não governamentais que prestam esse tipo de serviço. O desenvolvimento dos novos movimentos sociais e a transferência ao setor privado de alguns serviços e prestações sociais.

Anielle Silveira Francisco disse...

10 – Chamaram-nos de visitadores sociais e lhe atribuíram funções de “braços estendidos” e “olhos alongados” dos médicos para atingir a residência dos pacientes.

11- Visa proporcionar aos indivíduos um certo grau de autonomia quanto aos problemas de saúde. Não há recuperação possível da saúde se a pessoa não faz algo para recuperá-la e se o meio não contribui para o tal fim. Todos temos que ser co-terapeutas e temos uma tarefa a cumprir nesse sentido, na motivação para atingir esse objetivo.


12- Em algumas frases ele cita a palavra “ajuda”, “ajudantes”, “prestar ajuda Material”

Unknown disse...

RESPOSTAS DA ALUNA: ANA PAULA DA SILVA SOUZA

1)ENDÓGENA/É SUSTENTADA NA EVOLUÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DAS FORMAS “ANTERIORES”DE AJUDA, CARIDADE E FILANTROPIA. O S.S TRADICIONAL “ANTECEDENTES” COMO SENDO QUALQUER FORMA ANTERIOR DE AJUDA, DATADA DA IDADE MÉDIA/ ORIGEM DA HISTORIA.
HISTORICO-CRÍTICO/INTENÇÃO DE RUPTURA- 1° FASE DE RECONCEITUAÇÃO.”ANTECEDENTES” APENAS LIGADO ÁS FORMAS DE AJUDA, ORGANIZADAS E VINCULADAS Á “QUESTÃO SOCIAL”(PÓS-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
COMPLEMENTARES PORQUE AS DUAS TESES DEFENDE O S.S COMO AJUDA.
2) )HERMAN KRUSE(1972)SERVIÇO SOCIAL
:PRÁTICA COMO FONTE DE TEORIAS. TEORIAS.TEORIA E PRÁTICA UMA TRANSFORMA A OUTRA.
EZEQUIEL ANDER-EGG:(1975)ESTABELECE DISTINÇÕES: ASS.SOCIAL (AÇÃO/ AJUDA BENÉFICA)-SER.SOCIAL PROFISSÃO/PARAMÉDICOS,PARAJURÍDICO,TECNOCRÁTICA; TRABALHO SOCIAL.
BALBINA OTTONI:ENTENDI DE FORMA EQUIVOCADA SERVIÇO SOCIAL COMO FATO SOCIAL E INTERVENÇÃO DO HOMEM NO MUNDO.ALISTAMENTO,ELEIÇÕES,TIPO DE IMPOSTOS A FAZER.
3) NATÁLIO KISNERMAN(1980):TEM COMO OBJETIVO DE FAZER O POSITIVISMO COMO RELIGIÃO( RACIONALISMO);BORIS ALEX LIMA(1986):NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL. /INSTRUMENTAL PROFISSIONAL ( ETAPA PRÉ-TÉCNICA);PREPARAÇÃO PARA O PROFISSIONAL( ETAPA TÉCNICA)ONDE O MESMO SE PREPARA PROFISSIONALMENTE;SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ( ETAPA PRÉ-CIENTÍFICA)TENHO O INSTRUMENTO AGORA É SÓ COLOCAR NO PAPEL E ORGANIZAR MINHA PRÁTICA;TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL.TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL( ETAPA CIENTÍFICA)NOVAS TEORIAS E TEORIAS PRÓPRIAS .AUTOR ECLÉTICO.
JUAN BARREIX( 1986):CARIDADE EM NOME DE DEUS.ESTABELECE DIFERENÇA ENTRE:CARIDADE E FILANTROPIA.
CARIDADE:PRÁTICA DA BENEFICÊNCIA DE INSPIRAÇÃO RELIGIOSA.SAÍDA DO TEOCENTRISMO.
NORBERTO DE ALAYON(1980) PRÁTICA DA CARIDADE;REFERÊNCIA HERMANDAD DE LA SANTA CARIDAD,ORIGEM CATÓLICA ,PORÉM ADMINISTRADA PELO ESTADO.HOUVE PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO.
JOSÉ DE LUCENA DANTAS(1980):PERSPECTIVA DO SER.SOCIAL TRADICIONAL.ADOTA VÁRIAS ETAPAS LIGADAS AO MODELOS DE INTERVENÇÃO 1)MODELO ASSISTENCIAL:SURGE COM A CARIDADE TRADICIONAL;2)MODELO DE AJUSTAMENTO EXISTIU NO MOMENTO DE AJUDAR O INDIVÍDUO.3)MODELO DE DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS SOCIAIS.1)PRIMEIRA CORRENTE:SOCIAL E REVOLUCIONÁRIA.
2)PRIMEIRA CORRENTE:SOCIAL P/O DESENVOLVIMENTO(CIENTÍFICO).

4) GARCIA SALORD: AUTOR QUE MAIS SE APROXIMOU DA REALIDADE .É O ÚLTIMO AUTOR ENDÓGENO COM INTENÇÃO DE RUPTURA.SERVIÇO SOCIAL NASCEU NO SÉCULO XX. A)INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BENEFICÊNCIA PRIVADA,( FILANTROPIA / IGREJA CATÓLICA) MÚLTIPLAS FUNÇÕES DO ESTADO,FUNÇÃO ECONÔMICA E FUNÇÃO POLÍTICA.ESTADO DESEMPENHANDO FUNÇÃO DE BURGUESIA B)DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAS CRIAM INSTRUMENTOS DE TRABALHO.

Unknown disse...

