domingo, 17 de abril de 2011

Tópicos Especiais em Filosofia e Serviço Social

Turma de Serviço Social

Bom dia!



Deixo abaixo, conforme combinado, dez questões que servirão como estudo dirigido e preparatório para a nossa primeira avaliação. É importante que todos respondam a três questões, postando-as neste blog.  As mesmas deverão ser respondidas com base nos textos:

1 – Positivismo – Michel Löwy
2 – A sociologia de Durkheim /Objeto e Método

Obs. Cada questão valerá até 0,5 (meio ponto) totalizando 1,5 (um ponto e meio). Todos deverão postar suas respostas, impreterivelmente, até o dia 28/04 - 5ª feira.


1) Explique o que seria, na concepção do autor, o tipo ideal do positivismo apresentando as três idéias principais.

2) Explique de que forma o positivismo se origina, como ele se desenvolve e se transforma historicamente.

3) Qual a concepção de preconceito nas várias fases do positivismo?

4) Qual a concepção de ciência natural e física social na concepção comtiana?

5) Explique a associação feita por Augusto Comte entre o proletário e a figura feminina.

6) Quais as diferenças entre Augusto Comte e Durkheim?

7) Explique os conceitos de Estática e Dinâmica Sociais utilizados por Comte.

8) O que é fato social na concepção de Dukheim?

9) O que é “julgamento de valor” e ”julgamento de realidade”?

10) Estabeleça a diferença entre Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica.


Bom trabalho e um ótimo feriado!
Profª Dalva Casimiro

11 comentários:

Unknown disse...

Olá, boa tarde!Então,Dalva, acabei de encaminhar para o seu e-mail as questões do trabalho. beijos e boa Páscoa.

Dayane Fernandes.

Dayane Fernandes disse...

Olá, boa tarde!Então,Dalva, acabei de encaminhar para o seu e-mail as questões do trabalho. beijos e boa Páscoa.

Dayane Fernandes.

Unknown disse...

Boa Noite Dalva

Envei para o seu e-mail as questões do estudo dirigido.

Att

Raquel Pires Farias

Unknown disse...

Questão 1
Na primeira hipótese a sociedade humana e regulada por leis naturais ,independente da vontade humana como a natureza por exemplo a lei da gravidade a rotação da Terra etc.A sociedade é uma harmonia semelhante á da natureza , uma espécie de harmonia natural. Na segunda hipótese o naturalismo positivismo, decorre de maneira lógica da primeira ele questiona se a sociedade é regida por leis natural, a ciência que estuda essas leis da sociedade é do mesmo tipo que estuda as leis da astronomia, da biologia. Na terceira os cientista social deve estudar a sociedade com espírito objetivo ,neutro livre de juízo de valores ,livre de quaisquer ideologia e visões do mundo.
Questão 5
Na visão de Comte o proletário precisa se convencido que e natural a concentração de riqueza nas mãos dos chefes industriais e a mulher deve ajudar a reconhece esse naturalidade,segundo Comte ^^graças ao positivismo os proletariado reconhecerão ,com a ajuda feminina ,as vantagem da submissão s de um digna responsabilidade .^^para Comte a mulher e submissão sem a responsabilidade da lei natura.
Questão 10
Segundo Durkheim, duas formas de solidariedade social podem ser constatadas: a solidariedade mecânica, típica das sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificam através da família, da religião, da tradição, dos costumes. É uma sociedade que tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam. Reconhecem os mesmos valores, os mesmos sentimentos, os mesmos objetos sagrados, porque pertencem a uma coletividade. A solidariedade social cimento social uma sociedade integrada unida

Daynid Nobre disse...

Boa noite Dalva,

Mandei as respostas para seu e-mail.


att,

Daynid Nobre

Daynid Nobre disse...

Boa noite professora,

6) Quais as diferenças entre Augusto Comte e Durkheim?
Comte criou o positivismo, Durkheim o seguiu, enquanto Comte preocupou-se em criar conceitos, em criar teoria, Durkheim foi o responsável pela aplicação. Posso dizer que foi ele quem "colocou a mão na massa".

8) O que é fato social na concepção de Durkheim?

