domingo, 16 de setembro de 2012

TDA I - Desenvolvimento Pessoal e Profissional

TURMA DE SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ E NOITE


Olá, alunos da turma de TDA I (Desenvolvimento Pessoal e Profissional)! Como combinado, segue abaixo o ESTUDO DIRIGIDO para ser respondido. Antes, seguem algumas orientações:

1 - O questionário deverá ser respondido até o dia 26/09/2012. Não serão consideradas respostas postadas após esta data.

2 - As respostas deverão ser postadas no próprio blog, apenas para fixação dos conteúdos trabalhados em sala, portanto, não há necessidade de verificar a resposta do (s) colega (s)!!!

3 - Para fazerem jus à pontuação (0,5), todas as perguntas deverão ser respondidas.


Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Textos: “O Homem” e “O Conhecimento” – André Comte-Sponville
2 – Texto: “O Brasil na economia globalizada” – Antônio Corrêa de Lacerda
3 – Texto: “Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes” – Marilda V. Iamamoto
4 – Música: “Mulheres do Brasil” – Maria Bethânia

Questões:
1 – “O que é o homem? Respostas é que não faltam na história da filosofia” (Sponville, 2002, 125).
Explique de que forma os filósofos tentaram definir o homem. Por que o autor defende que as mesmas são amplas e ao mesmo tempo estreitas demais?
2 – Qual a contribuição da Biologia?
3 – Como podemos caracterizar a humanidade?
4 –
 “Oh, mãe, oh, mãe
Nossa mãe, abre o teu colo generoso
Parir, gerar, criar e provar
Nosso destino valoroso”
(Mulheres do Brasil – Maria Bethânia)

De acordo com o trecho apresentado acima, faça todas as relações possíveis com o conteúdo trabalhado em aula (com base no texto “O Homem”).

5 – Qual o posicionamento do autor (André Comte-Sponville) com relação às Ciências Humanas?

6 – Como podemos explicar a globalização?

7 – Explique os objetivos do texto de Marilda V. Iamamoto no texto “Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes”.

Bom trabalho para todos (as)!


Profª M. Dalva Casimiro
TDA I - Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Curso de Serviço Social - UCAM

13 comentários:

Anônimo disse...

1- Teste

Anônimo disse...

Solange Souza
S.Social - Noite - TDA -Maria Dalva

1) O homem é um ser senciente,reflexivo,pensante.
Para os filosófos o homem é um animal político,falante,de duas patas e sem pernas,animal razoável,um ser que ri,um ser que pensa, um ser que trabalha, um ser que cria.

2) Não se dá no sentido de criar um conceito,mas reatar com experiência:sexuada,da concepção,da gestação do parto,dos corpos.

3) É um fato,antes de ser um valor.É uma espécie,antes de ser uma virtude.

4) Está reconhecendo à filiação,tem que acoljhher.
Bioiologismo - É um ser nascido de 2 seres humanos.
(Contribuição do biologismo - não se dá no sentido de criar um conceito,mas reatar com a experiência:de concepção,gestação do parto,dos corpos.
5) Subverter a idéia que temosde nós mesmo:o anti-humanismo
Não nos permite transformar o homem em fundamentos do seu ser, do seus pensamentos ou dos seus atos.
6) É um processo na década de 90.Refere-se no movimento complexo ligados à vários aspectos econômicos,políticos,etc(Interagem entre si).
7)a) Discutir a categoria TRABALHO, considerar o S.Soial a partir de sua inserção nos processos de trabalho.
b) Verificar o redimensionamento da profissão diante das alterações no mercado e nas condiçõers de trabalho.
c) Apontar as pespectivas para a consolidação do projeto ético-político do S.Social na contemporaneidade.
O homem é um ser que trabalha.



Anônimo disse...

Respostas de Regina Santos - regina.luanda@hotmail.com
1- Os filósofos tentaram definir o homem como: para Aristóteles um animal político falante; para Platão um animal de duas patas e sem penas;para os Escolásticos um animal razoável; para Rebelais um ser que rir; para Descartes um ser que pensa; para Kant um ser que julga; para Marx um animal que trabalha e para Bergson um ser que cria.