RESPOSTAS DA ALUNA: ANA PAULA DA SILVA SOUZA

5)REFERENCIAS TEÓRICOS
CONVICÇÕES E FILIAÇÕES POLÍTICAS
VÍNCULOS Á DETERMINADA CLASSE SOCIAL
IDEOLOGIA-PROJETO PROFISSIONAL
6)O ELEMENTO CENTRAL É A CARIDADE, FILANTROPIA EA PRÁTICA DA LOGICA DA AJUDA, TEM VISTO DIFERENTES, PORÉM DEFENDEM A MESMA TEORIA APESAR DE SEREM PARTICIPANTES DA EXTINÇÃO DE RUPTURA.
7)-BEM-ESTA SOCIAL DA FAMÍLIA;
-PROMOÇÃO E BEM- ESTAR PARA A INFâNCIA EA ADOLESCêNCIA;
-SERVIÇO DE ASSISTêNCIA EAPOIO Á TERCEIRA IDADE;
-SERVIÇO PARA A JUVENTUDE;
-PROMOÇÃO DA MULHER, PARA A IGUALDADE NO ÂMBITO DA VIDA DOMÉSTICA E DA VIDA PÚBLICA;
-PREVENÇÃO DA DELINQUêNCIAJUVENIL;
-REABILITAÇÃO, REINSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DEFICIENTES FÍSICOS,PSÍQUICOS E SENSORIAIS;
-INTEGRAÇÃO SOCIAL DE MARGINALIZADOS E/ OU GRUPOS COM NESSECIDADES ESPECIAIS:EX-DETENTOS,IMIGRANTES, DOENTES MENTAIS, ALCOÓLATRAS,DROGADOS,TRANSEUNTES,COLETIVOS EM SITUAÇÃO DE ALTO RISCO,ETC...
-ATUAÇÃO EM SITUAÇÃO DE EMEGÊNCIA SOCIAL OU DE CATÁSTROFES;
8)EXISTEM DOIS TIPOS DE PROGRAMAS; O 1° ORGANIZA A AJUDA MÚTUA, E DEFENDE A PERSPECTIVA ENDOGINA AONDE ELE INTERVÉM A TODO TEMPO. PORÉM O OUTRO TRABALHO SOCIAL É TOTALMENTE LIMITADO.
9)AO LONGOS DOS ANOS VEM CRESCENDO O NUMEROS DE “ONGS” E VEM SE CRIANDO NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS,ASSIM TEM SIDO FEITO INUMERAS TRANSFERENCIAS AO SETOR PRIVADO DE DETERMINAE PRESTAÇÕES SOCIAIS. PORISSO CORRENTES NEO-CONSERVADORAS TENDE A SUSTENTAR PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO.
10)SE DAR COM A MAIOR DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL SOCIAL, COLOCANDO O SERVIDOR SOCIAL EM SEGUNDO LUGAR COMO SE ESTIVESSE ALI PARA AUXILIAR, COMO SE FOSSE O CABIDE DO MÉDICO.ERAM CHAMADOS VISITANTES SOCIAL.
11)O TRABALHO DA ASS. SOCIAL E FORMULAR CONCEITOS E GERAR IDÉIAS PARA RESOLVER O PROBLEMA SOCIAL DE UM DETERMINADO PACIENTE JUNTO Á SUA FAMÍLIA BUSCANDO PREVENÇÃO COM UMA PARTICIPAÇÃO PREVENTIVA DE UMA COMUNIDADE.
12)NA ARÉA DA SAÚDE; “OS ASS. SOCIAIS ERAM TIDOS COMO AJUDANTES CAPAZES DE CONTROLAREM O CORRETO CUMPRIMENTO DO TRATAMENTO PRESCRITO.
NA ARÉA DA MORADIA; “ORGANIZAR GRUPOS PARA SE AJUDAREM MUTUALMENTE NA TAREFA DE CONSTRUÇÃO DE MORADIA”.
“TODOS TEMOS QUE SER CO-TERAPEUTAS, NO CUMPRIMENTO DE AJUDAR NA MOTIVAÇÃO DOS INDIVÍDUOS PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS.

PROFª MARIA DALVA CASO NÃO ESTEJAM CORRETAS MINHAS RESPOSTA ME MANDE UM E-MAIL;
PAULA_TIJUK@YAHOO.COM.BR

maria da conceição disse...

1)PERSPECTIVA ENDOGENA:É sustentada na evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, da caridade e da filantropia.
PERSPECTIVA HISTORICO-CRITICA: Enfoca o trabalho e o modo de produção capitalista,como o berço da profissão, a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos político-econômico.
* São contraditórias porque na endógena a profissão e vista a partir dela mesma e na histórico-critica a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos políticos-economicos.
2)HREMAN KRUSE(1972): Identifica um paradigma do serviço social na perspectiva que o coloca como aplicação de teorias.
EZEQUIEL ANDER- EGG(1975):Estabelece distinções entre;
*Assist.Social; ação beneficio - assistencial
*Serviço Social; profissão paramédica,parajuridica, tecnocrática e desenvolvimentista.
*Trabalho Social;intervenção coscientizadora revolucionaria
BALBINA OTTONI VIEIRA(1977):Concede o serv.social como ajuda ou auxilio aos outros, independente das manifestações sociais.
3)NATALIO KISNERMAN(1980): A gênese do serviço social aparece identificada como forma de ajuda sistemática de orientação protestante, por outro lado como pratica da sociologia.
BORIS ALEX LIMA(1986):Segue critérios de graus/níveis de desenvolvimento do serviço social.
1°Desenv. Dos métodos e instrumental profissional-ETAPA PRÉ-TECNICA.
2°Nivel de preparação profissional- ETAPA TECNICA.
3° Nivel de preparação sistematização e organização-ETAPA PRE-CIENTIFICA.
4° Nivel de preparação elaboração teórica do serviço social-ETAPA CIENTIFICA.