Fato Social, para ele, é um conceito sociológico para análise da sociedade. Durkheim determina assim qual o objeto de estudo da Sociologia, pois nem todo fenômeno social é um Fato Social.
Para ser um Fato Social, o fenômeno social deve ter três características básicas: ser exterior ao indivíduo, geral e coercitivo.
São fatos sociais: as regras jurídicas, religiosas, morais, os modos e costumes, os sistemas financeiros etc.
Segundo Durkheim, somos influenciados o tempo todo pelos fatos sociais, pois somos socializados em um Estado regido por leis, além de herdarmos os costumes, as religiões e o modo de viver de nossos antepassados.

10) Estabeleça a diferença entre Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica.

A solidariedade mecânica é Típica das sociedades primitivas com distribuição uniforme por todos os membros da sociedade, indivíduos intercambiáveis, baixo desenvolvimento da divisão social do trabalho. A Solidariedade orgânica integra os indivíduos das sociedades complexas (industrializadas); distribuição desigual dos valores; individualismo; divisão do trabalho pronunciada.

Até sexta-feira!

Daynid Pereira Aguiar Nobre

Daniele Oliveira Vieira disse...

5) Explique a associação feita por Augusto Comte entre o proletário e a figura feminina.
Comte discorreu sobre a questão feminina enquanto personificação da própria Humanidade, de forma a caracterizá-la como exemplo de afetividade e submissão.No esquema armado por Comte, os proletários seriam responsáveis por sustentar materialmente a mulher, de forma que esta pudesse estar totalmente voltada para as questões do coração. Em caso contrário a mulher estaria entregue de forma completa à desolação moral, ou estaria ridiculamente submetida à miséria ou à prostituição. A mulher, enquanto sínteses dos sentimentos altruístas, deveria ter o respaldo material e moral atendidos para que ela pudesse cumprir com dignidade as suas funções perante a sociedade.

7) Explique os conceitos de Estática e Dinâmica Sociais utilizados por Comte.
Comte extraiu os conceitos de estática e dinâmica da mecânica e aplicou-os ao estudo dos fenômenos sociais. Viu neles uma oposição e uma complementaridade, a estática era o desejo intrínseco de ordem que toda sociedade civilizada deseja, a dinâmica era o progresso, o destino que ela deve cumprir rumo às etapas superiores de organização e produção.



8) O que é fato social na concepção de Dukheim?

Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade. Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.

Daniele Oliveira Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

1) Explique o que seria, na concepção do autor, o tipo ideal do positivismo apresentando as três idéias principais.


R: A primeira é a hipótese fundamental do positivismo: “a sociedade humana é regulada por leis naturais ”, leis invariáveis, independente da vontade e da ação humana, como a lei da gravidade ou do movimento da terra em torno do sol, de modo que na sociedade reina “uma harmonia semelhante à da natureza, uma espécie de harmonia natural”
Na segunda hipótese decorre, para o positivismo, a conclusão epistemológica de que “ a metodologia das ciências naturais, posto que o funcionamento da sociedade é regido por leis do mesmo tipo da natureza”.
A terceira idéia básica do positivismo, talvez a de maior conseqüência, reza que da “mesma maneira que as ciências da natureza são ciências objetivas, neutras, livres de juízos de valor, de ideologias políticas, sociais ou outras, as ciências sociais devem funcionar exatamente segundo esse modelo de objetividade cientifica.” Ou seja: o positivismo “afirma a necessidade e a possibilidade de uma ciência social completamente desligada de qualquer vinculo com as classes sociais, com as posições políticas, os valores morais, as ideologias, as utopias, as visões de mundo”, pois este conjunto de opções são prejuízos, preconceitos ou pré noções que prejudicam a objetividade das Ciências Sociais”






6) Quais as diferenças entre Augusto Comte e Durkheim?

R: Comte crê que se tudo estiver em ordem, a sociedade viverá bem.
Durkhein entende que não se pode dar os mesmo “remédios” a uma sociedade assim como foram dadas a outra sociedade para resolver seus “males”.