Para o autor essas definições são amplas e ao mesmo tempo estreitas demais, pois não valem para todo o definido, nem as funções, nem as normas podem valer como definição.

Exemplo: Ampla - qualquer um pode virar homem; limitada - pois pode haver vida em marte.

O doente mental profundo não fala, não raciocina, não ri, não julga, não trabalha, não faz politica, nem por isso deixa de ser homem.

2-A Biologia não contribui no sentido de definir um conceito de humanidade, mas sim reatar com a experiência sexuada, da concepção,da gestação, do parto e dos corpos.

3-A humanidade é antes de mais nada certa espécie animal antes de ser uma virtude.É um fato, antes de ser uma valor.

4- Usa-se o Biologismo que diz ser humano todo ser nascido de dois seres humanos; natural antes de ser cultural, não é uma essência, é uma filiação homem porque filho do homem.

5-Para ele as ciências humanas subverte a ideia que temos de nós mesmos, o homem não é Deus, só continuará plenamente humano se aceitar não ser nem a sua causa nem a sua ruína.

6- Não há um consenso para definir o conceito de globalização, mas sim em dizer que a mesma é um fenômeno complexo que assume características distintas nas diferentes esferas das relações econômicas internacionais, produtivas, monetárias, financeiras, comercial, tecnológica e cultural.

7 - O texto parte de uma discussão sobre a categoria trabalho, bem como suas metamorfoses no mundo contemporâneo e a profissão de serviço social, apoiada na perspectiva teórico-metodológica de Marx,sua inserção em processos de trabalho, redimensionamento da profissão diante das alterações no mercado e nas condições de trabalho, suas perspectivas para a consolidação do projeto ético-politico na contemporaneidade.

Ana Paula Jaques disse...

Profª Maria Dalva segue abaixo o trabalho devidamente feito, aguardo o seu posicionamento.
Ana Paula Jaques – pbaldazoni@hotmail.com ou pbaldazoni@gmail.com -
Serviço. Social
2°período -NOITE/ UCAM.

Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Textos: “O Homem” e “O Conhecimento” – André Comte-Sponville
2 – Texto: “O Brasil na economia globalizada” – Antônio Corrêa de Lacerda
3 – Texto: “Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes” – Marilda V. Iamamoto
4 – Música: “Mulheres do Brasil” – Maria Bethânia

Questões:
1 – “O que é o homem? Respostas é que não faltam na história da filosofia” (Sponville, 2002, 125).
Um ser pode viver em sociedade, falar, pensar, julgar, rir, produzir seus meios de existência, sem por isso fazer parte da humanidade, que parece estar a frente de todos os outros animais que ele domina, que vive na sociedade, que inventou a ciência e artes, que tem uma bondade e uma maldade que são próprias, que criou senhores para si que fez as leis para si.
Explique de que forma os filósofos tentaram definir o homem. Por que o autor defende que as mesmas são amplas e ao mesmo tempo estreitas demais?
Já que não valem para todo o definido: o débil mental profundo na fala, não raciocina, não ri, não julga, não trabalha, não faz política... Nem por isso deixa de ser homem.

2 – Qual a contribuição da Biologia?
Não se da no snetido de criar um conceito, mas reatar com a experiência sexuada, da concepção, da gestação do parto dos corpos.

3 – Como podemos caracterizar a humanidade?
Que todos nos somos iguais, antes de tudo, certa espécie animal, que vive fragmentados a sociedade.
4 –
“Oh, mãe, oh, mãe” (filiação, reconhecendo a filiação, natural da mulher ser mãe).
Nossa mãe abre o teu colo generoso (biologia, bondade)
Parir, gerar, criar e provar (contribuição da biologia).
Nosso destino valoroso “(vai ao encontro com o texto e que todo homem tem seu valor, virtude e personalidade)”.
(Mulheres do Brasil – Maria Bethânia)

De acordo com o trecho apresentado acima, faça todas as relações possíveis com o conteúdo trabalhado em aula (com base no texto “O Homem”).

O homem é ser senciente, reflexivo, pensante que passeia livremente pela superfície da terra que parece esta à frente de todos os outros animais que ele domina, que em sociedade, que inventou ciências e artes, que tem uma maldade que lhe são próprias, que criou senhores para si, que fez leis para si, etc...