JUAN BARREIX(1986): Estabelece a diferença entre :
*CARIDADE- pratica da beneficência de inspiração religiosa.
*FILANTROPIA- ajuda humanitária não-religiosa .
NORBETO DE ALAYON(1980):Toma como referencia a “HERMANDAD DE LA SANTA CARIDAD”, sendo conferida a esta a atenção aos pobres.
JOSE LUCENA DANTAS(1980):Segue a perspectiva do serviço social tradicional, adota a idéia de etapas ligadas ao modelo de intervenção:
a)modelo assistencial
b)modelo ajustável
c)modelo de desenvolvimento e mudança social –
4)GARCIA SALORD(1990): o serviço social nasce no sec.xx e é decorrente de três elementos:
1°a institucionalização da beneficência privada;
2ªa aplicação das funções do estado , que cria implementa as políticas sociais;
3ªdesenvolvimento das ciências sociais(gera um campo privado de saberes teóricos e técnicos).

ceicarangel@hotmail.com

maria da conceição disse...

5)convicções e filiações políticas,classe social ,projetos profissionais, referencias teóricas e ideológicas.
6) os autores endogenistas apóiam-se na idéia de evolução como as primeiras formas de ajuda.
7) . Bem estar da família
*Promoção e bem estar para a infância e a adolescência.
*serviço de assistência e apoio a terceira idade.
* Promoção da mulher, para a igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública.
* serviços para a juventude
* prevenção de delinqüência juvenil
* reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais.
* integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais ex: ex.detento, imigrantes etc.
* Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.
8)ajuda mutua, mutirão ou esforço próprio.
9) a transferência ao setor privado de determinados serviços e prestações sociais.
10)A partir do momento que a saúde passou a ser considerada não apenas como problema fisio-biologico,mas sim dialética com o individuo no meio em que vive.
11) proporcionar aos indivíduos um certo grau de autonomia quanto aos problemas de saúde, deve-se ter a postura de co-terapeuta,porque o trabalhador social tem a tarefa de cumprir nesse sentido, na motivação para que se atinja o objetivo.

12).Na área da saúde quando cita os assistentes sociais como "ajudantes".na moradia quando diz que o assistente social trabalha como líder comunitário na ajuda (mútua) mutirão. co-terapeutas na motivação dos indivíduos para atingir seus objetivos.

ceicarangel@hotmail.com

Jéssica Leite Soares disse...

1)Perspectiva endógena e Histórico-critica.
Perspectiva endógena-> Evolução,organização e profissionalização das formas "anteriores" de ajuda,caridade e filantropia.
Perspectiva Histórico-Critica-> A profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos políticos-econômicos e está situada na sociedade capitalista como um elemento que participa da reprodução das relações de classe.
Contraditórias->Porquê a perspectiva endógena,defende a perspectiva de caridade, amor a humanidade. E a histórico-crítica, diz que devemos ver pelo lado profissional.
2)*Herman Krue(1972)Ciências teóricas ou puras-> Compreensão dos elementos básicos e fundamentais da natureza. Ciências Aplicadas-> Aplicação do conhecimento humano. Serviço Social->Prática como fonte de teorias(Visão reconceituada)
*Ezequiel Ander-egg(1975) Assistência Social->Ação benéfico-assistencial.Serviço Social-> Profissão paramédica, parajurídica,tecnocrática e desenvolvimentista.Trabalho Social: Intervenção conscientizadora revolucionária.
*Balbina Ottoni Vieira(1977)Compreende equivocadamente o serviço Social como FATO SOCIAL e intervenção do homem no mundo.
3)*Natalio Kisnerman(1980)-> Serviço Social é forma de ajuda sistemática e de orientação protestante. Nega como antecedentes da profissão todas as formas de ajuda não sistemáticas.
*Boris Alex Lima-> *Desenvolvimento dos métodos e instrumental profissional-Etapa pré-técnica.
*nível de preparação profissional-Etapa técnica.
*Nível de sistematização e organização- Etapa pré-ciêntifica.
* Nível de elaboração teórica do Serviço Social-Etapa-Cientifica.
*Juan Borreire(1986)-> Estabelece a diferença entre caridade filantropia,sendo caridade->prática da beneficência de inspiração religiosa e filantropia-> Amor a humanidade não religiosa.
*Norberto Alayon(1980)-> Toma como referência a HERMANDAO DE LA SANTA CARIDAD, sendo conferida a esta a atenção aos pobres.Passou a ser denominada,como "sociedade de Beneficência" administrada pelo Estado.
-Houve o processo de institucionalização das tarefas benéfio-assistênciais
-Surgimento da profissão
-Autor ligado à intenção de ruptura.
*Jose Lucena Dantas(1980)-> Adota a idéia de etapa ligadas ao modelo de intervenção-Modelo assistencial, de ajustamento, de desenvolvimento e mudança social.

Unknown disse...

Clenilson Araujo
1- Perspectiva endógena e Perspectiva Histórico-crítica.
Perspectiva endógena : Evolução , Organização profissionalização das formas anteriores de ajuda , caridade e filantropia.
Perspectiva Histórico-crítica: Entende a Profissão como subproduto da Síntese dos projetos políticos econômicos , ou ligações que participa das relações de classes sócias , ou de contradições nela existentes.
2- Herman Kruse ( 1972 ) Serviço social .
Prática como fonte de teorias , sendo que as duas , se transforma na leitura da outra .
a) Ezequiel Ander-egg ( 1975 ) estabelece distinções: Ass Social ( ação / ajuda benéfica ) Ser. Social Profissões , Paramédico , parajurídico, tecnocrática , trabalho Social.
b) balbina ottoni ( 1977 ) Compreendia de forma equivocada , serviço social como fato social e intervensão do homem no mundo . alistamento, eleições , tipo de imposição a fazer .
3- Natálio Kisnerman ( 1980 ) tem como objetivo fazer o positivismo como religião , racionalismo.
a) Boris A.Lima ( 1986 )Níveis de desenvolvimentos do serviço social , Instrumental profissional ( Etapa Pré-Técnica ) preparação para o profissional ( Etapa Técnica ) onde o mesmo se prepara profissionalmente , Sistematização e organização ( etapa Pré Científica ) tendo o instrumento desenvolver no papel e organizar as práticas , teoria do Serviço Social ,Teoria do Serviço – etapa científica , e novas teorias autônomas , com ideias Ecléticas.
b) Juan Barreix ( 1986 ) Caridade em nome de Deus , estabelece ideias entre caridade e Filantropia .
c) Norberto de Alayon ( 1980 ) Prática da caridade , referência Hermandad de La Santa Caridad , origem católica , porém Administrada pelo estado . constando um processo de Privatização .
d) José de Lucena dantas ( 1980 ) Perspectiva do serviço Social tradicional , adota várias etapas ligadas ao modelo de intervenção .