2) Explique de que forma o positivismo se origina, como ele se desenvolve e se transforma historicamente

A revolução Industrial no séc. XVIII, expressão do poder da burguesia em expansão, demonstrou a eficácia do novo saber inaugurado pela ciencia moderna no século anterior. Ciência e técnica tornaram-se aliadas, provocando modificações no ambiente humano jamais suspeitadas. De fato, basta lembrar que antes do advento da máquina a vapor, usava-se a energia natural (força humana, das águas, dos ventos., dos animais)e, por mais que houvesse diferenças de técnicas adotadas pelos diversos povos através dos tempos, nunca houve alterações tão cruciais como as que decorreram da Revolução Industrial. A exaltação diante desse novo saber e novo poder leva à concepção do cientificismo, segundo o qual a ciência é considerada o único conhecimento possível e o método das ciências da natureza o único válido, devendo portanto, ser estendido a todos os campos da indagação e atividade humanas. Neste clima, desenvolve-se no século XIX o pensamento positivista, que tem Augusto Comte como principal representante.


JULIANA GARCIA JORGE:

6) Quais as diferenças entre Augusto Comte e Durkheim?

R: A diferença é que Comte crê que se tudo estiver em ordem, quer dizer a organização, a sociedade viverá bem. Durkhein diz que não se deve receitar os mesmo “remédios” que serviram a uma sociedade para resolver os “males” sociais de outra sociedade.

7) Explique os conceitos de Estática e Dinâmica Sociais utilizados por Comte.

R: Dinâmica Sociais rumo as etapas superiores de organização e produção em relação ao progresso.Estática era o desejo interno de ordem desejado por toda a sociedade civilizada. Comte via nelas uma oposição e uma complementaridade.



10) Estabeleça a diferença entre Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica.

R: Solidariedade Mecânica característico das sociedades primitivas com distribuição uniforme por todos os membros da sociedade, indivíduos intercambiáveis, baixo desenvolvimento da divisão social do trabalho.
A Solidariedade Orgânica própria da sociedade capitalista moderna, em função direta da divisão acelerada do trabalho.

Priscilla Hosken disse...

Boa Noite,Dalva.
Segue o trabalho que enviei,porém não deve ter chegado em seu e-mail.

From: priscilla_hosken@hotmail.com
To: mdcasimiros@yahoo.com.br
Subject: Resposta das questões de Fundamentos Filosóficos(aluna:Priscilla Marinho-2º período-UFF )
Date: Thu, 28 Apr 2011 21:06:13 -0300


Professora,boa noite!
Aqui estão as três respostas das questões apresentadas.


Questão 5: Explique a associação feita por Augusto Comte entre o proletário e a figura feminina.

Ele espera que “graças ao positivismo os proletários reconhecerão, com a ajuda feminina, as vantagens da submissão e de uma digna irresponsabilidade.” Por essa citação parece também que, para ele, a mulher é submissa e não tem nenhuma responsabilidade, e que isso é uma lei natural. Elas poderão assim ajudar os proletários a reconhecerem as vantagens desta situação. Os dois caminham juntos: a submissão da mulher e do proletário, resultando ambos de leis naturais, invariáveis. Significa que a mulher nunca mudará sua condição de submissa, pois isso já faz parte da natureza humana e o proletariado também não mudará sua condição, por ser natural a aceitação por parte do mesmo viver assim.



Questão 6: Quais as diferenças entre Augusto Comte e Durkheim ?

Augusto Comte era discípulo direto de Saint- Simon Augusto. Comte também se considerava continuador de Condorret, de Saint- Simon, mas com uma diferença fundamental, ele os considerava demasiadamente críticos, negativos. Formulou a concepção do positivismo como ideologia, conservadora, mas foi graças a Émile Durkhein, que ela se transformou realmente na perspectiva básica da sociologia, ou da ciência social universitária, acadêmica ou burguesa.

Durkheim é muito mais cientista social que Augusto Comte. Comte era um doutrinário, um filósofo especulador, enquanto Durkheim era um sociólogo, no sentido pleno da palavra.



Questão 8: O que é fato social na concepção de Durkheim ?

Durkheim afirma que os fatos sociais, ou seja o objeto de estudo da Sociologia, são justamente as regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.

É fato social toda maneira que agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.

Priscilla Lima Marinho Hosken - 2º período - UFF

LILIAN MENDES disse...

Professora Dalva, fiz a disciplina sistematizacao no 2 semestre de 2010 e ate agora fiquei sem nota no iduff, eu entreguei todos os trabalhos, fui frequente as aulas e apresentei o seminario final... meu e-mail e lilianmendes2@yahoo.com.br
por favor veja para mim pois dependo desta nota eh meu ultimo periodo na uff e preciso me formar...
obrigada,
beijos,
lilian