Porém, “esta palavra o homem só tem significação precisa se nos lembrar tudo o que somos não pode ser compreendido numa definição”.

5 – Qual o posicionamento do autor (André Comte-Sponville) com relação às Ciências Humanas?

Subverte a idéia que temos de nós mesmos é anti-humanismo, não nos permite transformar o homem em fundamentos do seu ser, dos seus pensamentos ou dos seus atos.


6 – Como podemos explicar a globalização?
É um fenômeno complexo que assume características distintas nas diferentes esferas das relações econômicas internacionais, produtivas monetárias, financeiras, comercial e tecnológico e também cultural.

7 – Explique os objetivos do texto de Marilda V. Iamamoto no texto “Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes”.

O objetivo do texto vem apoiando na perspectivas teórico-metodológico de Marx, sobre Serviço Social e sua inserção em processos de trabalho, trazendo uma ênfase teórica sistemática ao apresentar o foco de analise as subseqüentes tem um nítido recorte histórico-conjutural: tratam do cenário atual e suas incidências na questão social, da profissão diante das alterações no mercado e nas condições de trabalho, finalmente são apontadas perspectivas para a consolidação do projeto ético-politico do Serviço Social na contemporaneidade.


Ana Paula Jaques

Marcia Betania Fialho disse...

Boa tarde,
Profª Maria Dalva, segue as minhas questões respondidas.
Obrigada,
Marcia Betania Fialho – E-mail: fialhomarcia@hotmail.com
2°período – Noite / UCAM

Segue a Reposta da questão solicitada.

1)

O Homem é um ser sencient, reflexivo, pensante.
O homem é um ser que nasce, é um ser que vive, é um ser que morre.
Poucos anos separama nascer do morrer, o homem é um animal dotado de razão.
Foi criada a imagem de um ser superior. É um ser livre, vem do pó e ao pó voltará.
Os filosofos tentaram definir o homem de varias maneiras como vemos a seguir:
Platão o defenia como um Animal de Patas e sem pernas, diante desta afirmação Socrates, seu mestre comprou um galo, tirou-lhes a pena e levou-se a escola de Platão exclamando: Eis o Homem do Platão!
Já Aristoteles definia o Homem como animal politico,animal falante.
Para Adam Smilh, animal algum é como o homem. O Homem é um animal que faz negócio e cita que são alguns trocas osssos com outros.
Pitagoras diz que o home é um compêndio do universo.
Para Max o homem é um animal que trabalha., já para Bergson o hoem é um animal que cria.
“O autor defende que as mesmas são amplas e as mesmo tempo estreitas demais, porque uma boa definição deve valer para o todo o definido e somente para ele. Não é o caso destas citadas. Imaginemos que haja civilização em outros planetas, não necessariamente sendo humano, quem sabe?”.

2)

Não é no sentido de ser criar em conceito, mas no sentido de ser criar um conceito, mas no sentido da proximação, da cocepção, gestação, do parto dos corpos.
Todos ser humano é nascido de uma mulher: todos gerados e não criados.
É um ser humano, todo ser nascido de dois ser humano.


3)

A Humanidade não se define pelo que faz ou sabe fazer. Pelo que é? Sem duvida. Mas o que ela é? Nem razão, nem a politica, nem o riso, nem o trabalho, nem uma faculade qualquer são caracteristicas distintas do homem. O Homemnão tem cracteristicas distintas , em todo caso nenhumacaracteristicas distintas basta defini-lo.

A humaniade é antes de se valor. É virtude e valor por fidelidade a esse fato e a essa especie. Cada Homem traz a forma inteira da humana condição. Disso nem o pior dos homens escapam.

É recebida, antes de ser criada ou criadora. É natural, antes de ser cultural.
É uma filiação e não uma essência.


4)

Reconhecimento da filiação, o acolhimento.
“Oh, mãe, o, mãe” – o reconhecimento da filiação
Nossa mãe, abre teu colo generoso – O acolhimento, o resgate
Parir, gerar, criar e provar – Dentro do Biologismo
Nosso destino valoroso – Virtude

Redução da culpa da mulher é feita através do oferecimento de uma nova oportunidade, de reiniciar todo processo de aprendizagem da humanidade, que acontece a cada nova concepção e nascimento de uma nova vida.