1.1 Modelo Assistencial – surge com a caridade Tradicional
1.2 Modelo de Ajustamento – existiu no momento de ajudar o indivíduo.
1.3 Modelo de desenvolvimento e mudanças sociais – inicio da corrente Social e revolucie ( Revolucionária ) para o desenvolvimento Científico.
4) Garcia Salord , Diz que o Serviço Social , nasce no séc. XX e vem de três elementos : A institucionalização da Beneficência privada, A aplicação das funções do Estado , para implementar as Políticas Sociais , tendo como ideia , que a profissão é decorrente do exercício da caridade , prática o bem por amor a Deus( ideias da caridade ) praticar o bem por amor ao Homem (ideias da filantropia). O Serviço Social , é a profissionalização, organização e sistematização da caridade e da filantropia.

Jéssica Leite Soares disse...

4)*Garcia Salord(1990)-> O serviço Social nasce no século xx e é decorrente de três elementos:
-A institucionalização da beneficiência privada.
-A aplicação das funções do Estado, que cria e implementa as politicas sociais.
-Desenvolvimento das ciências socias(que gera um campo diversificado de saberes teóricos e técnicos. Com isso continua sendo sustentado de que a profissão"decorre do exercício da caridade".
5) É que estes aspectos se diferenciam em relação ao seu vínculo a determinada classe social, a suas convicções e filiações políticas, aos seus referente teóricos, a sua ideologia e, portanto, aos seus projetos profissionais,quer dizer se confrontam em questões que dizem respeito as concepções e posicionamentos face a realidade social.
6)A profissão é vista a partir de si mesma.Efetivamente, as análises desses autores quanto à natureza do serviço social (mesmo que diferente quando tratam a sociedade no seu conjunto e seu posicionamento perante a realidade) não consideram o real (a história da sociedade) como o fundamento e causalidade da gênese e desenvolvimento profissional, apenas situando as etapas do serviço social em contextos históricos.
7)-Bem estar social da família.
-Promoção e bem-estar para a infância e adolescência.
-Serviços de assistência e apoio à terceira idade.
-Promoção da mulher, para a igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública,
-Serviços para a juventude
-Prevenção da deliquência juvenil.
-Reabilitação,reinserção e integração de deficientes físicos,psíquicos e sensoriais;
-Integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais: ex-detentos,imigrantes,doentes mentais, alcoólatras,drogados, transeuntes,coletivos em situação de alto risco e etc.
-atuações em situações de emergência social ou catástrofes.
8)A atuação do trabalhador social na área de moradia,acontece de duas formas, ajuda mútua,"mutirão" e os de esforço próprio quando seu trabalho se torna bem mais limitado.

Unknown disse...

segunda parte.

5) Os autores se diferenciam em
relação ao seu vínculo ,classe social, convicções e filiações políticas, com teorias e ideologias dos seus projetos profissionais, eles se confrontam em ideias a respeito às concepções e posicionamentos sobre a realidade social.

6) Com ideias baseadas na evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, da caridade filantropia, vinculada a intervenção na questão social. a profissão é vista a partir de si mesma. As análises desses autores, não consideram o real como fundamento, casualidade e desenvolvimento da profissão. As diferenças entre eles se tratando do social desaparecem quando todos tratam a profissão a partir de si mesma, perspectiva endógena.

7) Com convicção de setores do Serviço Social são: bem-estar da família, bem-estar para infância e adolescência, assistência e apoio a terceira idade , juventude e etc. Prevenção da delinquência juvenil; Reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais; Integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais: ex-detentos, imigrantes, dependentes químicos, transeuntes, coletivos em situação de alto risco, etc.; Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.

8) Ajuda ao próximo “mutirão” ou esforço próprio, no mutirão o trabalhador social intervém ao longo do processo de todos, do estudo de relação das famílias participantes, organização dos grupos para a construção das casas e manutenção .

9) No decorre dos anos vêm ocorrendo notável crescimento na incorporação de trabalhadores sociais as organizações não governamentais. Ex: processos de privatização de determinados serviços e prestação em novos movimentos sociais.

10) Cumprindo um papel secundário e assessorando, auxiliando um outro profissional para complementar o trabalho do médico e da enfermeira , agindo na dimensão social dos problemas da saúde. Com essas atribuições são chamados de visitadores sociais e lhes atribuíram funções de “braços estendidos” e “olhos alongados .

11) Proporcionar aos indivíduos certo grau de autonomia, quanto aos problemas de saúde. Pressupõe-se que não há recuperação possível da saúde se a pessoa não faz algo para recuperá-la e se o meio não contribui para tal fim.com estímulos de motivar e alcançar seus objetivos, sendo eles ao nível individual, familiar, grupal ou comunitário.

12) Saúde - "ajudantes" capazes de controlarem o correto cumprimento do tratamento prescrito.
Moradia – com formação de grupos com intuído de ajuda mútua , para suas moradias.
Sendo co-terapeutas ,com motivações dos indivíduos para atingir seus objetivos.

Jéssica Leite Soares disse...

9)O desenvolvimento dos novos movimentos sociais (de modo geral de cunho progressista) e a transferência ao setor privado de determinados serviços e prestações socias, conforme sustentam (e praticam) certas correntes neoconservadoras.
10)Otrabalhador social na aréa da saúde atua como "ajudantes" pois realizam visitas para controlar as 'normas de higiene, aplicar injeções, preparar mamadeiras e etc.. "
11) A postura deve ser de co-terapeutas. Porque o trabalhador social na saúde visa a proporcionar aos indivíduos um certo grau de autonomia quanto aos problemas da saúde.
12)Na área da Educação quando o autor diz-. 'Trabalho social escolar"-Integram-se em equipes interprofissionais de caráter psicopedagógico
Na área da moradia quando o autor diz-> Que o assistente social se une com a população para realizar esforço próprio nos planos de construção.
Na área da saúde quando o autor diz-> Que o trabalhador social deve contribuir, ao nível individual, familiar,grupal e comunitário atuando como co-terapeuta.

Jéssica Leite Soares disse...

jessikinha.soares@gmail.com

Eliza Pinheiro de Paula disse...

1) Perspectiva Endogena- Das formas de caridade, ajuda e filantropia.
Perspectiva Histórica - Critica: Trabalho capitalista, como o início da profissão.
São Contraditórias pois a endogena vê a profissão a partir de si mesma histórica como um subproduto das sínteses dos projetos políticos-econômicos.

2)Partindo de uma entre a investigação pura e a investigação aplicada, as ciências teóricas ou puras e as ciências aplicadas para Green Wood, o serviço social ira uma tecnologia, pois sua ação procurava a mudança.
Ezequiel Ander-Egg e Juan Barreix- Estabelecem distinções entre a assistência social como uma ação benéfica-assistencial, O S S como uma profissão paramédica / ou parajuridica,asséptica, tecnocrática e desenvolvimentista e o trabalho social como intervenção conscientizadora revolucionária .

3)Natalio Kisnerman - Pretebde compreender a história do S.S, avançando seu próprio destino, remonta a origem da profissão ao positivismo de Comte. A Gênese do S.S aparece como uma forma de ajuda sistemática de orientação protestante , ou como forma prática da sociologia.

4)Kruse- Identifica um paradigma do S.S na perspectiva que o coloca como aplicação de teorias, e outro que situa sua prática como fonte de teorias.O primeiro representa a tradição S.S, cujos antecedentes datam de Vicente de Paula; o segundo é caracterizado pela reconceituação.

Eliza Pinheiro de Paula disse...

5)Autores provenientes de um Serviço Social tradicional e dos de intenção de ruptura, Há autores que entendem os antecedentes "do S.S, como sendo qualquer forma anterior de ajuda, voltando a dua análise à idade média ou a origem da história, outros pensam os antecedentes apenas ligados nas formas de ajudar, originadas e vinculadas a questão social" Cada um possui sua particularidade.

6)Eles veem a profissão a partir de si mesma.

7)Bem-estar social da família, -promoção e bem-estar para a infância e adolescência.
- serviço de assistência e apoio a terceira idade.
-serviço para a juventude.
-prevenção da delinquência juvenil;
- reabilitação, reinserção e integração para os deficientes físicos, psíquicos e sensorias, integração social de marginalizados,ou grupos com necessidades especiais.

8)O "trabalhador social", atua organizando os grupos para ajudarem mutuamente na tarefa de construção de moradias,e em outros casos a sua função é limitada,na execução dos programas de reabilitação de bairros, intervem ao longo do processo das famílias participantes ,em cooperativas à educação familiar, ocupação das futuras moradias. Em alguns caos, a tarifa do trabalhador social continua após a construção de moradias, trabalho de estimulo comunitário, manutenção do conjunto habitacional e a manutenção de instalações (elétricas, hidraulicas, etc)

9) O desenvolvimento dos novos movimentos sociais (de modo geral de cunho progressista) e a transferência do setor privado de determinados serviços e prestações sociais, conforme sustentam ( e praticam) certas correntes neoconservadoras, Aproveitam-se as estruturas administrativas de caracteres social já existentes sob cuja alçada encontra-se o serviço social.

10)Foi lhes dado um papel secundário e acessórios, de meros auxiliares. Chamaram-nos de visitantes sociais e lhes atribuíram funções de "braços-estendidos", olhos alongados dos médicos para atingir as resistências dos pacientes. Eles era tidos como ajudantes, isto é fazer caridade como no começo do século, as damas da caridade.

11) O profissional visa a proporcionar aos indivíduos um, certo grau de autonomia quanto aos problemas de saúde. Pois pressupõe-se que não há recuperação possível da saúde se a pessoa não faz algo para recuperá-la e se o meio não contribui para tal fim.

12)Prestar ajuda Material. " Ajuda a economia (em dinheiro ou moradia) a famílias necessitadas ou carentes; ajuda a domicílio",... Ele vê a profissão como profissionalismo da Caridade.


ELIZAPINHEIIRO@HOTMAIL.COM

Eliza Pinheiro de Paula disse...

5)Autores provenientes de um Serviço Social tradicional e dos de intenção de ruptura, Há autores que entendem os antecedentes "do S.S, como sendo qualquer forma anterior de ajuda, voltando a dua análise à idade média ou a origem da história, outros pensam os antecedentes apenas ligados nas formas de ajudar, originadas e vinculadas a questão social" Cada um possui sua particularidade.

6)Eles veem a profissão a partir de si mesma.

7)Bem-estar social da família, -promoção e bem-estar para a infância e adolescência.
- serviço de assistência e apoio a terceira idade.
-serviço para a juventude.
-prevenção da delinquência juvenil;
- reabilitação, reinserção e integração para os deficientes físicos, psíquicos e sensorias, integração social de marginalizados,ou grupos com necessidades especiais.