5)

As ciencias humanas aparecem para subverter a ideia que temos de nos mesmos; anti-humanismo teorico deles, nos veda crer no homem como criarmos em Deus, em outras palavras nos veda transformalas- lo em fundamento do seu ser, dos pensamentos ou de seus atos.

O Homem é dissolvido e não constuidos.A humanidade não é uma pagina em branco, nem pura criação de si por si . E uma historia, é um determinismo , ou varios, é uma aventura.


6)

A globalização é um fenômeno complexo que assume caracteristicas distintas nas diferentes esferas das relações internacionais, produtivas, monetárias, financeiras, comercial e tecnologica e cultural.

7)

Discutir a categoria trabalho, bem como a sua transformação no mundo comteporâneo e a profissão de Serviço Social sendo esta uma especialização do trabalho coletivoe tecnica do trabalho.

Considerar o Serviço Social a partir de sua inserção nos processos processos de trabalho.

Verificar o rendimensionamento da profissão diante das alterações no mercado e nas condições de trabalho.

Apontar as perspectivas para a consolidação do projeot ético-politico do Serviço Social na contemporaneidade.





Anônimo disse...

UCAM TIJUCA - NOITE - 3º PERÍODO
RODRIGO CALIXTO

rodrigo_calixto82@hotmail.com

Estudo dirigido:


1. Segundo alguns filósofos, o homem é um ser indefinido. Pois cada um o define segundo a sua visão ou pela suas perspectivas. Ou seja, ao mesmo tempo em que a definição é ampla ela também é estreita demais. Onde para se compreender o homem em um todo é preciso entendê-los em suas particularidades. Daí Aristóteles o considerou um ser político e falante; Platão o considerou um animal de duas patas e sem pena; Um ser que rir, por Rabelais; Escolásticos definiram como animal razoável; Bergson como um ser que cria e Kant um ser que julga; Marx um animal que trabalha.

2. Não veio para definir um conceito, mas para reatar com a experiência: sexuada, da concepção, da gestação, do parto, dos corpos.

3. É antes de tudo, certa espécie animal; É um fato, antes de ser valor; É recebida antes
de ser criada ou criadora; É uma filiação e não uma essência; É uma espécie, antes de ser uma virtude; É virtude e valor por fidelidade a esse fato e a essa espécie. Cada homem traz a forma inteira da humana condição. Disso nem o pior dos homens escapa.

4. O Biologismo: É ser humano todo o ser nascido de dói seres humanos. Aqui é dado o reconhecimento de filiação; O natural antes de ser cultural. O homem porque filho do homem.

5. Segundo o autor as Ciências Humanas subverte a idéia que temos de nós mesmos. Anti-humanismo. Não nos permite transformar o homem em fundamento do seu ser, dos seus pensamentos ou dos seus atos. O homem é dissolvido e não constituído.

6. Não existe um conceito exclusivo a respeito da globalização, mas um fenômeno complexo que assume características distintas nas diferentes esferas e estando sempre interligadas a este fenômeno a economia, cultura, tecnologia e os setores comerciais, financeiros e monetários.

7. Fala das metamorfoses da categoria de trabalho no mundo contemporâneo e a profissão de Assistente Social, embasada na teoria metodológica de Marx. Sua intervenção nos processos de trabalho, a adaptação da profissão mediante as demandas que surgem no mercado de trabalho e nas condições de trabalho e interagindo para a consolidação do projeto ético-político na profissão.

Anônimo disse...

oi, professoira, segue as minhas respostas
monica-rodrigues2005@ig.com.br

Marcilene disse...

aluna: Marcilene dos Santos
curso: serviço social
turno: noite

Questões:

01-O homem na filosofia tem definições amplas, um homem pode viver em sociedade, falar, pensar, julgar e produzir seus meios de subsistÊncia.Para alguns filosofos o homem é um animal político e animal falante, um animal de duas patas e sem pernas, um animal que trabalha.O homem é uma coisa sagrada para o homem.

02- A contribuição da biologia não se dá no sentido de criar um conceito, mas notar com a experie^ncia sexuada, da concepção, da gestão, do parto e dos corpos.