8)O "trabalhador social", atua organizando os grupos para ajudarem mutuamente na tarefa de construção de moradias,e em outros casos a sua função é limitada,na execução dos programas de reabilitação de bairros, intervem ao longo do processo das famílias participantes ,em cooperativas à educação familiar, ocupação das futuras moradias. Em alguns caos, a tarifa do trabalhador social continua após a construção de moradias, trabalho de estimulo comunitário, manutenção do conjunto habitacional e a manutenção de instalações (elétricas, hidraulicas, etc)

9) O desenvolvimento dos novos movimentos sociais (de modo geral de cunho progressista) e a transferência do setor privado de determinados serviços e prestações sociais, conforme sustentam ( e praticam) certas correntes neoconservadoras, Aproveitam-se as estruturas administrativas de caracteres social já existentes sob cuja alçada encontra-se o serviço social.

10)Foi lhes dado um papel secundário e acessórios, de meros auxiliares. Chamaram-nos de visitantes sociais e lhes atribuíram funções de "braços-estendidos", olhos alongados dos médicos para atingir as resistências dos pacientes. Eles era tidos como ajudantes, isto é fazer caridade como no começo do século, as damas da caridade.

11) O profissional visa a proporcionar aos indivíduos um, certo grau de autonomia quanto aos problemas de saúde. Pois pressupõe-se que não há recuperação possível da saúde se a pessoa não faz algo para recuperá-la e se o meio não contribui para tal fim.

12)Prestar ajuda Material. " Ajuda a economia (em dinheiro ou moradia) a famílias necessitadas ou carentes; ajuda a domicílio",... Ele vê a profissão como profissionalismo da Caridade.


ELIZAPINHEIIRO@HOTMAIL.COM

JOICE ABEL disse...

JOICE ABEL - NOITE
1-ARSENAL HEURÍSTICO TEÓRICO METODOLÓGICO.ELES SÃO COMPLEMENTARES, POIS LEVA EM CONSIDERAÇÃO SOBRE O GÊNISE DO SERVIÇO SOCIAL. ELA VINCULA-SE COM A LÓGICA EA TEORIA
2-HERMAN KRUSE (1972)SERVIÇO SOCIAL:PRÁTICA COMO FONTE DE TEORIAS. -TEORIAS:TEORIA E PRÁTICA UMA TRANSFORMA A OUTRA.
EZEQUEL ANDER -EGG:(1975)ESTABELECE DISTINÇÕES: ASS.SOCIAL (AÇÃO/AJUDABEN[BENÉFICA)SER. SOCIAL
PROFISSÃO/PARAMÉDICOS,PARAJURÍDICO,TECNOCRÁTICA;TRABALHO SOCIAL.
BALBINA OTTONI:ENTENDI DE FORMA EQUIVOCADA SERVIÇO SOCIAL COMO FATO SOCIAL E INTERVENÇÃO DO HOMEM NO MUNDO.ALISTAMENTO,ELEIÇÕES, TIPO DE IMPOSTO A FAZER.
3-NÁTALIA KISNERMAN, PRETENDIA COMPREENDER A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL, AVALIA SEU PRÓPRIO DESTINO.DESTA FORMA REMOTA A ORIGEM DA PROFISSÃO POSITIVISMO DE CONTE,QUER DIZERA GÊNESI DO SERVIÇO SOCIAL APARECE IDENTIFICADA CLARAMENTE COMO UMA FORMA DE AJUDASISTEMÁTICA DE ORIENTAÇÕES PROTESTANTE,COMO UMA FORMA PRÁTICA DA SOCIOLOGIA,AO CONTRÁRIO DE KRUSE, NEGANDO COMO ANTECEDENTES DA PROFISSÃO TODAS AS FORMAS DE AJUDA NÃO SISTEMÁTICAS.
4-GARCIA SARLORD,AVANÇA NA CONSIDERAÇÃO DA GÊNESI DO SERVIÇO SOCIAL AO SITUAR SEU NASCIMENTO NO SÉCULO XX, 1° A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BENEFICIÊNCIA PRIVADA, 2°AMPLIAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS, 3°O DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, QUE CONTINUAVA SUSTENTANDO A TESE DE QUE A PROFISSÃO DECORRE DO EXERCÍCIO DE CARIDADE:"FAZER O BEM POR AMOR A DEUS, FAZER O BEM POR AMOR AO HOMEM PRINCÍPIO DA FILANTROPIA.
5-ELES SE DIFERENCIAM EM RELAÇÃO AOA SEU VINCULO A DETERMINADA CLASSE SOCIAL, A SUAS CONVICÇÕES E FILIAÇÕES POLÍTICAS, AOS SEUS REFERENTES TEÓRICOS, A SUA IDEOLOGIA, SEUS PROJETOS PROFISSIONAIS, SE CONFRONTAM, A RESPEITO DE CONCEPÇÕES E POSICIONAMENTOS FACE A REALIDADE SOCIAL.
6-ELES CONSIDERAM A REAL COMO O FUNDAMENTO CAUSALIDADE DA GÊNISE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL,SITUANDO APENAS AS ETAPAS DO SERVIÇO SOCIAL EM CONTEXTOS HISTÓRICOS.
7-ELES PRESTAVAM SERVIÇOS COMO SÓCIOTÉCNICA DO TRABALHO, NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL, PARTICIPAR NA REPRODUÇÃO TANTO DA FORÇA DE TRABALHO, DAS RELAÇÕES SOCIAIS,QUANTO DA IDEOLÓGIA DOMINANTE.
8- O ASSISTENTE SOCIAL APARECE COMO O PROFISSIONAL DA COERÇÃO E DO CONSENSO, CUJA AÇÃO RECAI NO CAMPO POLÍTICO.
9-O SERVIÇO SOCIAL É VISTO HOJE COMO PROFISSÃO DE EQUILIBRIO MENTAL,SERVIÇO DE SUPORTE PARA OUTROS CAMPOS E AREAS DESTINTAS.
10-UM ASSISTENTE SOCIAL DA SEGURIDADE, PROTEÇÃO E CAUSA BEM ESTAR AO INTERIOR E ASSISTÊNCIA SOCIAL.
11-O SERVIÇO SOCIAL PODE ESTAR ORGANIZADO COMO UMA DIREÇÃO, UM DEPARTAMENTO OU UMA SEÇÃO,OU ESTAR CONSTITUÍDO POR ATIVIDADES ESPECÍFICAS DISPERSAS EM DIFERENTESUNIDADES ESPECIALIZADAS E FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO.
12- DIFERENÇAS CULTURAIS,RELIGIOSAS E EDUCATIVO.

thabata ferreira disse...

1)PERSPECTIVA ENDOGENA:É sustentada na evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, da caridade e da filantropia.PERSPECTIVA HISTORICO-CRITICA: Enfoca o trabalho e o modo de produção capitalista,como o berço da profissão.
*As duas teses são contraditórias porque na endógena a profissão e vista a partir dela mesma. Na histórico-critica a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos políticos, e está situada na sociedade capitalista como um elemento que participa das relações de classes e das contradições nelas existentes.
2)HREMAN KRUSE(1972): Identifica um paradigma do serviço social na perspectiva que o coloca como aplicação de teorias, e outro naquele que situa sua pratica como fonte de teorias,pois sua ação provoca mudanças.
EZEQUIEL ANDER- EGG(1975):Estabelece distinções entre;
. Assist.Social; ação beneficio - assistencial
.Serviço Social; profissão paramédica,parajuridica, tecnocrática e desenvolvimentista.
.Trabalho Social;intervenção coscientizadora revolucionaria
BALBINA OTTONI VIEIRA(1977):. Compreende o serviço social como fato social e intervenção do homem no mundo.
03 – 1)Natálio Kisnermam (1980)
A gênese do serviço social aparece identificada como forma de ajuda sistemática de orientação protestante, por outro lado como pratica da sociologia. Nega como antecedente da profissão todas as formas de ajuda não-sistematica (conjunto de métodos, opinião ou teses sobre algo).
2)Boris Alexis lima (1986)
Segue critérios de graus/níveis de desenvolvimento do serviço social.
1°Nivel. Dos métodos e instrumental profissional-ETAPA PRÉ-TECNICA.
2°Nivel de preparação profissional- ETAPA TECNICA.
3° Nivel de preparação sistematização e organização-ETAPA PRE-CIENTIFICA.
4° Nivel de preparação elaboração teórica do serviço social-ETAPA CIENTIFICA.
3)JUAN BARREIX(1986): Estabelece a diferença entre :
.CARIDADE- pratica da beneficência de inspiração religiosa.
.FILANTROPIA- ajuda humanitária não-religiosa .

4)NORBETO DE ALAYON(1980):Toma como referencia a “HERMANDAD DE LA SANTA CARIDAD”, sendo conferida a esta a atenção aos pobres. Passou a ser denominada, mais tarde como Sociedade de Beneficência administrada pelo estado.
5)JOSE LUCENA DANTAS(1980):Segue a perspectiva do serviço social tradicional, adota a idéia de etapas ligadas ao modelo de intervenção:
Modelo assistencial, ajustável, modelo de desenvolvimento e mudança social –da origem as duas correntes.
04 –Garcia Salord (1990):foi o que mais se aproximou da realidade.
Avança na consideração da gênesis do serviço social ao situar seu nascimento no séc. XX é decorrente de 03 elementos:
1- a institucionalização da beneficência privada;
2- a ampliação das funções do Estado (cria um espaço ocupacional e legitima da profissão sob a condição de assalariado e com um signo ideológico;
03- desenvolvimento das ciências sociais (campo diversificado de saberes teórico e técnicos).
05) . O vínculo à determinada classe social.
. Convicções e filiações políticas
. Referenciais teóricos
. Ideologia - Projetos profissionais.

thabata ferreira(thabataderis@gmail.com) disse...

continuação:
6)Compreendemos que os autores endogenistas apóiam-se na idéia de evolução das primeiras formas de ajuda, desde a antiguidade ate a cientificidade da filantropia que da origem ao serviço social,pois eles colocam em evidencia a historia do serviço social num evoluir sempre tranqüilo tendo o objetivo da coesão social no qual seus conhecimentos e experiências estão a serviço dos indivíduos, dos grupos e da sociedade.
7) . Bem estar da família
. Promoção e bem estar para a infância e a adolescência.
.serviço de assistência e apoio a terceira idade.
. Promoção da mulher, para a igualdade no âmbito da vida doméstica e da vida pública.
. serviços para a juventude
. prevenção de delinqüência juvenil
. reabilitação, reinserção e integração de deficientes físicos, psíquicos e sensoriais.
. integração social de marginalizados e/ou grupos com necessidades especiais ex: ex.detento, imigrantes etc.
. Atuações em situações de emergência social ou de catástrofes.
8)através de projetos de autoconstrução- ajuda mutua, mutirão ou esforço próprio.
9)Desenvolvimento dos novos movimentos sociais e a transferência ao setor privado de determinados serviços e prestações sociais.
10)A partir do momento que a saúde passou a ser considerada não apenas como problema fisio-biologico,mas sim dialética com o individuo no meio em que vive.
11)segundo o autor egg,deve-se ter a postura de co-terapeuta,porque o trabalhador social tem a tarefa de cumprir nesse sentido, na motivação para que se atinja o objetivo.
12)quando o autor fala:
Na área da saúde quando diz cita os assistentes sociais eram tidos como "ajudantes" capazes de controlarem o correto cumprimento do tratamento prescrito.
. Na área da moradia quando diz que o assistente social trabalha como líder comunitário na ajuda (mútua) mutirão.
E quando o autor cita que o assistente social tem que ser co-terapeutas, no cumprimento de ajudar na motivação dos indivíduos para atingir seus objetivos.