03-A humanidade é um fato, antes de ser um valor; é uma espécie antes de ser uma virtude; é virtude e valor por fidelidade a esse fato e a essa espécie, cada homem traz a forma inteira da humana condição disso nem o pior dos homens escapa;é recebida, antes de ser criada ou criadora; é natuira, antes de ser cultural e é uma filiação e não uma essência.

04- Ali foi feito o acolhimento, o reconhecimento,o biologismo seres nascido de dois seres humanos.

05- Ele subverte a idéia que temos de nós mesmos. Nos permite transformar, o homem em fundamentos do seu ser dos seus pensamentos ou de seus atos.

06-A globalização é um fenomeno muito complexo envolvendo a tecnologia, o setor financeiro, o setor monetário, o setor comercial, a cultura e a economia, se tratando da abertyura, são os interesses de desenvolvimento dos países.

07-Se trata da metmorfose do mundo comtemporâneo, as mudanças que estão ocorrendo com o desenvolvimento e as tecnologias fazendo com que o mercado de trabgalho não consiga absorver a mão de obra prima aumetando o trabalho informal.

Anônimo disse...

Testando

Anônimo disse...

Aluna: Paula Mourão e Silva
Turma: Serviço Social - 2º periodo - noturno - UCAM

1) Segundo Comte, homem é um ser que não se define. É um conceito amplo demais. Segundo Aristóteles, o homem é um animal político, falante. Platão define o homem como um animal de duas patas e sem penas. Os escolásticos definem o homem como um animal razoável. Para Rebelais, é um ser que ri. Descartes definiu como um ser que pensa. Kant como um ser que julga, já Marx define esse homem como aquele que trabalha e Bergson como aquele que cria. A Autora diz que é amplo demais e estreito demais porque pode existir vidas, civilizações em outros planetas, como por exemplo em Marte. É limitado demais porque o homem não deixa de ser homem porque não trabalha, não estabelece relações profundas, exemplo, o doente mental profundo.

2) Sengundo Comte, nos retorna a concepção dos corpos. não se dá no sentido de criar, mas reata com a experiência sexuada da concepção, da gestação, do parto, dos corpos.

3) Conforme André a humanidade é um fato antes de ser valor. É um fato porque o homem já nasceu com essa condição, ele não pode ser outra coisa, nascemos com ela. É uma espécie antes de ser una virtude, porque a espécie é a prórpria humanidade, virtude e valor se constrói ao longo da vida, são adquiridos.

4) Conforme Comte, a contribuição da biologia nos remete a experiência humana - concepção, gestação. Nos faz pensar no homem como ser humano gerado de dois corpos.

5) As Ciências Humanas fragmentam o homem. Ninguém se entende no meio de tanto teoria, o homem se perdeu. Elas distorcem a imagem do ser humano.

6) Globalização segundo Marilda foi um processo iniciado no Brasil que teve início na década de 90. É uma definição complexa. Está ligada a vários aspectos, mas podemos dizer que é um fenômeno complexo que assume características distintas nas diferentes esferas das relações econômicas internacionais, produtivas, monetárias, financeiras, comercial tecnológica e cultural.

7) Segunda Marilda discute o conceito de trabalho, centraliza o trabalho. Ela diz que trabalho é qualquer ação que o homem desenvolve seja pela força ou intelectualmente. Ela defende que o Serviço Social Desenvolve processo de Trabalho, ou seja, faz uso dos meios de produção (Instrumentos, Maquinários), da matéria-prima extraída da natureza e sendo transformada em mercadoria que é um objeto. Falar em mercadoria é falar de produto que existe para satisfazer minhas necessidades.

Anônimo disse...

EM TEMPO:

Aluna: Paula Mourão e Silva
Turma: Serviço Social - 2º periodo - noturno - UCAM

brancamourao@hotmail.com

Anônimo disse...