LuhCamillo disse...

1- SEGUNDO O AUTOR CARLOS MONTAÑO AS DUAS TESES SÃO PERSPECTIVA ENDÓGENO CRÍTICA.
SERVIÇO SOCIAL TRADICIONAL - ANTECEDENTES DO SERVIÇO SOCIAL COMO SENDO QUALQUER FORMA DE AJUDA, DATADA DA IDADE MÉDIA/ ORIGEM DA HISTÓRIA.

INTENÇÃO DE RUPTURA - 1ª fase da reconstrução.
ANTECEDENTES APENAS LIGADOS ÁS FORMAS DE AJUDA, ORGANIZADAS E VINCULADAS Á " QUESTÃO SOCIAL" (PÓS - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
AS TESES SÃO CONTRADITÓRIAS.


2- OS AUTORES DA DÉCADA DE 70 SÃO:

hERMAN KRUSE(1972) O SERVIÇO SOCIAL É APLICAÇÃO DE TEORIAS
SERVIÇO SOCIAL É PRÁTICA COMO FONTE DE TEORIAS ( VISÃO RECONCEITUADA)

EZEQUIEL ANDER EGG 919750
A. SOCIAL - AÇÃO BENEFÍCIO- ASSISTENCIAL
SERVIÇO SOCIAL- PROFISSÃO PARA- MÉDICO, PARA JURÍDICO, TECNOCRÁTICA
E DESENVOLVIMENTISTA.
TRABALHO SOCIAL: INTERVENÇÕES CONSCIENTIZADORA REVOLUCIONÁRIA.

BALBINA OTTONNI VIEIRA (1977)
COMPREENDE O SERVIÇO SOCIAL COMO FATO SOCIAL.

3- SEGUNDO OS AUTORES DA DÉCADA DE 80:

NATALIO KISNERMAN (1980)
SERVIÇO SOCIAL É FORMA DE AJUDA SISTEMÁTICA E DE ORIENTAÇÃO PROTESTANTE.

BORIS ALEX LIMA (1986)
SEGUE OS CRITÉRIOS DE GRAU NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.
ETAPA PRÉ- TÉCNICA (SOCIEDADE FEUDAL)
ETAPA TÉCNICA (PRÉ E PÓS INDUSTRIAL)
ETAPA PRÉ- CIENTIFICA ( A PARTIR DA 2ª GUERRA MUNDIAL)

JEAN BARREIX ( 1986)
ESTABELECEU A DIFERENÇA ENTRE :
CARIDADE : PRATICA BENEFICÊNCIA DE INSPIRAÇÃO RELIGIOSA

FILANTROPIA: AJUDA HUMANITÁRIA NÃO RELIGIOSA.

NOBERTO ALAYON (1980)
HERMAND DE LA SANTA CARIDAD

JOSÉ LUCENA ( 1980) ADOTA A IDEIA DE ETAPAS LIGADAS AO MODELO DE INTERVENÇÃO:
1- MODELO ASSISTENCIAL
2- MODELO DE AJUSTAMENTO
3- MODELO DE DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA SOCIAL

4- OS AUTORES DA DÉCADA DE 90:
O SERVIÇO SOCIAL NASCE NO SÉCULO XX E É DECORRENTE DE TRÊS ELEMENTOS:

1- INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BENEFICÊNCIA PRIVADA
APLICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO ESTADO, QUE CRIA E IMPLEMENTA AS POLÍTICAS SOCIAIS.
DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

5- OS ASPECTOS QUE DIFERENCIAM OS DIVERSOS AUTORES SÃO CONVICÇÕES E VÍNCULOS PARTIDÁRIOS, IDEOLOGIA , PROJETOS PROFISSIONAIS E REFERENCIAS TEÓRICOS.

6- PARA OS AUTORES ENDOGENISTAS O SERVIÇO SOCIAL PARTIA DELE MESMO , ERA AUTÔNOMO, E PARTIA DE UMA VONTADE INDIVIDUAL OU COLETIVA DE SITEMATIZAR, ORGANIZAR E PROFISSIONALIZAR AS AÇÕES SOCIAS ( OPÇÃO PESSOAL DOS PRATICANTES DA FILANTROPIA).

7- BEM- ESTAR SOCIAL DA FAMÍLIA
PROMOÇÃO E BEM ESTAR PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA E APOIO À TERCEIRA IDADE
PROMOÇÃO DA MULHER, PARA IGUALDADE NO ÂMBITO DA VIDA DOMÉSTICA E DA VIDA PÚBLICA.


8- A AÇÃO ADMINISTRATIVA É LIMITADA E INEFICIENTE , SE FAZ NECESSÁRIO A AÇÃO DA POPULAÇÃO.

9- EXISTEM MUITOS ASSISTENTES SOCIAIS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MAS COM O CRESCIMENTO DO 3ª SETOR SE FAZ NECESSÁRIO UM PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL, ASSIM COMO EM ESCOLAS, CRECHES E HOSPITAIS.

10- SEGUNDO EGG A ATUAÇÃO DO TRABALHADOR SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE SE DÁ NO MOMENTO EM QUE COMEÇOU A VER AS DOENÇAS DE PACIENTES NÃO SÓ COMO UM PROBLEMA FÍSICO-BIOLÓGICO E SIM COMO UM UM RESULTANTE DA RELAÇÃO DO INDIVIDUO COM O MEIO EM QUE VIVE.

11- SEGUNDO EGG DEVE SER DE UM CO-TERAPEUTA. COM O OBJETIVO DE MOSTRAR O CAMINHO AO USUÁRIO AFIM DE QUE SEUS PROBLEMAS SEJAM SANADOS.

12- SEGUNDO EGG AS PESSOAS DEVERIAM SE UNIR ATRAVÉS DE AJUDA MUTUA.