UCAM - TIJUCA - NOITE
Aluna: Paula de Lima Lopes

Questão 1. Diversos filósofos definiram o que é o homem, cada um com sua respectiva visão, dentre eles: Aristóteles, o homem é um animal político, um animal falante.
Para Platão, o homem é um animal de duas patas e sem penas. Já Escolásticos define o homem como um animal razoável. Para Rabelais é um ser que ri. Descartes definiu o homem como um ser que pensa. Marx, um ser que trabalha e Bergson, um ser que cria.
O autor defende que a definição do homem é amplo demais e estreito demais, pois não valem para todo o definido, nem as funções, nem as normas podem valer como definição. Pode existir vidas, civilizações em outros planetas, como por exemplo em Marte. É limitado demais porque o homem não deixa de ser homem porque não estabelece relações profundas, exemplo, o doente mental profundo.

Questão 2. A contribuição da biologia não se dá no sentido de criar um conceito, mas reatar com a experiência sexuada, da concepção, da gestação, do parto, dos corpos, etc.

Questão 3. A Humanidade é um fato, antes de ser um valor, é uma espécie humana, antes de ser uma virtude, é virtude e valor por fidelidade a esse fato e a essa espécie, pois cada homem trás a forma inteira da humana condição, disso nem o pior dos homens escapa, entre outras.

Questão 4. Esse trecho relaciona diretamente com a fato da gestação, da filiação, do parto. Da experiência sexuada entre dois seres humanos. Da origem da humanidade. Somos gerados por outro ser humano, por isso temos os mesmos deveres para com o outro.

Questão 5. Ciências humanas, subverte a ideia que temos de nós mesmos, é um anti-humanismo. Não nos permite transformar o homem em fundamento do seu ser, dos seus pensamentos ou dos seus atos. O homem é dissolvido e não constituído.

Questão 6. Globalização é um fenômeno complexo, com várias definições. É uma conexão com vários países, com várias culturas e costumes. É uma abertura dos países com a economia, tecnologia, setor financeiro, setor comercial, cultural, porém o que mais interessa é a economia e a política. Há uma desigualdade, pois os países mais desenvolvidos "engolem" os objetivos e interesses de países em desenvolvimento e também atinge uma maioria da população de forma negativa!

Questão 7. O texto tem como objetivos discutir a categoria trabalho, suas transformações, divisão social e técnicas do trabalho. O serviço Social e a inserção nos processos de trabalhos(Força de trabalho, Instrumentos e Matéria-prima), Serviço Social diante das alterações no mercado e as condições de trabalho e o projeto ético-político.

Anônimo disse...

Ucam Tijuca Noite
Aluna: Antonia Carvalho

1)De acordo com o texto historia da filosofia.Aristóteles,um animal política é falante,Platão,um animal de duas patas é sem penas,para os Escolásticos um animal razoável,Babai um ser que rir,para Descarte,um ser que pensa,para Kant,um ser que julga, para Marx um animal que trabalha e para Bérgson um ser que cria.Para o autor essas definições são amplas e ao mesmo tempo estreitas demais,pois não vale para todos o definidos,nem as funções nem os mesmo podem valer como definição Ex: Doente que não fala, não anda, não faz política não deixa de ser um homem.
2)A Biologia não contribui no sentido de definir.Um conceito mas sim reatar com a experiência sexuada da concepção, da gestão do parto dos corpos.
3)A humanidade é antes de mais nada certa espécia animal.

4)Com base no texto"O homem". Biologismo que diz ser humano todo ser nascido de dois seres humanos natural antes de ser cultural não é uma essência, é uma filiação homem porque é filho do homem.

5)Para ele as ciências humanas subverte a ideia que temos de nós mesmo,o homem não e Deus,só continuará plenamente humano se aceitar não sernem a sua causanem sua ruína.

6)De acordo com o autor,há um consensor a respeito do conceito de globalização, mas sem um fenômeno complexo que assume caracteristica distintas nas diferentes esferas das relações Econômicas Internacionais-produtivas real monetária financeira,comercial tecnológica e cultural.

7)O texto partede uma discurssão sobre a categoria trabalho, bem como as suas metamorfose no mundo comteporâneo, e a profissão de Serviço Social, apoiado na perspectivas teórico-metodológicode Marx, sua inserção. Em processo de trabalho redimencionamento da profissão dianta das alterações no mercado e nas condições de trabalho sua perspectivas para a consolidação de projeto ético político na contemporaneidade.
A Marida pega as ideias de Augusto Comte e usa a teoria de Marx"no Serviço Social a matéria-primaé a questão Social